Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

sexta-feira, 8 de março de 2013

UMA REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO EMOCIONAL


UMA TREMENDA GROSSERIA OU APENAS A VERDADE NUA?

 

Um dos aspectos interessantes da educação emocional é saber controlar a fala. Você certamente já ouviu alguém dizer: "eu sou muito autêntico, eu digo tudo o que penso!" À primeira vista parece algo muito saudável, mas, vamos refletir se é realmente.

As pessoas que falam tudo o que pensam sentem-se realizadas jogando tudo para fora, mas, as pessoas que recebem toda a carga emocional despejada sobre si não ficam nada felizes, por que se sentem totalmente afrontadas, desrespeitadas e em alguns casos usadas. Este posicionamento produz muito mal estar, levando o indivíduo a ter diversos problemas de ordem social.

A Educação Emocional leva o indivíduo a refletir sobre pelo menos quatro aspectos do "eu falo o que penso":

 1. Com quem se fala

Quem fala o que pensa em geral não escolhe a pessoa com quem se deve falar. Cada tipo de assunto necessita de um ouvinte diferenciado. Um exemplo simples: se você está com problemas em sua conta corrente, quem você procura pra falar? o gerente de sua conta, ele é a pessoa hábil para tentar solucionar o seu problema. Não adianta você reclamar, com a polícia, com a recepcionista, com as pessoas de sua casa, e nem mesmo com o diretor do banco. Há somente uma pessoa que pode resolver o seu caso, é o gerente de sua conta. Portanto, a escolha do seu ouvinte é o primeiro passo para alcançar a solução que deseja.

Quando você fala com a pessoa errada aquilo que pensa, você está gastando o seu tempo e sua energia em algo que não vai te ajudar a chegar a lugar algum. Além disto, o prejuízo pode ser grande quando se acha uma pessoa má intencionada, ele poderá usar a sua informação ou passá-la adiante sem nenhum pudor trazendo sérios prejuízos sobre sua vida.


2. Como se fala

A escolha do modo de se falar é bastante importante. Há várias coisas que podem ser ditas de maneiras diversas. Palavras simples como: por favor, obrigado, você poderia..? pode fazer muita diferença. O tom da voz, a forma com que se olha, a postura, a forma respeitosa de colocar as palavras, podem mudar todo uma situação de estresse.

Na hora do estresse quando as pessoas começam a levantar a voz querendo sobrepor a do outro, não há mais entendimento, não se ouve nada do que o outro diz, e todo o firewall está ativado, pronto para a defensiva. A forma que se fala pode demover este impedimento de comunicação e criar um ambiente amistoso para negociação.

3. Quando se fala

Cada assunto pede um momento diferenciado para ser dito. Exemplo, não se demite um funcionário em datas marcantes como natal, aniversário, casamento e outros. Por quê? Pensa-se que aquele dia é um dia de festejo e não deve ser lembrado como um dia para ser esquecido. Empresas que fazem isto causam um forte prejuízo emocional sobre a vida da pessoa demitida.

Muitos noivos escolhem um momento que consideram especial para pedir a sua noiva em casamento. Até hoje lembro-me que pedi minha atual esposa para casar-se comigo em um ônibus, que infelicidade, apesar de ela ter aceito e estarmos casados até hoje, este episódio sempre é lembrado com muitos gracejos e piadas.

Momentos onde o outro está irado nunca é um bom momento para resolver nenhum tipo de assunto. Por esta razão, muitos amigos, colegas de trabalhos e até mesmo casais acabam brigando seriamente, somente por que não souberam esperar o melhor momento pra discutir determinados tipos de assuntos. 

4. Há realmente a necessidade de ser dito?

A pessoa que fala o que pensa não mede as palavras, o que vem na mente joga pra fora pra se sentir aliviada. Entretanto a pessoa que recebe o rojão sente-se muito mal. Todos nós conhecemos comentários de pessoas indelicadas que soltam suas pérolas: nossa como você engordou; você tá doente? está tão magra; nossa, como você envelheceu...


Conclusão

Pensar antes de dizer é ser emocionalmente educado, um analfabeto emocional causa muitos prejuízos a si mesmos e ao outro. A Educação Emocional leva o indivíduo a refletir antes de fazer, a contar até dez antes de executar, e a medir bem os aspectos abordados acima sobre a fala. Pessoas que conseguem desenvolver esta habilidade são mais propensas a serem prosperas em suas ações, seja no trabalho, em relacionamentos, desenvolvimento de projetos... em fim, em todo o lugar em que estiver inserida em um determinado grupo. Isto dá-se por que são pessoas que estarão preocupadas com uma possível solução, e com a promoção da paz social. Estas pessoas são queridas e bem vindas em todo e qualquer lugar. São pessoas maduras que sentem muita paz interior e conseguem instaurar um ambiente de paz onde estão inseridas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário