Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

O difícil desafio do recomeço

Daniel 1.1-6

Todos nós passamos por tempos difíceis, dias que se pudéssemos riscaríamos da nossa história para que não existisse. Você lembra qual foi o dia mais difícil de sua vida? Aquele dia que você gostaria que jamais tivesse acontecido? Um dia onde tudo deu errado, você perdeu tudo o que tinha: família, negócios, bens, amigos, e escapou da morte, por muito pouco. O medo, a dor, uma angústia aterrorizante, causada pela incerteza do amanhã tomou conta do seu coração, e você pensou que era o fim.

Lembro de um colega de ministério, um pastor muito querido por sua comunidade de fé e pela vizinhança. Ele estava pastoreando uma boa igreja, com quase mil membros. Povo feliz, dedicado que cuidava bem de seu pastor. Uma mulher, membro de sua igreja, estava passando um momento muito difícil em seu casamento, ela foi algumas vezes ao seu gabinete para pedir socorro. Ele não vigiou o suficiente e a mulher acabou apaixonando-se por ele, e ele por ela. Até que um dia eles consumaram a paixão. Aconteceu que o marido da mulher descobriu e a coisa não ficou boa. Ele teve que abandonar um ministério consolidado pelos muitos anos, sair da cidade onde estava muito bem instalado e ainda foi disciplinado pela Ordem de Pastores. A mulher, continuou casada com o seu marido. Uma igreja o adotou, cuidou dele e anos depois ele recomeçou do zero o seu ministério. Foi muito duro, mas, ele não desistiu do seu chamado. Deus o restaurou e ele venceu o dia mal.

Agora, imagina recomeçar após um trauma destes. Não deve ser nada fácil. Daniel passou por uma situação ainda pior que esta. Ele e seus compatriotas que foram levados cativos pela Babilônia. O rei Nabucodonosor sitiou Jerusalém e levou cativo os nobres, a elite de Judá e os mais ricos. Os mais pobres foram deixados para servirem como trabalhadores e produtores da nova colônia babilônica. Muita gente morreu naquela invasão, poucos sobreviveram. Fora o terror, as incertezas, a vergonha, e a dor, que Daniel enfrentou, ele perdeu tudo o que tinha, sobrou apenas a vida e a esperança que tinha em Deus.

A partir de Daniel gostaria de levá-lo a pensar sobre como você pode vencer o difícil desafio do recomeço e prosseguir.

1. Mantendo as suas convicções (1.8)

Daniel tinha sido ensinado desde criança sobre os bons hábitos e bons costumes que precisaria manter, se quisesse alcançar lugares mais elevados. Ele tinha um forte caráter, portanto, sabia bem quem ele era, ele tinha personalidade, não seria influenciado facilmente por costumes estranhos ao que aprendeu. Ele foi ensinado que deveria desenvolver uma dieta sadia, a mesma que praticava em sua terra, se quisesse se sobressair aos demais. Daniel sabia que não poderia se entupir daquelas comidas do rei, porque não iria lhe fazer bem.

Quando estamos recomeçando é preciso vigiar para não se perder. Muitas oportunidades estranhas são oferecidas e é comum sentir-se tentado. Afinal, para alguém que perdeu tudo qualquer porta que se abra parece boa, mas, nem sempre é assim, é preciso atestar de que o que está sendo oferecido não são manjares do rei. Ou seja, coisas que irão te corromper.

2. Mantendo a visão de onde quer chegar (1.11-13)

Daniel tinha uma visão de onde queria chegar, e para ir para onde queria, ele sabia qual o caminho e decisões deveria tomar. Daniel sabia que tinha que manter os olhos fixos em sua visão. Ele sabia que para chegar a lugares mais elevados não poderia desviar-se do seu caminho. É como um atleta que deseja alcançar o podium, ele tem os seus olhos fixos no podium, e nada o faz desviar o seu olhar.

Para recomeçar é preciso não perder a visão de onde se quer chegar. A visão é o que nos motiva a continuar. Se nos contentamos com qualquer coisa, então o que teremos será qualquer coisa. Tenha a visão de lugares mais elevados. Isto serve para todas as áreas de nossas vidas.

3. Mantendo o seu emocional sobre equilíbrio (1.9)

Manter o equilíbrio emocional diante das fatalidades não é uma tarefa fácil, porém, necessário. Quando eu leio este verso, que diz que Daniel conseguiu compreensão do chefe dos eunucos, aquele que era o responsável por cuidar dele e entregá-lo ao rei mais forte e saudável, eu vejo em Daniel uma pessoa emocionalmente equilibrada. Se o chefe dos eunucos tivesse visto em Daniel o desespero, a amargura, a ansiedade, a depressão, ou qualquer outro sentimento destrutivo, ele não teria confiado em Daniel. Daniel passou para o seu chefe confiança, e este foi o segredo dele conseguir conquistar a confiança daquele homem.

Manter o equilíbrio emocional é alcançar o domínio próprio, que é uma das características do fruto do Espírito mencionado pelo apóstolo Paulo em Gálatas 5.22. O Espírito Santo pode nos ajudar muito a alcançar isto. Não é algo fácil, a vida nos prega muitas peças, mas, o segredo ainda está na confiança em Deus.

4. Mantendo a sua fidelidade a Deus (1.17)

Daniel manteve a sua fidelidade a Deus, apesar das dificuldades e de todas as propostas de facilidade que ele recebeu. Ele venceu aquelas tentações iniciais. Se, já no começo ele tivesse sucumbido e comido os manjares do rei, não teria chegado onde chegou.

Ele poderia ter se revoltado contra Deus, quando viu toda a sua nação sendo destruída pelo inimigo, poderia ter questionado onde estava Deus, poderia ter se rendido aos costumes do novo local, o que facilitaria a sua vida, mas, ele não fez isto, ele manteve-se fiel a Deus. Daniel escolheu o caminho mais difícil e estreito para seguir, o caminho de Deus. Deus o honrou em sua decisão e o elevou aos lugares mais elevados do império babilônico.

Conclusão

Para vencer o difícil desafio do recomeço, é preciso manter as suas convicções e não se esquecer de quem você é, e de onde saiu; é preciso manter o foco de onde se deseja chegar e como chegará lá; é preciso manter-se fiel a Deus, porque ao final de sua luta, ele te honrará. Ainda que você esteja como cativo em terras longínquas, ainda que tudo, aparentemente, tenha dado errado, ainda que você tenha perdido tudo, continue crendo, porque o Senhor irá restituir o que foi tirado, e te levará a lugares mais altos.

Não negocie seus valores para tentar alcançar aquilo deseja o teu coração, faça o seu melhor e deixa que Deus te traga aquilo que ele reservou para você. Mantenha os valores de Deus em sua vida, e encha-se da unção do Espírito Santo, para que ele te dê o equilíbrio espiritual e emocional necessário para que você possa recomeçar, se reinventar, e ser vitorioso em seu novo recomeço.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário