Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

domingo, 17 de março de 2024

Mulheres super presentes na fase embrionária da igreja

Romanos 16.1-16 

Nenhum outro capítulo da Bíblia apresenta tantas mulheres que se destacaram por seu mérito no serviço do Reino quanto em Romanos 16. Neste capítulo o apóstolo Paulo nos apresenta, através de sua saudação, uma lista de mulheres que contribuíram imensamente com o evangelho. Elas fazem parte da estruturação da igreja ainda em sua fase embrionária. Percebemos neste texto quantas mulheres fizeram parte da estruturação do cristianismo.

A Igreja que estava nascendo surge na contra mão de uma sociedade altamente machista, que desconsiderava a figura feminina como capacitada para participar das atividades de liderança tanto religiosa quanto política. Na religião judaica, que foi o útero da religião cristã, não havia muito espaço para atividades de mulheres como lideres. O sacerdócio em geral, ou seja, qualquer atividade de liderança religiosa judaica era realizada exclusivamente por homens. Mulheres não podiam, de forma alguma, ajudar no ofício levítico sacerdotal.

Jesus faz uma releitura da Lei

Jesus, em seus ensinos, faz uma releitura da lei e dos costumes judaicos, dando a eles uma nova interpretação, mais leve e menos legalista. Esta reinterpretação não caberia na religião antiga, uma vez que teria que ser descontruído diversos costumes fundamentais para dar início a um novo ensino. Jesus afirmou:

Então lhes contou esta parábola: "Ninguém tira remendo de roupa nova e o costura em roupa velha; se o fizer, estragará a roupa nova, além do que o remendo da nova não se ajustará à velha. E ninguém põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, o vinho novo rebentará as vasilhas, se derramará, e as vasilhas se estragarão. Pelo contrário, vinho novo deve ser posto em vasilhas de couro novas” (Lucas 5:36-39).

Jesus, quando questionado a respeito do por que os seus discípulos não jejuavam, estendeu a resposta para todos os costumes judaicos. A sua resposta foi que os seus ensinos não caberiam na forma religiosa que eles desenvolveram. Ele estava oferecendo um vinho novo, que deveria ser colocado em odres novos. Um novo ensino, para um novo tempo, para novas pessoas. Provavelmente os seus ouvintes não compreenderam a resposta e muitos não compreendem a até os dias de hoje.

Os ensinos de Jesus incluía as mulheres

Jesus, diferentemente dos fariseus permitia que mulheres fossem suas seguidoras e que assentassem aos seus pés para aprenderem. Isto fica muito claro na leitura dos evangelhos: “Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra” (Lucas 10:39). Maria, irmã de Marta, uma das seguidoras de Jesus. Esta expressão ‘assentar-se aos pés’ era utilizada para quem estava na posição de aprendizado. Atos 22.3 diz que Paulo foi instruído aos pés de Gamaliel.

Quando chegamos na Epístola de Paulo a Romanos, no capítulo 16, podemos perceber a diversidade de mulheres que se tornaram líderes na nova religião, que aos poucos foi sendo conhecida como cristã. Era o nascimento da igreja, início de novos tempos, de uma nova doutrina, baseada nos ensinamentos de Jesus. O mestre galileu apresentou uma nova perspectiva de adoração, bastante diferente da liturgia judaica, descentralizada do Templo de Jerusalém: "Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores" (João 4.23). Neste novo formato religioso as mulheres estavam incluídas, podendo inclusive liderar.

As mulheres destacadas por Paulo

A primeira destas mulheres apresentada por Paulo é Febe. Ela era diaconisa na igreja de Cencreia. O termo utilizado para definir “servindo” ou “serva”, é o mesmo que define o diácono. Paulo afirma que ela havia sido protetora, em outras versões diz que ela hospedara a muitos, ajudado a muitos, tem sido de grande ajuda a muitos, tem sido de grande auxílio. Febe era uma ajudadora no sentido latu sensu. Ela servia a toda a igreja (pessoas) da melhor forma que podia.

A segunda mulher mencionada é Priscila. Não se sabe porque razão, mas, o nome dela aparece antes do seu marido, Áquila, o que não era nada comum e muito menos usual. Em uma sociedade e religiosidade completamente liderada por homens. Este casal foi companheiro leal de Paulo, chegando a arriscarem a sua vida a favor do apóstolo. O que mostra a imensa participação de Priscila na obra missionária. Uma mulher capaz de correr risco de vida pelo apóstolo.

As mulheres que se seguem são: Maria, Trifena, Trifosa, Pérside, Júlia e a irmã de Nereu, que foram apresentadas como trabalhadoras; Junias, que era uma apóstola. Nesse caso específico, há uma discussão se o nome é masculino ou feminino. Se for feminino, como grande parte dos estudiosos afirmam, então havia pelo menos uma mulher no NT que se tornou apóstola. Este fato não seria tão relevante para a época, considerando que muitas mulheres já trabalhavam na liderança da novel religião. Se tornou relevante quando a igreja começou a ser estatizada e sugiram cargos oficiais, voltando assim ao antigo formato judaico do sacerdócio levítico.

Pr. Sergio Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário