Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Pérolas, cães e porcos

Mt. 7.6

Este é um verso bíblico que as pessoas muitas vezes utilizam como provérbio popular, quando querem dizer que uma pessoa não é digna de receber algo bom que lhe foi dado. É basicamente isto que Jesus está ensinando, porém ele é bem específico: ele fala sobre as coisas santas.

Nos versos anteriores, e 1 a 5 deste capítulo, Jesus ensinou sobre a questão de julgar o irmão. Ele disse: “hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho, e então, verás claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão”.  Em sequência ele diz que não devemos dar aos cães o que é santo e nem lançar pérolas aos porcos. Mas o que são as coisas santas e o que são estas pérolas? E quem são estes cães e porcos que Jesus menciona?


As coisas santas

A palavra santo quer dizer separado, consagrado para Deus. Não trata aqui de um objeto consagrado para o serviço religioso, mas sim de sua própria palavra que é santa e preciosa.

Já viu quando você vai evangelizar uma pessoa e ela desdenha da Palavra de Deus, outras agem até mesmo de maneira violenta? D.M. Lloyd Jones assevera que na palestina, o cão não era considerado conforme estamos acostumados a fazer na cultura ocidental. O cão era o carniceiro das ruas, um animal meio-selvagem, feroz, perigoso e não um animal doméstico. E o porco, na cultura judaica, representava tudo quanto havia de mais imundo e que se devia repudiar. Muitas pessoas se comportam como os cães da antiguidade, xingando e até ofendendo os mensageiros. Se parecem muito com porcos que não conseguem distinguir entre uma pedra qualquer e uma pérola de grande valor. Portanto, não respeitam a mensagem de Jesus.

As pérolas

Pérolas sempre foram objetos valiosos de valor altíssimo devido a dificuldade de se obter. Uma pérola leva anos para se formar dentro da ostra. Ela é gerada a partir do mecanismo de defesa da ostra, que ao defender-se contra um objeto estranho, lança sobre ele uma substância própria para isolá-lo dentro de si. Ela se torna valorosa devido a sua dificuldade de formação. É preciso tempo e sorte para gerar uma pérola de grande valor.


O crente e o incrédulo

Esta passagem tem sido interpretada por alguns como sendo uma exortação para não se pregar o evangelho para pessoas consideradas grandes pecadoras. Estas estariam classificadas como cães e porcos. Mas, não creio que poderia ser isto, por que em todo o seu ministério Jesus sempre deu grande atenção aos pecadores.  Na verdade quem mais tinha dificuldades de entender os ensinos de Jesus eram os religiosos de sua época.

Conheço muitas histórias de pessoas que se identificam como crentes, vão costumeiramente a igrejas, são batizados, e até ocupam cargos de confiança em sua comunidade de fé, mas que comportam-se como porcos em determinados assuntos. Pessoas envolvidas com escanda-los, corrupção, adultério, pornografia e tantas outras coisas perversas. Pessoas que estão na igreja, mas escarnecem do evangelho. São muitas vezes pedras de tropeço para conversão de outras pessoas. Estas pessoas serão julgadas por seus próprios atos.  O Apóstolo Paulo nos adverte: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” Embora sejam tidos como crentes, na verdade são porcos espirituais que estão pisando nas pérolas que receberam. 

Em Atos 18.6 Paulo estava pregando em Corinto, e se viu diante da inveja e da forte oposição deflagrada pelos judeus: “Opondo-se eles blasfemando, sacudiu Paulo as vestes e disse-lhes: Sobre a vossa cabeça o vosso sangue! Eu dele estou limpo e desde agora vou para os gentios”.  Na qualidade de cães e porcos espirituais, eles se voltaram e lhe fizeram oposição, blasfemando e pisando na verdade que lhes havia sido anunciada.

Conclusão

No ensino de Jesus, cães e porcos podem ser tanto crentes como não crentes, são todos aqueles que reagem negativamente se levantando ferozmente e com desdém para com a mensagem do Reino de Deus. O fato de uma pessoa estar dentro de uma igreja, ou de praticar qualquer uma religião, não faz dela alguém apta a entrar no reino dos céus; é a sua postura diante de Deus que fará com que isto aconteça; é o seu coração quebrantado, arrependido, que o levará a ter atitudes dignas de alguém que foi realmente transformado. Somente o Espírito Santo pode proporcionar tal mudança de postura. Somente o evangelho pode levar a pessoa ao reconhecimento de sua necessidade de Deus. Cães e porcos serão sempre incapazes de tal façanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário