Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Perseguidos por causa da justiça

"Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, por que deles é o reino dos céus". Mt 5.10

Chegamos à última das bem-aventuranças, esta fala sobre aqueles que são perseguidos por causa da justiça. Interessante notar que a promessa vinculada a essa bem-aventurança é a mesma promessa ligada à primeira das bem-aventuranças, "por que deles é o reino dos céus". Note que começamos e terminamos no reino dos céus.

De todas as bem-aventuranças talvez esta seja a que tenha sido mais frequentemente distorcida e mal aplicada. Os crentes sofrem perseguição em todo o mundo, em todos os tempos, isto é um fato conhecido entre todos. Atualmente parece que a coisa está um pouco pior do que em tempos anteriores. Por esta razão, pode-se imaginar que este verso deve ser considerado o mais importante versículo para a vida do cristão hodierno.

A partir destas considerações gostaria de levantar alguns pontos de perseguição que acontece com os cristãos que não estão enquadrados neste verso.

O que este verso NÃO quer dizer?

1. Bem-aventurados os perseguidos por causa de atitudes estranhas a fé cristã;

2. Bem-aventurados os perseguidos por que são pessoas difíceis de se lidar, tem um péssimo temperamento, e sempre se defendem dizendo que falam a verdade;

3. Bem aventurados os perseguidos por que lhe faltam sabedoria, e por serem insensatos, grosseiros e indelicados, na maneira de testemunhar o evangelho. Eles falam em qualquer tempo, de qualquer jeito, desrespeitando de todas as formas o outro;

4. Bem aventurados os perseguidos por defenderem uma causa (Justiça não é uma causa, embora algumas vezes as duas andem juntas. Não se quer dizer aqui que uma pessoa não deva se engajar em causas nobres, apenas salientar que este versículo não trata disto).

5. Bem aventurados os perseguidos por serem pessoas boas. Em geral pessoas boas são exaltadas, e não perseguidas. O mundo geralmente louva a pessoa boa e em alguns casos elas até são honradas com o prêmio Nobel.

Ser justo ou praticar a justiça significa ser parecido com Cristo. Portanto podemos ler este verso da seguinte maneira, "bem aventurados são os perseguidos por se parecerem com Cristo". Aqueles que parecem com Jesus sempre serão perseguidos.

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa". Jo 15:18-20

E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. II Tm 3.12

Por que os justos são perseguidos?

Ao examinarmos as escrituras ou estudarmos a história da Igreja descobriremos que  as perseguições aos justos não são movidas somente pelo mundo incrédulo. Algumas das maiores perseguições foram produzidas pela própria igreja. Assim também foi com Jesus, quem foram os seus principais perseguidores? os próprios fariseus e saduceus (religiosos judeus da época de Jesus), não o império romano. Da mesma forma os primitivos cristãos também foram perseguidos. Na idade média muitos justos foram perseguidos e mortos pela igreja devido aos seus atos de justiça.

Os justos não são perseguidos devido a sua bondade, mas por que eles praticam a justiça. Quem pratica a justiça faz com que os demais se sintam constrangidos, por que eles olham para dentro de si e aquilo parece para eles uma forma de afronta. O justo não precisa abrir a sua boca para condenar a quem quer que seja, porém o simples fato de ser quem ele é já fala por si mesmo.

Conclusão

Para concluir, podemos perceber que se somos perseguidos por causa de Cristo e da justiça, temos nesse fato a prova final de que somos crentes autênticos, de que somos mesmos cidadãos do reino dos céus. E Paulo afirma: "Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo, e não somente de crerdes nele" (Fl 1.29).

É por parecermos com Cristo que seremos perseguidos, por que quem se parece com Cristo pratica a justiça. Só pode se parecer com Cristo aquele que já foi moído, quebrantado, se arrependeu de seus pecados, luta pela santificação, chora por seu estado lamentável de pecaminosidade. Estes são os herdarão o reino dos céus.

Um comentário: