Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Superando os fracassos da vida

Lucas 22.54-62

Jesus estava sendo levado para ser crucificado. Os discípulos estavam desesperados, completamente sem rumo. Horas antes Pedro havia jurado que iria com Jesus até mesmo à própria morte. Aqueles que haviam jurado lealdade ao seu mestre esquecera de todo o ensinamento. Enquanto Jesus estava preso na casa do sumo-sacerdote, uma multidão acampava ao redor da casa esperando o desfecho da trágica história daquele jovem rabino. Durante o tumulto, o mestre olha para a multidão aflita, e em um canto, cabisbaixo, escondido de pavor estava Pedro. Como o olhar de Jesus encontrou a Pedro? Não sabemos, mas, naquele momento Pedro lembrou-se do que Jesus havia lhe dito: “antes que o galo cante me negarás
Aquele olhar penetrante de Jesus fez Pedro desabar, ele sentiu-se envergonhado, humilhado, derrotado, fracassado. Ele que até pouco tempo atrás morreria pelo seu mestre e agora nem sequer sustenta que o conhece. Então, Pedro sai e chora amargamente.
Todos nós enfrentamos momentos de fracassos em nossas vidas, isto não é privilégio de alguns. O fracasso faz parte da formação humana, sobretudo daqueles que estão lutando para alcançar grandes conquistas. Não existem conquistas sem lutas, e não existem lutas sem fracassos. Quanto maior for o que você quer alcançar, maiores serão os seus fracassos. Entretanto, há pessoas que não conseguem lidar com a dor de um grande fracasso e desiste de tudo. Este não foi o caso de Pedro.
A partir deste texto que compartilhar com você cinco princípios necessários para te ajudar a superar os fracassos.
1. Encare o fracasso como algo temporário – há pessoas que fracassaram e acham que a vida acabou, e ficam curtindo o amargo do fracasso por toda a sua vida. Pedro lidou bem com esta questão. Aquele episódio serviu para ensiná-lo que ele não era tão valente assim. Mais tarde, após a ressurreição ele tem um encontro com Jesus no qual ele tem que afirmar por três vezes que ama a Jesus somente com amor de amigo (fileo), e não com amor incondicional (ágape).
Trabalhei com um gerente que havia ficado desempregado aos cinqüenta anos de idade. Ele se chamava Marcos. Ficar desempregado após tanto tempo trabalhando em uma só empresa é lastimável. Muitas pessoas piram com isto. Mas, lembro do Marcos me falando sempre: “Sergio, temos que ter olhos de ver e pernas de andar”, era o refrão incansável dele. Então, o Marcos saiu fez cursos de atualização, se inscreveu em diversas agências, buscou, e após um longo período de espera, ele foi selecionado para a empresa que eu trabalhava. Trabalhamos juntos durantes uns cinco anos. Ele encarou o seu desemprego como algo temporário.
Em que você tem fracassado? Não se desespere. Pare um pouco, reflita sobre tudo o que aconteceu e tire lições para as próximas oportunidades que certamente virão. Confie em Deus, que sempre nos ajuda em nossos momentos de dor, e nos ampara em todos os momentos.
Se o teu fracasso foi proveniente de um erro, não fique se lamentando, levanta, recomece, este momento precisa ser apenas temporário. Se Pedro parasse, ele estaria perdido e perderia tudo o que Deus havia preparado para ele.

2. Encare os fracassos como incidentes isolados – Pedro se sentia todo poderoso antes daquele fatídico incidente, mas, após o ocorrido passou a se conhecer melhor. Agora ele precisava ser tratado, precisava levantar a cabeça e interpretar aquele grande fracasso como um momento isolado de sua vida.
Uma especialista em culinária chamada Júlia Child estava ensinando fazer suflê: Bata um ingrediente aqui, mistura outro ali, e por ultimo coloca no forno, após algum tempo está pronto. Mas, quando abriu o forno o suflê murchou completamente. O que ela fez? Ela sorriu e disse: ‘Bem, não dá para acertar todas. Bom apetite’.
Assim são os fracassos de nossas vidas, não podemos acertar sempre, mas, não podemos nos entregar aos erros achando que é assim mesmo e que sempre vai dar tudo errado. Fracassos devem ser considerados como incidentes de percurso. Se não caminharmos, não nos acidentaremos, mas, nunca chegaremos a lugar nenhum.

3. Mantenha as expectativas em alta após o fracasso – Como Pedro poderia reerguer a cabeça após ter sido confrontado pelo olhar de Jesus?
Quando estava pastoreando em Belmonte, tentei surfar, mas, após algumas tentativas desisti, resultado, não aprendi a surfar. Diferente disto, o meu filho perseverou e quando saímos de lá ele já estava conseguindo ficar em pé na prancha. Todos os melhores surfistas do mundo aprenderam caindo.
Se Pedro abaixasse sua cabeça naquele momento de derrota e não erguesse mais, então ele nunca teria feito as obras tão excelentes que fez, a ponto de até mesmo a sua sombra curar pessoas. Deus tem um plano para sua vida, então continue crendo, as suas expectativas não serão desperdiçadas.

4. Concentre-se no ponto forte – Qual era o ponto forte de Pedro? Sua personalidade. Foi exatamente neste ponto que ele foi quebrantado, para um aprimoramento de seu ponto forte. Dias depois, em Jerusalém, Pedro estava com sua voz retumbante pregando e vê milhares de pessoas convertendo-se a Jesus.
O que distingue vencedores de perdedores é que um vencedor sempre se concentra no que é capaz de fazer e o perdedor fica preso ao que não é capaz de realizar. Deus te deu um dom, utilize-o com vigor, aproveite foi um presente de Deus para a sua vida, para que você adquira muitas vitórias através dele.

5. Volte ao ponto de partida – Voltar ao ponto de partida é recomeçar. Pedro teve que reconsiderar toda a sua vida e voltar um pouco atrás. Ele não era bem o que achava de si mesmo. Quando ele tem o encontro com Jesus após a ressurreição, ele estava bem consciente de quem ele realmente era.  Então ele volta ao ponto inicial, e recomeça o seu ministério.
A psicóloga Simone Caruthers afirma: “A vida é uma série de resultados. Algumas vezes, o resultado é aquele que você deseja. Ótimo. Pense no que fez certo. Outras vezes o resultado é o que você não deseja. Ótimo. Pense no que fez de errado para não tornar a repeti-lo”. A chave para voltar ao ponto de partida está em sua atitude em relação ao resultado.
Qual foi o ponto de sua vida que você fracassou? Na família, casamento, emprego, espiritualmente, ministério, negócios, amizade, namoro, política?

Conclusão
Se você não aprender a lidar com o fracasso nunca experimentará o sucesso em sua trajetória. Deus tem grandes coisas para realizar em sua vida e através de sua vida. Não se renda ao fracasso, não pare, não olhe para traz, não desista de suas realizações. Algumas vezes você terá que recomeçar, não tenha medo, você irá se sair bem. Não fique lastimando o que você perdeu. O que se foi já era, e não voltará mais a ser.
Se Pedro ficasse amarrado àquela experiência, ele jamais teria se tornado o grande apóstolo Pedro. Da mesma forma, se você ficar amargando uma experiência ruim, por mais dolorosa e profunda que seja, você nunca estará aberto a novas experiências e estará fadado ao fracasso.
Aquele olhar de Jesus para Pedro mudou toda a trajetória da história de fracasso de Pedro. Há algo indescritível no olhar de Jesus para nós. O olhar dele transmite graça, amor e paz. Não é um olhar acusativo e condenatório, é um olhar de misericórdia que nos chama ao arrependimento, ao mesmo tempo que nos enche de vigor para recomeçar e superar toda a dor e perda do fracasso.
Olhe para Jesus agora, ele está olhado pra você, permita, pela fé, que o seu olhar espiritual encontre com o olhar Dele. Sinta o seu amor e entregue-se completamente a ele deixando que ele te conduza em paz e em segurança para um novo estágio de sua vida. Após esta experiência, você se sentirá bem mais seguro e confiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário