Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Pedro o apóstolo precipitado

P e r g u n t a s   c h a v e

1. Você conhece alguém que seja precipitado, que faz as coisas no impulso?
2. Deus usa a todo o tipo de pessoa. Como e onde Deus poderia usar uma pessoa impulsiva?
Estamos falando sobre os doze discípulos de Jesus e como eles foram moldados para alcançarem o sucesso, em sua missão. Temos visto que eram pessoas comuns, como qualquer um de nós. Tinham medo, sentiam-se inseguros, por vezes se irritavam, brigavam entre si, havia disputa entre eles, dentre alguns defeitos. Mas mesmo assim Jesus os escolheu para apóstolos; os treinou, capacitou, supervisionou, liderou, os enviou. Eles erravam, Jesus os chamava, corrigia e tornava a os enviar. Eles não tinham nenhuma característica especial, não eram mestres, doutores e nem nenhum personagens importantes. Não temos o motivo pelos quais Jesus os escolheu, mas acredito que seja por serem pessoas abertas para aprenderem. Eram vasos vazios, sedentos por serem cheios. Vaso que já está cheio é impossível colocar mais alguma coisa.

Introdução

Lucas 6.12-16
Você conhece alguém que não pensa antes de falar, e quando pensa já falou? Pois é, Pedro era assim. Precipitação era o seu nome. Ele era completamente impulsivo.
Pedro na verdade não era um nome, mas sim um apelido que Jesus colocou em seu discípulo, cujo verdadeiro nome era Simão. Pedro significa literalmente pedra. Haviam dois discípulos chamados Simão, um era Simão Pedro e o outro Simão o Zelote. Sobre este último vamos falar mais sobre ele em outra oportunidade.
O apelido era significativo, e o Senhor teve uma razão específica para escolhê-lo. Simão era, por natureza, impetuoso, inconstante e inconfiável. Sua tendência era fazer grandes promessas que não poderia cumprir. Era uma daquelas pessoas que parece atirar-se de cabeça em alguma coisa e, logo depois a abandona, antes de ter concluído. Com frequência, era o primeiro a aceitar um desafio, mas, muitas vezes, também era o primeiro a pular fora. Toda igreja tem seus ‘Pedros’, ou seja, pessoas com características semelhantes a deste discípulo com uma personalidade tão inconstante.
Pedro também tinha um problema sério de dissimulação, o que chamamos normalmente de duas caras, no livro de Gálatas encontramos ele levando uma chamada do apóstolo Paulo: Gálatas 2.11-14. Quando estava com as pessoas de fora da igreja tinha um comportamento; quando estava com os da igreja se comportava de outra maneira. 
Características de Pedro:
1. Era pescador
Simão Pedro era pescador profissional. Ele e seu irmão André eram herdeiros de um comércio de pesca em Cafarnaum. Apanhavam peixes no mar da Galileia.
2. Era líder dos apóstolos
O nome de Pedro encabeça todas as listas de apóstolos, e ainda em Mateus 10.2 diz “primeiro Simão..” A palavra traduzida por ‘primeiro’ em grego é protos, não significa ser o primeiro de uma lista, mas o principal, o chefe.
3. Era precipitado
A personalidade de Pedro tanto o levava a ser precipitado como também o levava a tomar decisões rapidamente. No texto de Mateus 16.13 havia várias opiniões a respeito de quem era o Filho do Homem. Jesus pergunta para os discípulos qual era a opinião deles, Pedro rapidamente responde: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”.
Quando Jesus vem caminhando pelo mar, Pedro pede para andar sobre as águas com Jesus, e logo se atira no mar e começa a caminhar, mas quando a ficha cai, ele começa a duvidar e começa a afundar (Mt 14.30)
Quando Jesus estava sendo preso, Pedro saca a espada e corta a orelha do soldado. Havia um destacamento de soldados, o que ele pensou? Que poderia matar a todos os soldados? Na verdade acredito que ele agiu por impulso, não pensou em nada e tomou uma repreensão de Jesus.
Conclusão
Pedro foi um dos que Jesus mais chamou atenção, mais tomou repreensão. Era para Pedro ficar com raiva de Jesus, mas ele era um dos três discípulos mais próximos de Jesus.
 Talvez você se encaixe na personalidade de Pedro e ache que isto é um impedimento para ser um grande discípulo, mas Pedro é uma prova viva, de que os precipitados tem um lugar especial no coração de Jesus. Fato é que, você vai apanhar muito para tomar a forma de uma Pedra ideal. Jesus chamou Pedro até de Satanás e o repreendeu na frente de todos. Tudo isto não desestimulou a Pedro, pelo contrário, o fortaleceu. Não há outra forma de se polir uma pedra sem bater nela e lixar com força.
A maior característica de Pedro foi não desistir, deixar-se ser corrigido e ensinado. No livro de Atos vemos o poder e a autoridade que este discípulo exerceu em seu ministério. Seu poder era tanto, a ponto das pessoas serem colocadas por lugares onde Pedro iria passar, para que pelo menos a sua sombra passasse por cima delas e as curassem.

Se você permitir, o Senhor irá trabalhar em você e vai te transformar em uma grande testemunha do seu poder. Dê lugar ao Senhor, deixe-o moldar a sua vida.

Pr. Sergio Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário