Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Felizes os que choram

"Bem-aventurados os que choram, por que eles serão consolados". Mt. 5.4
Por que Jesus pronunciou este texto, "felizes os que choram". Como assim? O mundo diz: seja feliz o quanto puder. Até mesmo igrejas adoram o slogan pare de sofrer. Afinal de contas, as coisas já são bastante ruins por si só, então esqueça as dificuldades e carpe diem.
Este versículo se constitui em um grande paradoxo, feliz os que choram? Sim. Jesus não disse que aqueles que choram por motivo de uma tristeza é que são felizes, estes estão infelizes mesmo, e obviamente precisam ser consolados. Martin Lloyd Jones afirma que Jesus está se referindo a tristeza espiritual. O homem que realmente chora pelos seus pecados encontrará o perdão do Senhor e terá um encontro permanente com o Senhor e desta forma ele é consolado. Ao contrário, aquele que não se arrepende de uma vida pecaminosa não conseguirá alcançar a plenitude com o Senhor. O profeta Isaías declara que os nossos pecados nos separam de Deus e impede que ele nos ouça. Sem quebrantamento, não existe arrependimento, e sem arrependimento não poderemos ter absolvição dos pecados e logo, estaremos separados de Deus.
É com o coração quebrantado que conseguimos realmente achar a Deus. Salmos 51.17 "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus".
A alegria dos que choram por sua vida pecaminosa vem após a absolvição do Senhor: I João 1.9 "Se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoar de todo o pecado e nos purificar de toda a injustiça".
M. Lloyd Jones afirmou que a Igreja está vivendo uma vida espiritual superficial e por isto não sente tristeza. Ela não chora mais pelo pecado. O pecado já é muito comum na igreja. Quando digo pecado na maioria das vezes pensamos somente em pecados ligados a área sexual. Sim, isto é pecado, mas não quero diminuir o valor do pecado. O pecado está ligado em nosso desejo perverso do coração. O apóstolo Paulo nos dá uma lista simples de pecado descrita em Gálatas 5.19-21. Em geral o pecado está ligado ao hedonismo que leva o homem a tornar-se egocêntrico achando que tudo o que há no mundo, inclusive as pessoas, servem para lhe dar prazer, gerar riqueza, ser usado. Precisamos nos entristecer a ponto de chorar por causa destes pecados tanto quanto nos entristecemos com os pecados de ordem sexual. Todos eles são gravíssimos.
Paulo disse? "Miserável homem que sou, quem me livrará do corpo desta morte". Ele entendia perfeitamente o que é chorar espiritualmente. Ele tinha plena convicção do pecado.
Quem se achega a Deus com um coração quebrantado tem convicção plena que estará com o Senhor no gozo celeste. Tem da parte do Senhor a certeza de sua esperança final na eternidade. Por isto ele é feliz apesar do choro.
Este choro não é de remorso, mas de arrependimento sincero. A diferença entre um e outro é que o primeiro é apenas a chateação de ser descoberto e o medo de ser punido; o segundo é o desejo profundo de querer voltar atrás e não ter feito nada do que fez.

Para terminar, ele é feliz por que recebeu o que diz I Pedro 1.8-9 "Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa, pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário