Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Deixando para trás antigas bagagens

Mateus 7.13-14


As melhores coisas nesta vida são justamente as mais difíceis de serem conquistadas. Coisas fáceis não tem valor. As melhores coisas desta vida estão justamente nas portas mais difíceis de entrar e o Evangelho não é diferente disto. Para entrar por esta porta é necessário deixar para trás antigas bagagens.

No Sermão do Monte Jesus nos ensina que a vida cristã é um caminho estreito e apertado desde o começo. No entanto, muitos têm a impressão que uma pessoa pode seguir o cristianismo em meio às multidões andando no caminho largo. Porém as coisas não são assim. O evangelho de Jesus Cristo anuncia abertamente, sem qualquer abrandamento, que a vida cristã é algo que começa por uma porta estreita e apertada.

Se quisermos caminhar por ali, há certas coisas que teremos de deixar de lado. Não há espaço para tais coisas, por que temos de inaugurar a nossa vida cristã passando por uma porta apertada e estreita. Uma boa ilustração para entendermos melhor isto é uma roleta de ônibus, que só pode passar uma pessoa por vez e não tem espaço pra passar com muita bagagem.

Primeira bagagem a ser deixada: as multidões

A primeira coisa que precisamos deixar para trás são as multidões e a maneira de viver do mundo. Veja o que Jesus disse: “larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela”. O evangelho do caminho largo e fácil não existe.

Somos tendenciosos a fazer o que todos estão fazendo e ir por onde todos estão indo para sermos aceitos nos grupos sociais que frequentamos. Em geral aquilo que é diferente é rejeitado e por esta razão somos levados a nos moldarmos aos padrões, costumes, hábitos e maneiras de se comportar-se da multidão. Se frequentamos uma roda em que todos estão bebendo, somos tentados a beber, se as pessoas estão fumando cigarro ou um ‘baseado’, somos instigados a participar, se a moda agora é ser homossexual muitos aderem a moda para não serem rejeitados. Quem não aceita os padrões são taxados por adjetivos que não gostariam de receber, do tipo homofóbico, quadrado, facista.. devido a esta pressão muitos simplesmente acompanham as multidões. Como cristãos acabamos andando na contra-mão da multidão, abandonando seus costumes e valores.

Devemos entender que uma coisa é abandonar a multidão, outra coisa é abandonar o caminho da multidão. Há pessoas que trocam seus círculos de amizades antigas após se converterem, mas suas atitudes continuam as mesmas de outrora. Me faz lembrar um programa televisivo onde o comediante dizia: eu tento sair da Bahia, mas a Bahia não sai de mim.

Abandonar a multidão não é cortar as amizades antigas ou deixá-los de lado, mas é começar a influenciá-los com novos costumes, é fazer a diferença no meio em que você frequenta. Jesus estava sempre no meio de pecadores, mas ele os desafiava a abandonar seus pecados e mudar de vida. Todo o pecador que sentava com Jesus saía com uma visão diferente da vida. Deixar a multidão é deixar de ser influenciado pelo pecado e passar a ser um influenciador pelo Espírito Santo.

Segunda bagagem a ser deixada: o padrão do mundo

Não conseguiremos entrar pela porta estreita se decidirmos continuar carregando as antigas bagagens. Se continuarmos com os mesmos comportamentos que a multidão, que diferença faremos como sal e luz para este mundo? O padrão do Reino é alto e totalmente diferenciado, alguns deles que aprendemos nos estudos anteriores:

Mas qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra (5.39); 

E ao que demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas (5.40-41); 

Eu porém vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei o bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem (5.44)

Não obedecemos estas coisas por instinto, na verdade sentimos vontade de fazer exatamente o oposto: revidar, nos defendermos, amar somente a quem nos ama e odiar a quem nos odeia. O problema é que esta bagagem não pode entrar pela porta estreita. Este é o padrão do mundo.

Terceira bagagem a ser deixada: o “eu”

O “eu” não pode entrar pela porta estreita. Para entrar pela porta estreita é preciso deixar o “eu” do lado de fora. O apóstolo Paulo quando escreve aos colossenses declara: “... vos despistes do velho homem...” (3.9), isto equivale a dizer que o velho homem foi deixado de fora. O nosso “eu” não tem lugar no reino de Deus.

A coisa mais difícil na conversão é abandonar o “eu”. Isto somente é possível através de um espírito quebrantado. Quando nos quebrantamos diante de Deus damos espaço para o Espírito Santo agir em nossas vidas. Jesus disse: “se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo..”(Mt 16.24).

Conclusão

A maneira de viver cristã é difícil. Não se trata de uma vida fácil. Ela é por demais gloriosa e maravilhosa para poder ser fácil. O padrão é muito elevado. É medíocre a pessoa que quer somente aquilo que é fácil. Essa é a vida mais elevada que jamais foi descrita diante da humanidade, e, por esta causa é tão difícil. Podemos compará-la a especialistas de qualquer área. Sempre haverá menos especialistas do que trabalhadores comuns, não importa qual seja o campo de conhecimento. Quando atingimos o nível mais elevado, em qualquer profissão na vida, o grupo sempre se torna menor. A vida cristã é de altíssimo nível, esta é a razão por que é tão difícil e poucos são os que conseguem.

As melhores universidades, os melhores cursos, os melhore treinamentos, os melhores empregos, as melhores carreiras, os melhores concursos, as melhores vagas... são as mais difíceis de serem alcançadas. São poucos os que conseguem entrar. Há lugares onde sobram vagas e falta gente capacitada para assumir. Estes lugares são difíceis de entrar por que são os melhores. Só com muito esforço ou pagando um preço bastante alto é que se consegue entrar nestes lugares. Assim é o céu. É um lugar maravilhoso. É o paraíso preparado para os vencedores. O apóstolo Paulo que foi até o terceiro céu disse que viu coisas indizíveis lá. O céu é o lugar de descanso eterno onde não haverá mais dor, nem pranto, nem doença, pobreza, lamento e nem morte. É o lugar que Jesus preparou para todos os que lá desejarem morar. Porém, por ser tão especial, a entrada é altamente seletiva, a porta é estreita e apertado o caminho e não comporta a multidão.

Você gostaria de entrar pela porta estreita? Jesus é esta porta. Para iniciar a sua trajetória rumo aos céus, você precisa entregar sua vida a Jesus. Jesus te convida: “vinde a mim”. Você gostaria de aceitar o convite de Jesus para entregar sua vida a ele? Ele te ajudará a andar no caminho apertado e passar pela porta estreita, você não estará sozinho nesta jornada. Se você quer, ore neste momento, fale com Deus dizendo: “Deus, eu quero aceitar o seu filho amado Jesus em minha vida e em meu coração, eu quero a partir de hoje, andar pelo caminho apertado e entrar por esta porta estreita. Me ajude nesta caminhada. Amém”

Nenhum comentário:

Postar um comentário