Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

sábado, 16 de janeiro de 2016

Humildes de espírito

Mateus 5:3

Cada uma das bem-aventuranças é uma disposição que somente a graça e a operação do Espírito Santo em nós são capazes de produzir. É preciso ter cuidado em distinguir claramente entre as qualidades espirituais descritas no sermão do monte e as qualidades naturais que se assemelham a elas. Por natureza ou qualidades naturais, pessoa alguma apresenta tais características espirituais.

A primeira bem-aventurança pode ser considerada uma chave para entender as demais. Lloyd Jones acredita que as bem-aventuranças foram colocadas em uma sequência bem definida. Não foi mero acaso a sua ordem. Há um sentido lógico. Esta é a primeira característica por que ninguém pode entrar no reino de Deus se for soberbo. Para entrar no reino de Jesus, precisamos ser quebrantados. Nosso orgulho precisa ser quebrado. Essa é a característica fundamental do crente, as demais características são resultantes desta primeira. Ela indica um esvaziamento, ao passo que as demais apontam para plenitude.

Os princípios do reino dos céus vai na contra-mão dos ensinos deste mundo. No mundo para se ter sucesso é preciso demonstrar auto-confiança. É preciso dar a impressão de confiança própria para impressionar. É necessário demonstrar ser uma pessoa de sucesso, impor-se, para convencer o mundo de que você é um grande líder.

1. Ser humilde de espírito vai contra os princípios deste mundo por que não dá popularidade

Muitos líderes evangélicos do momento querem tornar-se populares, reconhecidos e ricos. Quando olhamos para Jesus, verificamos que ele não buscava reconhecimento e nem excesso de riqueza deste mundo. Ser humilde de espírito não dá popularidade nem mesmo dentro da igreja. Não há nada contra a riqueza e nem bons salários, mas dentro do Reino de Deus isto não tem nenhuma importância. O problema é quando o líder se deixa levar pelo 'sucesso' aparente e pela riqueza deste mundo e então torna-se soberbo e arrogante.

C.S. Lewis em seu livro Cartas do Inferno fala sobre as tentativas de satanás em afastar o homem da verdadeira humildade diante de Deus. Em um trecho de sua obra ele diz: "Portanto, você precisa arrancar do paciente o verdadeiro sentido da Humildade. Deixe-o imaginá-la como um conjunto de opiniões a respeito de seus talentos e caráter". Pensando desta forma descrita por Lewis o homem começa a sentir orgulho de ser humilde. Fala de sua humildade com grande proeminência e soberba.

2. Ser humilde de espírito é uma característica que somente o Espírito Santo pode nos dar

Não se trata de uma pessoa recatada, pobre ou tímida, mas de uma pessoa que reconhece que o Deus que nós servimos e a grandeza de sua obra é tão grande que absolutamente nada podemos fazer se não for pelo poder do próprio Deus. Nossa sabedoria humana, ainda que seja usada por Deus para ensinar e trazer esclarecimentos não é suficiente para promover mudanças tão profundas na nossa própria vida a ponto de nos transformar e muito menos na vida de outrem.
Há pessoas que demonstram uma falsa humildade, se colocam como humildes, mas é apenas uma máscara. Eles dizem eu não sou nada, não sou ninguém, Deus é tudo. Mas olhando ainda que de longe já se percebe sua arrogância ao lidar com as outras pessoas. Veste a máscara de humildade somente quando lhe é oportuno fazê-lo.

Lemos sobre o apóstolo Paulo que ele era um proeminente teólogo, escreveu 13 cartas das 21 cartas do Novo Testamento. Entretanto, quando tentado, pediu para que o Senhor afastasse dele aquela tentação, mas o Senhor disse pra ele: "minha graça de basta, por que o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Difícil entender isto em um mundo pós-moderno. Um pastor com esta postura jamais será considerado um líder de sucesso. Ser humilde de espírito é conseguir ver na graça de Deus um valor inestimável, de tal forma que todas as outras coisas perdem o valor.

3. Fora da bíblia bem poucos personagens foram notados por serem humildes de espírito

Martin Luter King que se destacou em sua luta contra a segregação racial no sul dos USA; Madre Tereza de Calcutá, que foi reconhecida por seu trabalho humanitário na India; Gandhi, que ganhou notoriedade devido ao seu trabalho de libertação do povo indiano da opressão e exploração da Inglaterra. Estes foram pessoas que não viveram para si mesmos. Eles não foram reconhecidos por seus eloquentes discursos, nem por serem autossuficientes, poderosos, e muito menos por sua autoconfiança, mas pelo seus serviços a favor do oprimido. Não estavam atrás de glórias humanas, muito pelo contrário assumiram posição de risco de morte e experimentaram a graça de Deus.

Conclusão

Gostaria de terminar reafirmando que ser humilde de espírito não é ser recatado, pobre, tímido, sem instrução, provinciano ou qualquer outra coisa de natureza puramente humana. Ser humilde de espírito é sentir que nada somos, que nada temos, nada vamos levar deste mundo, e também que olhamos para Deus em total submissão, dependendo inteiramente de sua graça. A única forma de alguém tornar-se humilde de espírito é levar uma vida totalmente na dependência de Deus. Rendendo-se completamente ao senhorio de Jesus. Demonstrando o seu amor a Deus através do favor ao próximo.

Não devemos esquecer de nossa pergunta primária: o sermão do monte é para a igreja nos dias atuais? Se for, precisamos buscar ser humildes de coração e ir na contra-mão do que o mundo diz sobre sucesso. Lloyd Jones afirma que se o sermão do monte é para a Igreja de hoje, então estamos com sérios problemas. Eu diria que precisamos resolver este problema nos quebrantando na presença do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário