Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

domingo, 8 de maio de 2011

Mamãe, este é o teu dia de honra!


I Sm 1.1-20
Hoje é comemorado o dia das mães. Hoje é o dia das mães! Os mais céticos afirmam que é apenas uma data comercial, são os ‘pão-duro’ de plantão; os mais moderados dizem que é um dia como outro qualquer, mas, comemoram; já os mais espirituosos enchem as suas mães de presentes, e curtem esta data, aproveitando os bons momentos dos quais a vida é feita.
Nesta data tão especial, gostaria de refletir sobre uma mulher tremendamente vitoriosa, que após passar tanta humilhação teve o seu dia de honra.
O texto de I Samuel nos informa que havia um homem chamado Eucana, ele tinha duas esposas o nome da primeira era Penina e da segunda Ana. Era costume entre os povos antigos o homem possuir mais de uma mulher. Acho que com a evolução o homem começou a ver o problema que isto dava e passou a se contentar com uma só esposa, muito embora alguns loucos ainda se aventuram a ter mais de uma mulher. Se uma só dá um trabalho tremendo imagina duas ou mais. Creio veementemente que foi por isto que Salomão morreu meio ‘pancadão’.
Brincadeiras à parte, naquele tempo ser mãe era contado como benção do Senhor, e isto era muito sério, portanto uma mulher com muitos filhos era uma mulher muito abençoada e ao contrário disto, uma mulher com poucos ou nenhum filho era considerada amaldiçoada. Penina tinha filhos, e Ana não tinha nenhum, entretanto Eucana amava a Ana, e por esta razão Penina infernizava a vida de Ana. Ana sentia-se totalmente desconfortável devido a este fato. Mas, o seu dia de honra estava para chegar.
A partir desta abordagem gostaria de refletir com você, sobre o que precede ao dia da honra:

1. A desonra – Só está apto para receber honra quem ainda não a tem. O fato de Ana ainda não ser mãe era a condição ideal para ela alcançar a honra. Estar na condição de desonra provoca uma sensação muito ruim, e um tremendo mal estar.

2. A humilhação – Penina humilhava Ana todos os dias, e provocava sua ira. Ana porém se refugiava em oração, prostrando-se aos pés do Senhor. E se já era pouca a sua humilhação o sacerdote Eli ainda se encarregou de piorar ainda mais chamando-a de embriagada. Ela não aceitou aquela palavra, mas também não confrontou o sacerdote. Ela sabia que a sua benção viria através de seu líder.

3. A perseverança – Diante de toda a problemática Ana não desistiu do seu objetivo, apesar de parecer impossível, ela perseverou em oração e busca a Deus. Perseverança é sem dúvida uma das marcas fundamentais de vencedores, sobretudo aquele que vence e continua vitorioso. Tenho aprendido ao longo destes anos que vencer não é tão difícil assim, o mais complicado é continuar perpetuando-se como vencedor. Vindo as vitórias é comum esmorecermos. Davi é um bom exemplo disto. Estando consolidado no poder, se deixou levar pela comodidade. Acontece com muitos esportistas de sucesso, que saem do nada para o tudo, e com o tempo se acomodam. Ana foi diferente, ela perseverou até vencer, e depois continuou perseverante.

4. A confiança em Deus – A confiança em Deus foi a arma fundamental para que Ana recebesse sua benção. Apesar de toda a situação contraria, e de tudo apontar para uma derrota eterna, Deus mudou toda a sua história e o seu tempo de honra chegou, os seus momentos de tristezas se acabaram, a vergonha cessou, então chegaram os dias de alegria e regozijo.

Conclusão – o teu dia de honra está para chegar, seus inimigos irão assistir da geral tudo o que o Senhor tem preparado para ti, a compensação de cada dia de desonra, a recompensa de 100 vezes mais de tudo o que foi saqueado e a restituição de todas as coisas que foram preparadas pelo Senhor para a tua vida..
O inimigo tem desonra e humilhação para sua vida, mas Deus tem preparado restauração e honra. Assim foi com Jó, ele passou um tempo de desonra e humilhação, mas Deus restaurou tudo e devolveu a ele duplicadamente todas as coisas que o inimigo havia saqueado de sua vida.
Mamães, creiam em Deus por que ele irá restaurar a tua honra e assim como foi na vida de Ana assim será também em sua vida. Hoje é o teu dia, o dia em que te honramos como mãe, dia que te presenteamos, que te beijamos mais, que te paparicamos com tudo o que podemos... Mas, para Deus, todos os dias, é dia de te honrar pela tua fidelidade, carinho e perseverança.
Que o Senhor te honre restituindo cem vezes mais, tudo o que você perdeu por dedicar-se aos seus filhos.


Um comentário:

  1. Graça e Paz pastor,
    Palavra abençoadíssima, como sempre...
    Deus realmente lhe tem usado como canal de bençãos.
    Glorifico a Deus pela vida de vcs e desejo em breve voltar a ve-los...
    Em lugar de desonra Deus tem preparado para nós dupla honra...
    Que Deus os abençoe muitíssimo...

    ResponderExcluir