Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

quinta-feira, 28 de março de 2013

Ele não está aqui, ressuscitou!


Mt 28.1-10

“Ele não está aqui...”. Esta foi a palavra que um anjo disse às mulheres que foram ao sepulcro no domingo de manhã. Elas foram lá para visitar um morto, mas o anjo lhes disse que ele já havia ressuscitado: "Ele não está aqui; ressuscitou...".

Me intriga um pouco saber por que inicialmente Jesus apareceu primeiro para mulheres, uma vez que os doze que lhe cercavam eram homens? Alguém me disse que era para que a notícia se espalhasse mais rápido, uma vez que, sabidamente, as mulheres tem maior facilidade em comunicar-se. Fato é que logo a noticia da ressurreição de Jesus se espalhou a tal ponto que até hoje, todos sabem que Jesus foi morto, mas, não permaneceu no sepulcro, ele ressuscitou.

Estamos no período conhecido como páscoa, que teve início entre os judeus quando foram libertos da escravidão do Egito. Todos os anos os judeus comemoravam esta festividade. Era tradição reunir as famílias, matar um cordeiro pascoal, assar e comer (Ex.: 12.8). Jesus é este cordeiro pascal que foi morto. João Batista testemunhando a respeito dele disse: "Este é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".

Este fato ocorreu a dois mil anos atrás, já tem muito tempo. O que ele representa para nós nos dias de hoje? teria a morte de Jesus algum significado importante. Teria a sua ressurreição alguma influência para a nossa vida?

Gostaria de apresentar pelo menos três grandes virtudes que a morte e ressurreição de Jesus nos traz:
 
1. Ele traz vitória diante de uma aparente derrota A morte de Jesus deu-se em meio à festividade da páscoa. Jerusalém estava cheia de gente de toda a parte de Israel, peregrinos vinham para a cidade para participar das comemorações. A morte de Jesus se transformou em um grande espetáculo para os seus perseguidores. Muitos se entristeceram, outros se alegraram, mas, a maioria, como é muito comum sequer entendia o que estava acontecendo, apenas tinha ouvido dizer que naquele dia teria a crucificação de condenados.

Deus tem sua forma misteriosa de operar que na maioria esmagadora das vezes desentoa da natureza humana de perceber o triunfo. Aos olhos naturais aquela situação era uma evidente derrota, porém o que parecia ser a maior de todas as derrotas, na realidade era a maior das vitórias, por que ao terceiro dia Jesus venceu a morte e ressuscitou.

Lembro-me que certa vez fui denunciado por pessoas que não gostavam das musicas que tocávamos na igreja, tive que parar na promotoria para dar explicações por algumas vezes. As pessoas que faziam a denuncia ficavam muito felizes em me ver ir prestar esclarecimentos. Com estas idas, a promotora acabou me conhecendo e parou de receber as denúncias caluniosas. O que aconteceu é que este contato facilitou o desenvolvimento de uma parceria com a promotora e desenvolvemos diversos trabalhos juntos no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

É assim que Deus faz, onde em nossas vidas parecia que haveria uma grande derrota é revertido o quadro de tal maneira que transforma tudo em uma vitória sem igual, é só confiar e esperar nele.

 

2. Ele traz vida onde há morte – Diz o texto que no domingo pela madrugada, as mulheres foram ao sepulcro para visitar, e diz o texto que um anjo moveu a pedra, os guardas que estavam na porta para ninguém roubar o corpo desmaiaram de medo ao ver os seres celestes. Então Maria Madalena e Maria mãe de Tiago, entraram no sepulcro e o anjo disse: Ele não está aqui; ressuscitou.

Nada se compara a alegria de recuperar a esperança. Acompanhei algumas pessoas que estavam depressivas. Depressão é um doença que rouba toda a alegria de viver e toda motivação de fazer as coisas. Uma das coisas que precisa ficar bem clara é que depressão é uma doença, e como doença precisa receber tratamento. Certa vez, acompanhei um jovem, recém casado, que havia passado um trauma muito forte, ele era chefe de turno de um porto, e no dia de sua escala o porto pegou fogo, e ele teve que comandar a equipe no combate àquele incêndio, a coisa foi tão grave, que gerou um forte depressão acompanhada de uma síndrome do pânico. Ele teve que passar por um forte tratamento psiquiátrico, somado com acompanhamento pastoral. Depois de um ano ele recuperou-se. Foi como se ele tivesse revivido.

Quando conseguimos vencer sérios problemas que nos sufoca e nos rouba a esperança é como se revivêssemos. Seja uma doença grave, um forte desemprego, crise no casamento, ... O alívio é indescritível. É como se revivêssemos, a alegria é restaurada, o prazer de viver recuperado, e a vida é vista de uma forma mais otimista. Se antes parecia tudo turvo, escuro e sem graça, agora existe luz, graça e vida.

Quando Jesus ressuscitou acabou o choro e o lamento das pessoas que o amavam. É isto que Jesus faz em nossas vidas. Trazer a alegria e a renovação da esperança em meio a aparentes derrotas.

 

3. Ele traz liberdade em meio a escravidão - A páscoa ganhou um novo sentido a partir da morte de Jesus. Antes simbolizava a libertação do povo hebreu da escravidão de faraó no Egito, depois do sacrifício de Jesus, a páscoa passou a simbolizar a ressurreição do nosso Senhor e a sua vitória sobre a morte. Pela sua morte Ele nos libertou da escravidão do reino das trevas. Através de sua ressurreição nos conduz para o reino da luz.

Certa vez em um determinado encontro de jovens tomamos um susto, um dos convidados era um travesti. Nunca tínhamos tido esta experiência e ficamos um pouco perdido sobre como fazer nas mínimas coisas. Mas, ali tivemos uma experiência tremenda, aquele rapaz aceitou a Jesus como Senhor de sua vida e teve a sua vida completamente transformada. Converteu-se, trocou as suas vestes, foi batizado e tornou-se membro de uma igreja.

Jesus venceu a morte e saiu daquele sepulcro para nos trazer libertação plena, para nos dar uma nova oportunidade de vida. Ele morreu e ressuscitou para ser o caminho que nos leva aos céus e para ser a porta de entrada para a salvação.

Se você é prisioneiro de algum vício, mal hábito, espírito imundo, ou qualquer outra coisa que o oprime e está tirando aos poucos a sua vida, Jesus pode te libertar desta escravidão. Acreditar na morte de Jesus na cruz e em sua ressurreição é o começo de uma vida em liberdade.

 

Conclusão:

Jesus disse: “eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, ainda que morra viverá”. O desejo de Jesus é trazer salvação e vida eterna. Creia em Jesus! Entregue a Ele a sua vida. Se você quer fazer parte da vitória de Jesus, quer vida e deseja ser liberto de algo que te sufoca, convide-o para entrar em seu coração dizendo: Senhor Jesus, eu declaro que estou derrotado e preciso de sua vitória, preciso de vida e libertação, reconheço que preciso de sua presença em minha vida e por esta razão eu quero entregar minha vida em suas mãos. Amém!
e

Nenhum comentário:

Postar um comentário