Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

sábado, 8 de julho de 2023

O homem bem-aventurado transforma solo árido em manancial

Salmo 84.5-6

Em algumas versões, no verso seis aparece a palavra Baca, que quer dizer literalmente pranto. Em algumas traduções aparece a expressão vale árido. O Vale de baca era uma região desértica, um lugar seco, sem vida. O texto fala sobre o homem bem-aventurado, que tendo passado por ali, faz dele um manancial. O que podemos aprender com isto é que, não importa o lugar onde você está, o que importa é a transformação que você poderá realizar ali. O lugar no qual você está hoje pode ser um deserto árido, mas veja o que diz o texto, o lugar poderá ser transformado em manancial, simplesmente pela sua presença ali.

Há momentos, que nos encontramos em determinados lugares, e nos perguntamos o que estamos fazendo ali. Seja em uma empresa, escola, igreja, até mesmo em uma família estranha. Parece que não estamos no lugar certo. Mas o salmista diz que o homem bem aventurado, será reconhecido pela sua capacidade de transformar um deserto em manancial. A presença deste homem ou desta mulher neste local irá fazer total diferença.

Não é fácil transformar uma terra árida em um lugar produtivo e muito mais difícil ainda é fazer surgir ali um manancial. Mas, nós cremos que com Deus podemos fazer proezas, pela fé, nós podemos fazer o impossível tornar-se possível. Então, se está enfrentando uma situação complicada, creia em Deus. Ainda que as evidências sejam as piores possíveis, não deixe de crer, não pare de acreditar no poder que vem do alto.

A terra árida mencionada pelo salmista é uma metáfora para as muitas dificuldades que enfrentamos.  São diversos enfrentamentos da vida, que nos fazem sentir como se estivéssemos atravessando um deserto seco.

O que podemos aprender quando passamos por uma terra árida?

1. Terra árida é o lugar ideal para manifestação do milagre

O povo hebreu tinha várias festas sagradas durante o ano. Estas festas eram realizadas em Jerusalém, cidade sagrada para o povo. Ali ficava o templo, o local de sacrifício e ofertas. O povo seguia várias vezes no ano em peregrinação para a cidade santa. O Vale de Baca era rota para a maioria dos viajantes. Havia longos períodos que o vale ficava completamente seco, sem vida.

O salmista afirma que o homem bem aventura, ao passar por ali, é capaz de transformar aquela triste realidade. Devido a presença deste homem naquele local, o Senhor providencia a chuva que abastece todo aquele lugar e produz vida. Lugar sem água, é lugar sem vida.

Uma outra forma de interpretar este texto é entender que o homem prepara um lugar para reter as águas das chuvas, e quando vem as chuvas, o lugar se enche das águas, se transformando em belas fontes.

Há situações que ficamos chateados por estar em um lugar seco e sem vida, e murmuramos. Pode ser que você esteja em um lugar assim e talvez ache que nem deveria estar ali. Se este é o teu caso, saiba que talvez a razão para você estar ali, é tão somente para que Deus te use para inundar aquela terra árida de chuva. Deus vai levar vida para um lugar morto, através da presença dele em sua vida. Você será usado para que o milagre aconteça. Haverá mudança, haverá vida, através de sua vida.

2. Terra árida é o lugar ideal para ter experiências com Deus

Eu imagino este homem bem-aventurado citado no texto ao chegar naquele lugar. Ele olha e vê as aparências, mas, ele enxerga além das evidências humanas, ele vê o poder de Deus. Ele pensa no que Deus poderá fazer naquele local. Então, ele ora e clama pela providência divina. Não é o homem quem faz chover, ele apenas é o agente da oração. Deus é quem derrama a chuva pelo seu poder, o homem só prepara o local para receber as águas das chuvas.

Tiago 5.17-18 diz: “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos”.

É através da oração que experimentamos as maiores experiências espirituais possíveis ao ser humano. A Bíblia está repleta de testemunhos de fé. Elias é um destes grandes exemplos. Através de sua oração, o céu reteve as chuvas, e por sua oração, o céu liberou as chuvas.

Se estivermos em um lugar de abundância não precisamos de milagre algum. Deus nos faz passar por terras áridas para que tenhamos experiências com ele. C.S.Lewis diz que Deus não deseja o sofrimento do homem, mas ele utiliza os momentos de infortúnios para que nos lembremos de buscá-lo.

Belmonte, na Bahia, foi o lugar em que mais nós orávamos. Tirávamos horas para orar. Lembro das muitas vigílias de orações que fazíamos na praia. A cidade era realmente difícil, o número de evangélicos não passava de 5%, e muitos não davam testemunho devido. Era um lugar árido, mas, foi o lugar que nós mais tivemos experiência com Deus.

Portanto, o melhor lugar para se ter experiências com Deus são os lugares áridos. Jesus quando foi tentado pelo diabo, foi conduzido pelo Espírito ao deserto. Foi ali que ele venceu o maligno. Que você tenha as suas maiores experiências com Deus, quando atravessar o deserto.

3. Terra árida é o lugar ideal para Deus te usar

Imagine se aquele bom homem passando por aquele vale árido se perguntasse: o que é que eu estou fazendo aqui? Eu penso em Deus lhe respondendo, eu te trouxe aqui porque desejo usar você para transformação deste lugar. Este lugar precisa de vida, é um lugar morto, eu confio em você para transformar este lugar.

Naquela pequena cidade do sul da Bahia, eu vi a igreja crescer, desenvolver-se e fazer coisas grandiosas. Tudo foi feito através do poder da oração. Não era apenas eu que orava, eu desafiei a igreja a orar. Orávamos muito, fizemos várias campanhas de jejum e oração de 21 e 40 dias. E, de fato vimos ali uma terra árida, lugar de pessoas incrédulas e perseguição religiosa, se tornar espiritualmente muito produtiva. Ali tivemos muitas experiências com Deus.

Para que você transforme o Vale de Baca em manancial é preciso que você esteja cheio do poder de Deus. É preciso buscar intimidade com Deus.

Conclusão

Acontece conosco, algumas vezes, estar em um lugar que não gostaríamos de estar. Mas, talvez haja uma razão para se estar ali. Na Bíblia vamos encontrar muitas histórias de homens que estavam em lugares que não gostariam de estar, mas Deus usou a eles poderosamente para transformar o lugar: José, no Egito; Daniel, na Babilônia; Paulo em Roma. Deus usou a estes homens poderosamente para transformar terra árida onde estavam em mananciais.

Deus quer usar você para transformar a sua família, sua rua, seu bairro, seu trabalho, seus colegas na escola. Porém, para que isto aconteça, você precisa estar inundado pela presença de Deus. O verso cinco diz que a força deste homem deve estar em Deus e seus caminhos precisam ser planos, sem altos e baixos. Precisa ser um homem centrado em Deus. Aquele que é inconstante, se afasta de Deus na primeira dificuldade.

Você gostaria de ser um crente bem-aventurado, do tipo que transforma desertos em mananciais? Para que isto aconteça, você precisa estar cheio da unção de Deus. É preciso ter intimidade com o Senhor. Busque ao Senhor de todo o seu coração, encha-se com a sua maravilhosa presença. Que Deus te use poderosamente para transformação de lugares áridos em mananciais.

Pr. Sergio Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário