Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Fale sim, sim ou não, não. Tenha palavra!

Mt. 5.33-37
Como as pessoas podem se tornar crentes? Uma das maneiras mais comum é observando a vida do crente. Talvez esta seja a melhor e a mais frágil forma de evangelização. As pessoas gostam de vigiar a vida do crente, isto nos traz grande responsabilidade. Com as nossas atitudes podemos levar pessoas a Cristo ou afastá-los completamente de uma possibilidade de salvação.

Lloyd-jones salienta que neste bloco do sermão do monte, Jesus mais uma vez levanta um ponto da lei mosaica que os fariseus desvirtuavam de seu real significado. "Também ouvistes o que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos". Não existem estas palavras em nenhuma parte do AT, esta era uma interpretação que os fariseus faziam da lei, talvez a partir de Ex. 20.7 "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão"; Lv. 19.12 "...nem jurareis falso pelo meu nome..". A partir da junção de versos isolados eles montavam sua sistemática, desviando-se do sentido real da lei mosaica. Tudo parecia fazer sentido e apoiado na lei, mas Jesus mostra que não era bem assim.

O principal sentido das afirmações de Moisés era “por um freio” nas inclinações humanas para a mentira. Moisés estava enfrentando um problema muito grande, as pessoas estavam mentindo deliberadamente e já não se podia confiar no que elas estavam dizendo uns aos outros. O propósito da lei era justamente parar esta tendência maligna.

A dificuldade dos fariseus e escribas era que a atitude deles era ditada inteiramente pelo legalismo.
Preocupavam-se muito mais com a letra da lei do que com o espírito da lei. Durante todo o tempo em que pudessem persuadir a si mesmos de que estavam observando a letra da lei, se sentiam perfeitamente satisfeitos. Eles haviam torcido de tal maneira o significado dos juramentos, interpretando os trechos bíblicos segundo os moldes legais que permitiam a si mesmos um amplo espaço para fazerem muitas coisas que eram abertamente contraditórias com o espírito da lei. Assim sentiam estar isentos de qualquer culpa, pois, para eles, nunca haviam quebrado a letra da lei.

A falsa interpretação dos fariseus e escribas traçava uma linha de distinção entre diversos tipos de juramento, afirmando que algumas modalidades de juramentos eram obrigatórias e outras não. Se alguém fizesse um juramento pelo templo, tal juramento não seria considerado válido; mas, se jurasse pelo ouro do templo, então estava obrigado a cumpri-lo. Se alguém jurasse pelo altar, não haveria necessidade de observar tal juramento; todavia, se jurasse pela oferta posta sobre o altar, estava forçado a cumpri-lo. No trecho de Mateus 23.16-22 o Senhor lançou todas essas noções no ridículo, salientando a desonestidade envolvida nelas.

Jesus disse: "Eu, porém, vos digo". Ou seja, não obstante ao que os antigos falaram ou o que vocês ensinam, eu sou o Legislador e tenho autoridade para esclarecer este assunto para vocês. Nos versos 37 Jesus fecha a questão sobre a matéria, ele diz: “Vocês tem que ter palavra! Qualquer coisa a mais é do diabo”.

Não é sobre a questão do juramento a preocupação de Jesus, mas sobre o homem ter palavra. Isto tem a ver com o caráter. Mais uma vez aqui voltamos para o aspecto da santidade. Não é uma questão mera de moral, por que o fariseus e escribas julgavam serem homens de moral (Mt. 23.28), era um problema de santidade. Pessoas que buscam somente a moral podem se perder em meio ao legalismo, mas quem busca a santidade evidencia o caráter de Jesus e de suas palavras. Os fariseus se mostravam impecáveis em seu exterior, mas o seu interior era sujo.

Há pessoas que dizem que não mentem. Isto em si já é uma grande mentira. É impossível viver neste mundo e nunca ter mentido. Então, para trazer conforto e paz aos seus corações eles maquiam suas próprias mentiras. Vou ilustrar para ficar mais claro. Certa vez uma pessoa estava dando um 
'tristemunho' e contou que o patrão dela havia dito que se alguém ligasse era para dizer que ele não estava, ela ficou preocupada por que não podia mentir, então o telefone ligou e ela disse que ele não poderia atender naquela hora. Ela se sentiu aliviada por que não mentiu. Oras, vamos analisar isto, o que ela disse era verdade? Obviamente que não. A verdade era que ele estava, mas não queria atender o telefone. Não existe meia verdade, ou é sim ou não. É isto o que Jesus estava dizendo. Não podemos arrumar desculpas para o nosso pecado. Há pessoas que dizem: "há, eu faço isto por que todo mundo faz". Ok, há coisas erradas que infelizmente somos forçados a fazer, devido ao risco de danos maiores, mas temos que ter a dignidade de admitir que o que fizemos não está correto. Não estou afirmando que temos que nos acostumar com o erro, mas sim para não dissimularmos, por que era isto que os fariseus faziam e acusavam os pecadores do erro. Eles escondiam seus erros e apontavam os dos outros.  É preciso ter coerência na sua fala. É preciso ser assim: sim, sim, não, não. Os fariseus desconstruíam o espírito da lei e reconstruíam em um formato sistemático que não os acusasse, assim eles podiam mentir e jurar e não se sentirem culpados.


Possuímos um mecanismo de defesa que nos induz a mentir para sofrermos menos, ou evitar problemas. E isto nos induz a mentir. Faz parte da nossa psique. Por outro lado existe a cobrança por sermos crentes e sabermos que não devemos mentir, isto nos leva a um paradoxo. Satisfazemos o nosso eu e nos sentimos melhor ou agradamos ao Senhor? Este paradoxo na verdade não existe, é uma mentira de satanás. O ditado que diz “a mentira tem pernas curtas” é bem verdadeiro. O que precisamos é levar uma vida de integra de verdade. Apenas tenha o cuidado de como se fala a verdade, por que há diversas maneiras de se falar a verdade sem ser grosseiro ou indelicado; há também tempo para tudo, inclusive para se falar a verdade, portanto, seja sábio. Outra coisa, eu não gostaria que você mentisse, mas se em algum tempo você precisar mentir, tenha a decência de assumir que mentiu, não dissimule. Vá a presença de Jesus e diga para ele o por que isto aconteceu e peça a ele para que você tenha condições de não mais ter que fazer isto. Viva uma viva de verdade, tenha palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário