Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

sábado, 23 de julho de 2016

Não seja um show man na oração

Mt 6.5-8
Este bloco de texto começa com a expressão “e” que expressa continuidade com o que foi falado anteriormente. Jesus estava falando sobre a questão do auxilio ao necessitado, ele disse que quando ajudarmos a alguém, não façamos como os fariseus que faziam tocar a trombeta com a finalidade de serem vistos pelos outros e notados como homens piedosos e bondosos. Da mesma forma Jesus chama a atenção para aquele que ora. Devemos ser discretos em ambas as coisas, para não chamarmos atenção para nós mesmos. Devemos sempre em tudo fazer com que o nome do Senhor Jesus seja glorificado, “que ele cresça e eu diminua”.

A oração é a mais elevada realização do ser humano, e a mais profunda experiência que uma pessoa pode ter. Na oração falamos diretamente com Deus, o criador e sustentador de todas as coisas. Não existe uma audiência mais importante na face da terra do que a oração.

Existem duas formas de ser orar, uma certa e uma errada

Lucas 18.10-14 nos mostra a face das duas. Dois homens se apresentam no templo para orar e um sai
reprovado e outro justificado. Isto nos mostra que não é importante a aparência externa de quem entra pra falar com Deus, mas a forma que você se comporta diante de Deus na oração. Não importa quem você é, mas o seu comportamento e atitude diante da presença de Deus.

Qual e a forma errada de se orar?

Para surpresa geral, o religioso fariseu apresenta a forma errada. O que ele faz? Ele se apresenta colocando diante de Deus sua bondade e fidelidade. Há algo errado em ser bom e fiel? Não. Qual e o problema então? O problema é quando achamos que somos superiores aos outros. Ele disse: “não sou como este publicano”. Ele se achava digno da graça de Deus por praticar aquelas coisas. O seu problema foi a sua arrogância. Devemos fazer coisas boas sempre, mas jamais esquecer que somos tão necessitados da graça de Deus como qualquer outro pecador.

Há pessoas que pensam que a forma correta de orar são aqueles discursos bonitos que fazemos quando oramos em público, mas não é. O que Deus se importa na verdade não é com a nossa eloquência em falar em publico, mas com o que tem em nosso coração. Veja o que Jesus disse: “não façam como os fariseus”. A oração deles deveria ser um discurso lindíssimo, mas a vaidade dominava cada oração e por isto era rejeitada diante de Deus.

Qual e a forma correta de se orar?

 Na verdade a primeira coisa que deveríamos concluir na oração é o que Paulo disse:

Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. (Rm 8.26)

A verdade é que não sabemos como orar, nenhum de nós sabe de verdade como orar. Por isto dependemos do Espírito de Deus para interceder por nós. Portanto a melhor forma de orar é nos apresentarmos diante de Deus com um coração humilde e quebrantado. Palavras bonitas e repetitivas não impressionam a Deus.

O publicano da parábola contada por Jesus nem sequer levanta os seus olhos por reconhecer o seu lamentável estado de pecador. Esta é a forma correta de nos apresentarmos diante de Deus, despidos de todo orgulho e revestidos de toda a humildade.

Oração em publico

Os fariseus paravam no meio da praça e faziam suas orações com a finalidade de serem vistos pelos outros e assim serem considerados como pessoas piedosas, homens de oração. Jesus conhecia o interior deles e sabia que aquela posição era apenas fachada, era somente para se aparecerem, uma verdadeira propaganda enganosa, um show man em oração.

Tanto a nossa oração em público quanto a nossa oração em secreto devem ser para evidenciar a glória de Deus. A postura deve ser a mesma. Há segmentos religiosos que baseados neste verso não fazem orações em público, mas não é isto que Jesus estava ali ensinando. Temos exemplos de orações que foram feitas em público depois deste ensino, que não foram condenadas, Jesus estava ressaltando que não devemos fazer orações com a finalidade de sermos engradecidos e louvados por isto. Por outro lado, é importante que as pessoas saibam que você ora, que você é uma pessoa de oração, mas com a finalidade exclusiva de fazer brilhar a luz do Senhor diante dos homens, para que eles glorifiquem ao nosso Pai que está nos céus e não para vender a imagem de uma pessoa que você na verdade não é.

Oração modelo

Naquele momento em que Jesus está discursando, os seus seguidores e discípulos olharam para ele fazendo a seguinte pergunta: como devemos orar então? Até aquele momento o modelo que eles tinham era o dos fariseus que oravam de maneira espalhafatosa, cheios de orgulho e vaidade espiritual. Então Jesus apresenta para eles um novo modelo pelo qual eles poderiam, a partir daquele momento, se orientarem.

A oração modelo começa com uma glorificação ao Pai, passa para a apresentação de nossas necessidades, seguida de pedido de perdão por nossas dívidas, um pedido de auxílio para que o Senhor não nos deixe cair. Ao termino um reconhecimento de que tudo pertence ao Senhor e uma lembrança de que assim como o Senhor nos perdoa, devemos perdoar também ao nosso próximo.

Conclusão

Os céus estão abertos pra quem queira aproximar-se de Deus e falar com Ele de maneira humilde. Foi Jesus quem abriu este caminho. Você também pode falar com Deus. Entretanto, há uma só forma de falar com Ele, através de Jesus. Jesus disse: “eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vai ao Pai se não for por mim”. Por isto no final de nossa oração dizemos: “em nome de Jesus. Amém”.

Você deseja aprender mais sobre Jesus? Primeiro é necessário abrir o seu coração e deixar ele mesmo começar a falar com você. Depois, podemos começar a te ajudar a falar ainda mais com Deus e caminhar com ele. Você deseja isto? Então fale com Deus: “Deus eu quero andar contigo a partir de hoje. Eu quero o seu filho amado Jesus em meu coração. Eu quero aprender mais de ti”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário