Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Os cárceres da alma - Salmo 142.7

O livro de I Samuel 24 nos relata uma terrível experiência que Davi enfrentou antes de tornar-se rei em Israel. Samuel já o havia ungido como rei, mas, ele estava aguardando o tempo do cumprimento da promessa em sua vida. Saul fica sabendo que Davi seria rei em seu lugar e começa a persegui-lo a fim de matá-lo. Davi então foge e se esconde dentro de uma caverna e para sua surpresa quem é que entra na caverna logo depois? Seu arquiinimigo Saul. Ao invés de matá-lo, Davi poupa a vida de Saul e o deixa ir. Tempos depois, Davi sofre outra ferrenha perseguição e se vê completamente cercado por seus inimigos. A partir desta experiência de profunda dor emocional Davi compõe este salmo comparando a enorme pressão da perseguição com o um enclausuramento forçado em uma caverna.
Fazendo a leitura deste salmo para os nossos dias gostaria meditar com os amados neste tema “Os cárceres da alma”. O que são estes cárceres? por que ficamos encarcerados? e como sair destes cárceres?
O cárcere da alma é uma situação traumática que não sai de sua mente. Aconteça o que acontecer está lá. Passam-se dias, meses e anos e aquilo não sai da sua mente. Você sente que este sentimento está corroendo sua alma. Talvez a coisa tenha sido tão profunda que tenha gerado até mesmo uma depressão ou outros tipos de distúrbios de ordem emocional.
Há muitas situações terríveis que passamos durante a nossa vida que nos marcam e vivemos aprisionados, refém de sentimentos e ressentimentos que nos afligem.  Quero meditar sobre alguns destes cárceres que nos aprisionam:

1. Primeiro cárcere é o da culpa – quando fazemos algo que não deveríamos ter feito. Davi poderia ter escolhido ter matado a Saul quando ele entrou na caverna, mas ele não fez. Muitas de nossas culpas são por decisões erradas que tomamos, por esta razão é muito bom pensar e orar bastante antes de tomar uma importante decisão, para não vir depois este sentimento.
Lembro-me de uma mulher que me procurou para aconselhamento quando estava ministrando em uma igreja em outro estado. Ela era uma jovem casada, com filhos, e aparentemente tudo estava bem em seu casamento. Ela conheceu um homem e se deixou levar pela paixão, acabou se entregando para ele. Depois do ocorrido ela viu a grande besteira que tinha feito e como aquilo estava doendo em sua alma.
Muitas pessoas ficam aprisionadas no cárcere da culpa e se escondem em suas cavernas. Este cárcere consome todas as nossas energias. Aquela mulher viveu meses carregando aquela culpa, até que ela veio conversar comigo e eu disse que ela teria que conversar com o seu marido se quisesse livrar-se daquela culpa. Não existe libertação sem confissão. Se ela não confessasse teria que carregar aquela situação o resto da vida. Óbvio, havia o risco do marido não aceitá-la mais, mas, este é o risco que o perdão exige, a confissão.
Se você algum dia fez algo que te levou para o cárcere, então você está aprisionado a esta situação. Você precisa confessar para ser liberto deste sentimento. “Confessai as vossas culpas uns aos outros para serdes curados”.

2. Segundo cárcere é o da mágoa – quando alguém fez algo conosco que nos feriu. O oposto da culpa é a mágoa. Se por um lado alguém fere, por outro alguém foi ferido. É preciso tratar dos dois lados, tanto do agressor quanto do agredido, por que no final os dois estão doentes. A mágoa corrói todo o nosso ser e nos aprisiona em um cárcere poderoso. Ficamos presos em uma caverna com alguém que nos feriu e queremos nos vingar. Davi estava sendo perseguido por Saul, e era óbvio que o que ele queria era ser aceito por Saul. Por esta razão ele tenta agradar a Saul de todas as formas, mas, o que recebe é perseguição e ofensa.
No filme "Trezentos" o personagem Efialtes ofereceu-se para lutar junto com o 300 de Esparta, mas, foi recusado devido a sua deficiência física que dificultaria manobras militares. A sua mágoa o consumiu de tal forma que ele aliou-se ao exército inimigo. Aquela foi a sua maior derrota. A magoa pode consumir uma pessoa tonardo-a insensível e cruel.
Lembro-me de uma situação que um pastor amigo nosso nos contou: ele era membro de uma igreja e o seu pastor o perseguiu durante anos, e então um belo dia cansado saiu da igreja e foi para outra. Ele carregou aquela dor durante anos, até que assumiu um ministério. Afinal, o que o membro da igreja mais quer é ser amado por seu pastor. Então, após se passar dez anos, ele chama aquele pastor para pregar em sua igreja e declara publicamente o seu perdão. Ele ficou livre daquela mágoa que carregava.
O melhor remédio para a mágoa não é a vingança e sim o perdão. Pessoas que se vingam podem até sentir certa satisfação inicial, mas nunca ficarão curados.

3. Terceiro cárcere é o do medo – quando algo nos amedronta tanto a ponto de nos impedir de continuar. O medo é algo natural, uma defesa que nos avisa quando estamos em perigo. Entretanto há situação que enfrentamos que geram traumas e aprisionam a nossa alma e este cárcere nos impede de prosseguirmos e nos realizarmos.
Juizes 6 fala de um período enquanto os midianitas estavam aterrorizando o povo hebreu. Eles cavam literalmente covas para se esconderem com medo de serem saqueados. O medo faz com que nos escondamos. Deus então levanta a Gideão como líder da nação para restaurar a confiança.
Talvez alguma experiência traumática tenha te encarcerado em uma caverna e hoje você tem medo de enfrentar uma determinada situação. Creia que o nosso Deus é maior do que qualquer problema e pode te ajudar a vencer este medo.

4. Quarto cárcere da decepção e frustração – Quando queríamos muito que algo acontecesse e não aconteceu. Davi quando recebe a unção de Samuel que seria rei deve ter imaginado muitas coisas, talvez que Saul iria treiná-lo, e que ele fosse ficar feliz com sua unção. Afinal, Davi considerava Saul como um pai. Para sua surpresa e frustração Saul começa a persegui-lo e criar situações para matá-lo.
Perseguição é uma rotina na vida de quem quer andar na presença de Deus. Quem quiser vencer em Cristo enfrentará persequição: seja no ministério, seja no trabalho, ou em qualquer outro grupo social. Quem quer vencer tem que romper com o sentimento da frustração. A frustração ocorre quando esperamos muito uma postura ou tratamento de alguém e isto não acontece, e em pior das hipóteses, além de não acontecer ainda se suscita uma perseguição. Tantas pessoas passam por isto. Eu também passei por isto algumas vezes, e o sentimento é terrível. Mas você tem uma escolha: perdoar e continuar sua jornada com um coração puro, ou permitir que este sentimento entranhe o mais profundo de sua alma e te corromper. Garanto que se isto acontecer contigo, daqui a pouco você é quem estará frustrando os outros.
Livre-se deste cárcere, não vale a pena carregar sentimento de frustração. Perdoe a pessoa que te decepcionou e continue crescendo e prosperando em Cristo Jesus.

Conclusão
Como fazer para nos libertar do cárcere da alma?
O que Davi faz é pedir ao Senhor: “Tira a minha alma do cárcere para que eu dê graças ao teu nome”. Davi sabia que a situação que ele estava enfrentando e que seus inimigos eram mais poderosos do que ele, então ele reconhece que precisa de ajuda e que precisa de alguém para retirá-lo do cárcere. Davi era um adorador e como tal ele sabe que não tem ninguém melhor do que Deus para livrar sua alma do cárcere emocional que estava enfrentando.
Seja qual for o cárcere que você esteja enfrentando: culpa, mágoa, medo, frustração, decepção ou qualquer outro sentimento do gênero, se você quiser, Deus pode libertá-lo e te dar uma nova vida. João 8.36 diz que “Se o filho vos libertares, verdadeiramente sereis livres”. Jesus pode libertar você deste cárcere que tem aprisionado sua alma.
Vamos fazer algo. Vamos voltar à situação em que você está preso. Vamos entrar juntos na caverna onde sua alma está aprisionada. Agora, vamos fazer como Davi, vamos pedir ao Senhor para te tirar de lá. Agora, pela fé, sinta a mão forte do Senhor abrindo este cárcere e te dizendo pode sair filho amado. Seja livre, pois o meu filho Jesus já pagou o preço pela sua libertação.

11 comentários:

  1. Se repararmos a palavra "perdão", veremos que é o aumentativo de perda. Ou seja; perdão é uma perda grande que tem que ser absorvida em pró daquele que nos magoou.
    O perdão é a melhor forma de entendermos o sacrifício de Jesus por nós.
    A absorção dessa grande perda é o principal meio de sermos beneficiários do perdão de Deus à nós.
    É fácil? Claro que não! Podemos perdoar sem a ajuda do Espírito Santo? Também não! Tanto é que em Jo 20:22, antes de Jesus falar aos discípulos acerca do perdão, Ele soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo. Jesus naquele momento estava capacitando os seus discípulos ao ministério. Afinal, como ser bem sucedido ministerialmente sem saber o que é perdoar? O que estaria sentindo os discípulos naquele momento em relação ao povo que assassinou Jesus?
    Certamente estavam sentindo um misto de decepção, revolta, mágoa, etc. Enfim, o resultado dessa soma seria algo cancerígeno... Mais cedo ou mais tarde viriam os sintomas peculiares a quem nutre esses sentimentos por alguém, a saber: os mesmos citados na mensagem acima.
    Que Deus te abençoe, pastor!

    Evaldo Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário Evaldo... de facto, mts pessoas ainda não entenderam os benefícios do perdão. Muitos até confundem com principio de aminésia, e dizem que é preciso esquecer. Quem esquece de uma grande ofença que corroi a alma? Perdoar é simplesmente desistir da cobrança da divida, rasgar a fatura de cobrança de nossos devedores, não querer mais receber o que lhe é devido.
      Grande abraço,

      Excluir
  2. excelente mensagem vinda da parte de Deus. Deus continue abençoando o amado irmão a fim de que seja um instrumento disponível nas mãos do senhor.

    ResponderExcluir
  3. Caro irmão Sidrack, grato pelo retorno do texto. Minha oração é para que a vida dos leitores sejam completamente abençoadas em Deus.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Estudo abençoado, muito profundo Deus abençoe muito o senhor Pastor, que ele continue usando muito o senhor nesses estudos

    ResponderExcluir
  5. Pastor a paz do senhor Jesus, esse estudo é perfeito e veja que o senhor é um homem estremamente respirado por Deus continue nos abençoando com seus estudos pastor.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Amem! Me sinto honrado em poder ajudá-la através deste texto. Grande abraço!

      Excluir
  7. Obrigado por compartilhar do seu conhecimento.Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero ter abençoado a sua vida com este e os demais textos. Grato pelo comentário. Forte abraço!!

      Excluir