Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Esperança em meio ao caos


I Tim 1.1
Vocês devem ter acompanhado pela TV a reportagem acerca do Maluf e do Picciani, dois políticos que foram liberados para cumprir prisão domiciliar em suas mansões. É lamentável, que juízes do STF façam o desserviço, de conceder este privilégio a criminosos condenados. Esta ação só estimula aos corruptos a continuarem praticando crimes. Situações como estas nos fazem pensar que não há mais esperança. Porém, diante das mais duras crises, devemos aprender com a Palavra de Deus, que Jesus é a nossa esperança.
Neste texto, Paulo, o velho e experiente apóstolo, escreve para o jovem pastor Timóteo, para dar uma série de conselhos. A igreja de Éfeso estava enfrentando vários problemas, havia falsas doutrinas, pessoas perversas infiltradas e muito pecado entre o povo. Eles estavam, sem dúvida alguma, experimentando uma situação muito complicada. Problemas sempre trazem desgastes espirituais e emocionais, que minam a nossa esperança.
Somente Jesus poderia consertar tal situação. Somente a esperança em Cristo Jesus, faria com que um jovem pastor fosse para uma igreja tão atribulada, conforme diz em I Tm 1.8-10. O apóstolo Paulo, com toda a sua experiência, sabia que, diante de toda e qualquer situação, Cristo poderia trazer a solução. Desta forma, ele orienta a Timóteo sobre o que deveria fazer para cuidar daquela igreja. Ele inicia já no primeiro verso, apresentando a Jesus como a nossa esperança.

1. O que é esperança?
Segundo o dicionário, esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos; ato de esperar com confiança; boa expectativa; Fé em conseguir. Portanto, esperança real somente pode ser possível em Cristo. Aquele que espera em Cristo com confiança, exercita a fé, e a fé nos leva a grandes feitos. Hebreus 10.23Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura”. Note bem, que uma vida sem esperança perde o rumo, fica a deriva, não consegue equilíbrio. Entretanto, quando conhecemos a Jesus, então temos a nossa esperança renovada. Por que de uma forma toda especial, ele nos preenche e nos dá uma nova visão da nossa própria vida.
Esperança tem muito a ver com otimismo, em ver as coisas segundo a perspectiva de que tudo vai dar certo. Afinal, cremos que Deus está no controle de tudo. Ainda que as coisas não aconteçam como nós gostaríamos. O otimismo é a chave para a fé, que renova a esperança, por intermédio de Jesus.

2. O que faz uma pessoa perder as esperanças?
Geralmente as calamidades da vida corroboram para que as pessoas entrem em desespero e percam a esperança. Quando os problemas se multiplicam, e todos os ventos parecem ser contrários, temos a tendência de parar de crer e acreditar. Se este é o teu caso, Jesus pode renovar a sua esperança. Pode ser que você ainda tenha que enfrentar muitos problemas, e as preocupações te faça duvidar, neste momento, entregue suas desesperanças nas mãos daquele que pode trazer um renovo sobre sua alma, Jesus. 

3. O que faz uma pessoa sem esperança?
Ela perde a motivação de continuar lutando. Ela deseja parar e simplesmente se entregar ao destino. Se isto
está acontecendo com você, não faça isto, não pare de crer, não pare de lutar. Peça a Jesus para renovar a sua visão do que Deus é: Ele é o todo poderoso, criador dos céus e da terra; Ele é o sustentador e o nosso provedor; Ele é o grande Eu Sou; Ele é poderoso o suficiente para mudar toda e qualquer situação. O melhor de tudo, é que ele é o nosso Pai amado, que está conosco em todos os momentos.
Uma pessoa sem esperança, é uma pessoa sem vida, sem expectativa, sem fé. É como um navio sem leme, que não sabe para onde vai. Jesus pode renovar o seu prazer de viver. Ele disse “eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (Jo 10.10).
Quando estamos seguros em Jesus, pode vir o vento que for, teremos sempre a certeza, de que durante a tempestade, ele estará conosco, nos ajudando a vencer o dia mal.

Conclusão
Jesus sempre nos convida a ir a sua presença, levar todos os nossos problemas, ansiedades, cargas emocionais excessivas, e lançar sobre ele. Isto quer dizer que quando vamos à presença de Jesus, sentimos o alivio interior, uma paz real que envolve a nossa alma, e que nada e nem ninguém pode nos dar.
Todos os dias somos atacados por diversos problemas da vida, que querem nos fazer parar. São doenças, problemas financeiros, desentendimento familiar, traição, criminalidade, desemprego.. e tantas coisas mais que atormentam a nossa alma e aos poucos minam a nossa esperança. Porém, Jesus, nos faz um convite: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Eu creio que Jesus pode renovar as suas esperanças, e te fortalecer, para que você não desanime, não pare de lutar, e vença todas as guerras que se apresentarem em sua vida.
Pr. Sergio

Nenhum comentário:

Postar um comentário