Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

sábado, 13 de agosto de 2016

Os tesouros que agradam a Deus

Mt. 6.19-21

Os três estudos anteriores falam a respeito de situações onde somos tentados de uma forma muito sutil: na ajuda ao próximo, na oração e no jejum. Veja que não são tentações a respeito de coisas aparentemente desejáveis como sexo, dinheiro e poder.  Estes três, apesar de ter um forte apelo, é fácil identificar como tentação. Entretanto, somos também tentados na questão do orgulho e vaidade espiritual, temos desejo de ser reconhecido e enaltecido por nossos atos. Este é mais difícil ser identificado como tentação. Jesus dá a orientação para que não façamos nada a finalidade de nos aparecermos, buscando a nossa própria glória, tudo o que fizermos deve ser para que a luz do Senhor brilhe através de nossas vidas e assim glorifiquem a Deus.

Nesta seção Jesus fala a respeito do posicionamento cristão diante das riquezas deste mundo. O cristão é uma pessoa como todas as outras, que enfrenta crises, angústias e dificuldades, assim como experimenta vitórias e recebe honras. É uma pessoa que está neste mundo e precisa sustentar-se e luta por um pouco de dignidade, por esta razão luta por um emprego melhor, uma boa casa e estabilidade financeira. Quando não consegue isto, fica bastante ansioso e frustrado.

Jesus não está falando sobre a vida normal e nossas lutas para viver bem, mas é um alerta àqueles que querem enriquecer a todo custo e coloca as riquezas deste mundo como a coisa principal em sua vida.
Algumas considerações a respeito destes tesouros:

1. Tesouro pode ser dinheiro

I Tm 6.10 “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

O amor ao dinheiro e não o dinheiro em si, é a raiz de todos os males. Há pessoas que só pensam em dinheiro e se tornam mesquinhas, arrogantes, prepotentes devido aos bens que possuem. Deixam de agir com naturalidade e se comportam de maneira estranha e às vezes extravagante. Algumas querem ostentar mostrando suas posses, casas, carros, celulares, relógios caros. Não adquirem bens pensando no conforto e segurança, mas sim em mostrar para as pessoas que eles podem. Todos nós estamos sujeitos a experimentar isto. Há inclusive igrejas que fomentam este comportamento. Nestes lugares a meta é você tornar-se rico e famoso. Para eles isto é sinônimo de uma vida abençoada.

Veja aqui não existe uma condenação para a riqueza, mas sim um ensino a respeito do seu uso. Jesus não condenou a riqueza, só mostrou que a riqueza e bondade devem andar juntas.

Jesus, neste texto, está denunciando que há pessoas que perdem toda a sua vida correndo atrás de dinheiro e bens e coloca toda a sua confiança nestas coisas. Mas esquece de que tudo o que é material vai ficar nesta terra, não podemos levar nada daqui.

2. Tesouro pode ser qualquer coisa a que você atribua grande valor

Tesouro não é apenas dinheiro, tesouro é aquilo que uma pessoa considera muito importante a ponto de fazer tudo para consegui-lo. Há cristãos que não tem problemas com o dinheiro, não cedem a tentação nesta área, esta não é a sua fraqueza, mas que falha na questão da busca por uma posição social ou um cargo importante que lhe dá status elevado. Percebe-se nestas pessoas que há um declínio espiritual quando cedem a esta tentação.

D. M. Lloyd-jones afirma que “muitos pregadores têm sido arruinados pelas suas respectivas congregações. Os elogios que lhe fazem, o encorajamento que lhe dão como um ser humano, quase arruínam a determinado tipo de homem (...) Quase inconscientemente tal homem tende por se deixar controlar pelo desejo de desfrutar de boa opinião e dos elogios de sua gente; mas no momento em que isso sucede, já está juntando tesouros sobre a terra ”.

3. O tesouro que poderemos levar para o céu

Toda riqueza, poder ou fama adquiridos neste mundo ficarão por aqui mesmo, não poderemos levar nada. O único tesouro que poderá entrar no céu são aquelas virtudes que foram desenvolvidas para fazer a glória do Senhor resplandecer através de nossas vidas: oração, vidas alcançadas para o Reino de Deus, adoração, amor ao próximo, são exemplos de tesouros que agradam ao Senhor, estes podem entrar nos céus. Em troca deste tesouro iremos receber um tesouro maior, o nosso galardão, a nossa recompensa diante de uma vida vivida para a glória de Deus.

Pensemos: o que tem mais valor no céu, o cargo que ocupo ou a forma que trato o outro? A voz afinada ou a minha expressão pura de adoração? A minha eloquência ao falar ou quantas pessoas eu ajudei a entrar nos céus? A fama ou a expressão do amor Ágape através da ajuda ao próximo, a quantidade de bens que eu possuo ou a forma que administrei os bens que o Senhor me deu em favor do Reino de Deus?


Portanto, creio que o que o Senhor Jesus desejou foi chamar a nossa atenção para que não vivamos pensando apenas neste mundo como se a vida fosse acabar aqui, mas vivamos neste mundo pensando que a forma que vivermos aqui determinará a forma que seremos tratados no reino celestial.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário