Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

sábado, 2 de agosto de 2025

Vem relaxar com Jesus

 Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”. Mateus 11.28 (NVI)

Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive”. Eclesiastes 3.12 (NVI)

Vivemos tensos demais com tantas as coisas, tanto que relaxar às vezes fica difícil. No entanto, é necessário para o bem-estar do corpo, da alma e da mente um pouco de relex. A prática de atividades saudáveis, o cultivo de momentos felizes, o afastamento de situações nocivas, são fatores que nos ajudam a ter um vida mais prazerosa.

A partir desta pequena introdução, eu gostaria de apresentar três conselhos práticos para quem deseja relaxar e ter um vida abundantemente.

1. Faça tudo o que você gosta e te faz feliz – Eclesiastes 11.9a

Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar”

Se não conseguir fazer tudo, ou se não for possível fazer agora, ao menos tente encaminhar a sua vida nesta direção. Quando fazemos o que gostamos, nos sentimos bem. Este sentimento é muito benéfico para a saúde. Desta forma, buscar aquilo que se gosta, é se encaminhar para a felicidade.

Por exemplo, eu gosto de passar um tempo de qualidade com a minha esposa. Um tempo no qual não temos que nos preocupar com a rotina da casa, igreja, trabalho ou estudo. Este tempo é preciosíssimo. Algumas vezes, saímos para passear em outras cidades, visitamos novos lugares, comemos em lugares diferentes, é sensacional.

E você o que gosta de fazer? (Passar um tempo com os netos? Passear? Estudar?)

2. Faça tudo aquilo que você não gosta, mas, te faz bem – Eclesiastes 11.9b

Mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento”.

Certamente você já descobriu que na vida não dá para fazer somente aquilo que gostamos, bom seria se pudéssemos. Há muita coisa que não gostamos de fazer, mas, precisamos fazer porque, apesar de não gostarmos, aquilo nos faz bem.

Apenas a título de ilustração, deixa eu compartilhar algo pessoal, eu detesto acordar cedo, principalmente no inverno, a cama parece que fica muito mais gostosa e nos abraça confortavelmente, nos deixando bem quentinhos. E, para piorar, eu não sou aqueles entusiastas de exercícios físicos. No entanto, de minha família de sete, todos já morreram, e o mais velho morreu com apenas 57 anos. Todos com problemas vasculares. Eu tenho 58. Assim, acordo bem cedo para me exercitar, não porque gosto, mas, porque me faz bem.

E você, o que você não gosta de fazer, mas, precisa fazer para se sentir bem? (Tomar remédio, tomar banho frio no inverno, acordar cedo, orar, ler a bíblia, se exercitar?)

3. Deixe de fazer tudo o que você gosta, mas, te faz mal.

Não dá pra fazer tudo o que se gosta de fazer, sem um freio, sem o bom senso, sem a percepção do que ocorrerá se percorrermos tal caminho. Assim, precisamos fazer tudo o que gostamos, mas, que de fato irá nos fazer bem, não só agora, mas, amanhã e depois também. Há pessoas que acham que o entorpecimento das drogas lhes faz bem. Certamente que a sensação é boa, se não, ninguém iria querer usar. No entanto, o uso de drogas leva à dependência daquele elemento e isto se transforma em uma prisão. Acredito que ninguém deseja ser um prisioneiro.

O que você precisa deixar de fazer, que te faz mal, embora você goste? (açúcar, gordura, sal..)

Conclusão

Estes são três conselhos ou princípios para viver uma vida boa. A partir daí, talvez dê para você relaxar um pouco mais e ainda ficar bem. Porque, se não tivermos saúde para gastar, equilíbrio emocional e recursos, fica difícil relaxar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário