Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

terça-feira, 19 de julho de 2016

Não seja um show man

Mt 6.1-4
Chegamos a Mateus 6, após uma longa e detalhada exposição de Mateus 5. O primeiro verso diz que devemos “guardar de nossa justiça diante dos homens, com o fim de sermos vistos por eles; doutra forma não tereis galardão junto ao Pai celeste”. Nas versões mais literais diz esmola.  Algumas versões na linguagem de hoje usam a expressão “serviços religiosos”, esta tradução não reflete o que o texto quer nos ensinar. Penso que a melhor tradução aqui seria “boas obras”.

Se compararmos este verso com Mt 5.16 onde lemos: “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que veja as vossas boas obras e glorifiquem ao nosso Pai que está nos céus”. Pode surgir a seguinte dúvida, como os homens verão as minhas obras se eu me guardar para ninguém ver? Se eu orar somente em secreto no meu quarto, se eu ajudar a alguém ninguém ficar sabendo, se eu fizer boas coisas e ninguém souber, como glorificarão ao Pai, como servirei de exemplo para que sejam meus imitadores? E como a glória do Senhor brilhará através dos meus atos se ninguém ver o eu fiz?

Não há contradição aqui, embora em um primeiro momento pareça que exista. O texto de Mateus 6.1 está nos orientando para seguir um caminho contrário ao dos escribas e fariseus que quando iam dar uma esmolas faziam tocar uma trombeta para que todos vissem quão boa ela era. Toda boa ação que faziam eles eram louvados pela obra praticada. Jesus esta dizendo que se você fizer isto, você já recebeu seu galardão. Ou seja você não deve fazer estas coisas buscando vanglórias, buscando enaltecer a si mesmo, em palavras diretas, você não deve fazer boas obras para se aparecer.

Tive uma ovelha que era uma boa pessoa, crente, fervoroso, ‘pau pra toda obra’, homem de oração, a igreja podia contar com ele pra tudo. Entretanto ele tinha um problema sério, ele gostava de se enaltecer, se ele expulsasse um demônio, pronto, falava daquilo o tempo todo; se orasse por alguém e a pessoa fosse curada, pronto, o testemunho não parava. Desta forma a glória não estava sendo dada a Deus e sim a ele. Acredito que ele poderia contar como testemunho em algum lugar, caso fosse necessário para a edificação de alguém, mas não era o caso, ele falava para se auto afirmar, para mostrar o quanto ele era bom.

1.       Não seja um show man

Lloyd-jones afirma que o crente não deve desejar ser um ‘show man’, um espetáculo admirado pelos homens. O crente deve viver de maneira que as pessoas ao olhar para ele glorifiquem a Deus. Que Ele (Jesus) cresça e eu diminua, esta deve ser a posição do homem de Deus.

"Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;”

Não devemos tentar nos aparecer quando fazemos boas ações. Devemos fazer boas obras sem levantar bandeira para chamar atenção para nós mesmos. Este texto vem nos ensinar mais uma vez sobre a nossa essência, sobre o que nos motiva a fazer o que estamos fazendo; o que estamos praticando é para minha glória pessoal ou para que Deus seja glorificado? Se for para se auto promover, você já recebeu a sua recompensa. Não terá mais galardão nos céus.

3.       O orgulho precede a queda

Glorificar-se a si mesmo gera orgulho e já sabemos que o orgulho é o princípio da queda (Prov. 16.18). Até mesmo o homem natural já descobriu isto. Veja como eram as entrevistas de jogadores de futebol antigas e veja como são as de hoje. São todas palavras voltadas para humildade. Embora seja só uma falácia, por que eles são treinados para dizerem aquilo, houve um estudo por profissionais para que o jogador não demonstre soberba. A ideia é se mostrarem humildes, por que as pessoas assimilam melhor a ideia de pessoas que se comportam desta maneira. Há uma tendência de rejeição a quem é soberbo, todos ficam torcendo e esperando que ele perca para quem é mais humilde.

4.       O que te motiva a fazer boas obras?

O cuidado que devemos ter é olhar para dentro de nós, Jesus sempre nos leva a um auto exame, “examine-se o homem a si mesmo”, e responder sinceramente, o que nos motiva a fazer o que estamos fazendo, e a resposta precisa ser sempre a mesma: eu estou fazendo isto para a glória de Deus; Faço isto por que assim Deus nos orienta a amar (servir) ao próximo; Faço isto por que estou inundado do amor de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário