Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

sábado, 27 de agosto de 2016

Olhos bons, corpo iluminado!

Mateus 6.22-24

Em geral usamos este texto para falar sobre o que os olhos veem fora da igreja, ou seja, as coisas do mundo. Falamos que não podemos assistir a determinados vídeos, filmes, jogar determinados jogos, ler determinadas revistas e olhar para coisas imorais. Tudo isto nós já sabemos e não é preciso ser crente para saber que estas coisas não devem ser vistas. Todos sabem que é errado.

O Pr. Leo da IBCBH (Igreja Batista Central de Belo Horizonte) falou em uma palestra que quando os seus jovens perguntam se determinado filme pode ser visto, ou determinado vídeo game pode ser jogado, ou determinada revista pode ser lida, ele responde sempre a mesma coisa: depende. Então eles perguntam, depende de que? Do conteúdo, da hora, do lugar, depende de que? Ele responde, depende de onde você quer chegar.

Achei ótima esta abordagem e creio que nos fala profundamente. Onde você quer chegar como cristão? Que tipo de cristão você quer ser? Um religioso repetidor de ritos, ou um cristão poderoso cheio de experiências com Deus?

Em geral fazemos a abordagem deste texto considerando a reflexão a partir das coisas que não se deve ver neste mundo. Entretanto, gostaria de meditar neste texto, partindo de outra perspectiva, a partir da visão dentro da igreja.

Vamos partir da afirmação principal de Jesus neste texto. Ele afirma:

São os olhos a lâmpada do corpo

Jesus estava ensinando que o que ilumina o nosso corpo são os nossos olhos. Fiquei pensando sobre como os olhos poderiam iluminar o nosso corpo. Pesquisei e não achei nada, então resolvi buscar em Deus a resposta. Por que o Senhor Jesus disse isto?

Nossos olhos são responsáveis em captar as coisas que entram em nossa mente, a nossa mente processa e a partir das informações passamos a ter determinados comportamentos.Há duas formas disto acontecer demonstrada neste texto. Há duas condicionais, dois “se”:

1.       Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso”

Vamos pensar em uma pessoa que vem para a igreja, o que esta pessoa vê aqui, o que ela está captando?

Ela pode ver várias coisas: Pessoas com as mãos levantadas em adoração, pessoas vivendo em comunhão, o pastor pregando boas mensagens, irmãos orando, a alegria do Espírito Santo na vida das pessoas, a ação social que a igreja faz, Jesus transformando corações, as obras de reforma que estão sendo feitas... Em fim, ela pode ver tudo de bom que está sendo realizado pela igreja. Estas coisas que ela está vendo, está retendo para si e vai refletir sobre sua vida, e portanto o seu corpo será luminoso. Quando ela falar a respeito da igreja vai refletir todas estas coisas.

2.       “se porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas

Por outro lado, nesta mesma igreja pode haver outra pessoa que está vendo outra coisa que ela julga ser mais importante, esta pessoa pode estar prestando atenção em outros detalhes: nas fofocas, nas roupas curtas, nas maledicências, nas mentiras, no adultério que foi praticado, em alguma coisa que não concordou, em alguém que não falou com ela, em alguém que entrou de cara feia... Em fim, esta pessoa foca em tudo o que de ruim acontece na igreja. Todas estas coisas são passíveis de acontecer, é fato, mas, se você prestar atenção somente nestas coisas, sem observar aquelas outras, se o que te chama atenção são só as coisas más, o que você irá refletir é amargura e descrença. Quando você se referir a igreja, vai falar do que o seu coração está cheio.

Quando olharmos para as duas pessoas o que nós veremos?

Olhando para a primeira pessoa veremos a luz de Cristo através da alegria que ela tem em servir ao Senhor, alegria em estar na igreja e na comunhão com os santos. Veremos um corpo luminoso;
Já olhando para a segunda pessoa haverá só lamúria, queixas e reclamações, portanto, só veremos trevas.

 Conclusão

Cuide bem dos seus olhos, esteja certo de que eles estão alimentando bem a sua alma e o seu coração. Fazendo assim todo o seu corpo será luminoso. Se eles focarem em boas coisas, então todo o seu ser refletirá a glória de Deus.

Este não é um convite a inocência ou ao emburrecimento crítico. Não devemos deixar de fazer boas leituras a respeito da situação, até mesmo para não sermos enganados por falsos profetas ou por espíritos enganadores. Este é um convite a santificação dos olhos e para uma vida piedosa a partir dos ensinos de Jesus. Portanto, embora você veja coisas más e muitas vezes você tenha que até mesmo combate-las, não foque nestas coisas, não baseie nestes detalhes a sua espiritualidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário