Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

terça-feira, 5 de julho de 2022

Como retribuir um grande amor?


"As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor, seria de todo desprezado". (Cantares 8.7)

O livro dos Cânticos é um livro de poesia romântica. Então se você tem o seu cônjuge é um ótimo livro de meditação sobre o tema, pois fala do amor de um homem por sua esposa e da sua esposa por seu marido. É provável que Salomão tenha escrito este poema para celebrar o seu casamento com a Sulamita, aparentemente sua esposa favorita. 

Cantares é um poema que fala sobre as alegrias do amor conjugal. Judeus e cristãos veem neste livro uma correlação entre o amor que ocorre entre os cônjuges no casamento e o amor de Deus por seu povo. Os judeus leem este livro na festa da Páscoa, como referência ao Êxodo, quando Deus tomou Israel como esposa. Cristãos leem como uma ilustração do amor de Deus pelos salvos e remidos.

Sempre houve questionamento do porque o livro dos Cânticos dos Cânticos estar no Cânon, por não falar diretamente sobre Deus ou sobre uma intimidade com Deus. Haviam duas escolas teológicas, que tinham formas divergentes de ler as escrituras: Alexandria, que interpretava os textos de forma alegórica; e Antioquia, que interpretava de forma literal. Porém, não creio que se deva discutir se uma poesia é literal ou alegórica, ela é o que é, uma obra de arte para ser admirada em sua inteireza metafórica. Aqueles que eram seguidores dos entendimentos da escola de Antioquia, afirmavam que o livro era apenas uma poesia, algo que Salomão escreveu para a sua esposa, portanto, a partir desta definição, não deveria mesmo pertencer ao Cânon. Já os defensores do método alegórico, viram nos Cânticos o relacionamento de Deus para com o seu povo, portanto, o livro foi considerado inspirado e pertencente ao Cânon.

No hebraico a palavra amor é Ahavah, que pode ser qualquer tipo de expressão de amor, pelo filho, amigo, cônjuge. No grego o verbo é Agapaô, que se refere a um amor incondicional. É o amor que o apóstolo Paulo ordena a todo marido amar a sua esposa. É com este amor que Deus nos ama e que nós devemos amar a Deus.

Em Mateus 22.37 Jesus, quando perguntado sobre qual é o primeiro mandamento da Lei Hebraica, ele disse: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”. Deus nos ama, isto é um fato, independente do que somos ou fazemos. O resultado deste amor é a sua graça ao nosso favor.

O que precisamos fazer para retribuir este tão grande amor de Deus?

1. Conhecendo a Deus

A primeira etapa de um relacionamento conjugal é conhecer o seu cônjuge. Não sabemos como Salomão conheceu a Sulamita, mas, algo nela despertou o seu interesse em conhecê-la. Ele era o todo poderoso rei de Israel, para tornar-se esposa do rei era algo bem difícil. Havia quase um desfile de miss, para que fosse escolhida as mais belas mulheres.

Da mesma forma, o nosso primeiro passo para iniciar um relacionamento com Deus é dando um passo em direção a ele para conhecê-lo.

Esta semana estive com um pastor amigo, que ficou viúvo no ano passado, ele compartilhou comigo que foi a um evento chamado “Congresso Singular”. É um trabalho voltado para o público: solteiros, viúvos e divorciados a partir de 30 anos. Achei bem interessante, é muito bem formatado. A ideia é ter um espaço onde as pessoas possam se encontrar e se conhecerem. Quem sabe não dá um match? No caso dele deu. Ele está planejando para casar-se novamente.

Se o meu amigo não tivesse dado este passo, se não tivesse se dado esta oportunidade, não teria tido a oportunidade de conhecer uma pessoa tão adorável. Da mesma forma, quem não se aproxima de Deus, não se dá a oportunidade de conhecê-lo.

2. Iniciando um relacionamento com Deus

Ir no evento foi o primeiro passo, mas, se o segundo não fosse dado, nada aconteceria, o amor não brotaria. O meu amigo foi ao evento e deixou o seu coração aberto, e após conhecer a moça, gostou, e resolveram iniciar um relacionamento.

Conhecer a Deus é o primeiro passo, e se você está lendo este texto, é porque de alguma forma você tem algum interesse em conhecer a Deus. E, se este é o seu caso, você dê o segundo passo, inicie um relacionamento com Ele. Imagina se uma pessoa vai ao Congresso Singular, conhece pessoas interessantes, mas, não abre o coração para ninguém? Ela irá continuar solteira.

Se você sente a presença de Deus, comece com ele um relacionamento ainda hoje. Ele te ama e aguarda tão somente que você se abra para iniciar este relacionamento.

3. Se entregando a ele sem reservas

Um relacionamento pleno não pode ter reservas, e preciso entregar-se por inteiro. Se você inicia um relacionamento cheio de dúvidas e com um pé atrás, poderá ter muitos problemas. Um relacionamento é algo que requer confiança. Não tem como viver com uma pessoa que você desconfia dela. Se este é o caso, é bem melhor nem iniciar.

Quando olhamos para o livro dos Cânticos percebemos um homem apaixonado por sua esposa. Ele abre completamente o seu coração e compartilha tudo o que está sentindo. Ele descreve tudo o que ela representa. Isto é fruto de quem se entregou sem reservas.

O livro de Cantares é uma ilustração perfeita para o nosso relacionamento com Deus. Um Deus que ama o seu povo, é apaixonado, e tem ótimas expectativas sobre o seu relacionamento.

Conclusão

Portanto, para retribuir este tão grande amor de Deus para conosco, é preciso aproximar-se de Deus para conhecê-lo melhor, quem sabe assim você inicie um relacionamento com ele, uma vez que ele já nos ama incondicionalmente. Mas, entregue-se sem reserva, o convite de Deus é para que você o ame de todo o seu coração e de todo o seu entendimento, só assim você conseguirá sentir o tão grande amor que Deus tem para com você.

A forma que você pode retribuir a este amor, é entregando-se a ele. Salmos 37.5 diz “Entregue o seu caminho ao senhor, confia nele e o mais ele fará”.

Se você quer iniciar um relacionamento com Deus, ore onde você estiver e diga isto para Ele. Este relacionamento se inicia a partir de um ato de entrega voluntária. Faça isto e sinta o inundar de Deus sobre a sua alma.

Pr. Sergio Rosa

-------------

Obs.: Se você fez este ato de entrega e teve uma experiência pessoal com Deus, deixe nos comentários o seu testemunho. E, caso precise de ajuda no inicio da sua fé, deixe o seu e-mail e nós entraremos em contato, seja em que tempo for e onde estiver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário