Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Ansiedade nunca mais!

Mt. 6.25-34

Especialistas dizem que a ansiedade é o mal do século. Este sentimento provoca diversos tipos de doenças psicossomáticas. É como se a mente absorvesse uma sobrecarga muito grande de ‘energia negativa’ e tivesse que extravasar em algum lugar. O primeiro lugar que encontra despeja de forma implacável. Enxaqueca, depressão, síndromes, dores pelo corpo, alergias, gastrites, baixa da imunidade são apenas alguns destes males provocados pela ansiedade.

O que é a ansiedade?

É uma preocupação exagerada com algo que talvez possa acontecer. Nem é certo que aconteça, mas a pessoa já está sofrendo por antecipação. Jesus por nos conhecer bem nos alerta para que nós não venhamos a andar ansiosos com coisa alguma.

D. Martyn Lloyd-jones em seu livro O Sermão do Monte, afirma que o ensino de Jesus contido neste sermão é altamente prático. Está longe de ser algo somente teórico. Aborda as questões práticas da vida pessoal. Jesus fala sobre questões que envolve toda a nossa vida: a forma como eu me relaciono com as pessoas, meu relacionamento com Deus, questões sobre casamento, espiritualidade, ofertas, até mesmo questões sobre como lidar com o dinheiro. Chegamos agora em um ponto onde Jesus aborda algo que mexe com o nosso emocional, a ansiedade.

Não vos entregueis a inquietações

Vamos considerar os termos que o Senhor Jesus empregou, particularmente quanto a essas expressões: “Não andeis ansiosos”, “não vos inquieteis”. Estas palavras equivalem a: “não vos preocupeis”. Lucas 12.29 que é uma passagem paralela a esta diz: “não vos entregueis a inquietações”. Andar ansioso portanto é o mesmo que andar inquieto, preocupado com algo.

Em Lucas 10.38-42 encontramos a história de Marta e Maria. Marta andava toda preocupada com os afazeres da casa enquanto Maria se preocupava em sentar aos pés de Jesus para ouvi-lo. O Senhor repreendeu a Marta dizendo: “Marta, Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas (...) Maria escolheu a melhor parte”.

Para a humanidade, coisa alguma parece mais natural do que o indivíduo sentir-se ansioso, sentir-se sobrecarregado e preocupado. Parece que este mal ataca um pouco mais as mulheres, embora os homens não estejam livres. É um sentimento que tende a nos dominar e nos controlar, e passamos a vida inteira escravizados a ele. Era isso que o Senhor Jesus ressaltava, e tão preocupado estava ele com essa questão que chegou a repetir Sua advertência por três vezes.

Deus não abençoa aqueles que não trabalham

Algumas pessoas utilizam-se deste ensino de Jesus e o usam para justificar uma vida de indolência. Há aqueles que até mesmo deixam de trabalhar e justificam-se através deste texto, dizendo que o Senhor irá suprir todas as coisas. Sobre isto o apóstolo Paulo afirma o seguinte em II Ts 3.10: “Se alguém não quer trabalhar, também não coma”. Deus não abençoa a preguiça.

Jesus conclui afirmando no verso 25 que a vida é mais do que alimento e o nosso corpo mais do que as vestes. Portanto, se Deus lhe deu o dom da vida, agora ele iria te privar do que é necessário para manutenção desta vida? Não faria sentido. O que não quer dizer que não devamos trabalhar para receber o nosso sustento. O que Jesus está ensinando é que não devemos nos sentir ansiosos sobre esta questão, por que Deus trará a provisão.

A ansiedade não gera solução


Seja qual for a situação que estejamos passando, não devemos ficar demasiadamente preocupados com o nosso sustento. Este assunto não deve nos causar ansiedade. Sabemos que as coisas em nosso país não vão muito bem, não sabemos o que o que vai acontecer no cenário político, com a segurança pública diante de uma crescente violência na baixada fluminense; com a taxa de desemprego que cresce a cada dia; com a recessão que está batendo em nossa porta e com tantas outras questões. Preocupar-se com estas e outras questões não trará nenhuma solução, apenas desenvolverá a ansiedade.

Jesus nos versos 33 e 34 nos oferece um poderoso remédio para combater a ansiedade:

Primeiro – Busque o Reino de Deus, as demais coisas irão ser supridas. Ligue-se nos céus, em juntar tesouros no céu. Busque cada vez mais ao Senhor. Encha-se do Espírito.

Segundo – Basta ao dia o seu próprio mal, não traga o mal de amanhã para hoje. Ocupe-se de trabalhar, estudar, ter uma vida piedosa, crescer, prosperar, mas não se preocupe demasiadamente hoje com o dia de amanhã. Isto não quer dizer que você não vá planejar nada. Planejamento na verdade ajuda a você a relaxar um pouco mais. O que você não deve fazer é sofrer hoje pelo dia de amanhã, por que é isto que causa a ansiedade.

Conclusão

Nos versos 26 e 30 Jesus diz algo que tranquiliza a nossa alma: Jesus não deixará de nos alimentar e nem de nos vestir. E o apóstolo Paulo declara:

pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição” (I Tm 6:7-9)

Se você é crente, então confie na provisão diária do Senhor, deposite nele a sua confiança.

Se você ainda não entregou a sua vida pra Jesus


A melhor coisa que pode acontecer na vida de uma pessoa é ter um encontro com Jesus e entregar a ele a sua vida. Ele nos ajuda até mesmo a controlar a ansiedade, por que o nosso foco sai um pouco da nossa visão somente deste mundo, e começamos a visualizar o lugar que o Senhor tem preparado para nós. Passamos também a ver que não estamos sozinhos, Jesus está conosco. Jesus sofreu as nossas dores, foi torturado e morto na cruz, portanto ele entende perfeitamente a nossa dor. Por isto é que ele nos enviou o Espírito Santo para nos consolar. Entregue-se pra Jesus, convide-o para entrar em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário