Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Recebi poder. E agora?

Atos 1.8

Poder de forma geral é um revestimento que alguém recebe para realizar alguma coisa específica. Só se pode exercer o poder quando se recebe autorização para isto. Somente pode se transferir ou delegar poder para o outro aquele que recebeu autoridade para isto. Por exemplo: Para exercer a medicina é preciso que um grupo de pessoas legalmente autorizadas, denominado Conselho Regional de Medicina, credencie uma pessoa para tal. Da mesma forma pastores Batistas. É preciso que a igreja reunida, juntamente com a Ordem de pastores, credencie um candidato para exercer o ministério pastoral. Estes e outros grupos têm o poder para dizer quem pode ou não exercer determinadas profissões, porque alguém que tinha autoridade lhes conferiu este poder.  Nós recebemos o poder do Espírito Santo, do próprio Deus, fomos revestidos do poder divino para cumprir uma missão. A pergunta é: E agora, o que eu faço com todo este poder?

Muita gente recebe um poder, mas, não sabe como utilizá-lo. Eu e minha querida esposa assistimos outro dia um filme chamado Shazan. É a estória de um menino de quatorze anos que recebe o poder de um mago para se transformar em um super herói, porém, ele não sabe utilizar de imediato todo o poder que recebe. Então, ele utiliza os seus super poderes para o benefício próprio. Como um menino, ele age como um menino, vai para as ruas dar autógrafos, tirar selfies, e cobra por isto.  É preciso surgir um super vilão, para tentar destruí-lo e tomar o seu poder, para que ele perceba que tudo o que lhe foi dado é para cumprir uma missão: proteger o mundo contra o mal.

Nós temos o poder que nos foi dado pelo Espírito Santo, mas, nos comportamos como aquele menino que não sabe para que ele recebeu tal poder e queremos usar este poder somente para nós mesmos, porém, Jesus deixou bem claro onde e como deveríamos utilizar todo este poder.

Jesus havia ressuscitado e muitos discípulos estiveram com ele durante um espaço de cerca de quarenta dias. Ele apareceu para cerca de quinhentas pessoas. Pouco antes de ascender aos céus Jesus estava reunido com os seus discípulos quando fez a sua última declaração. Neste momento Jesus prometeu para que eles receberiam poder para cumprir uma missão.

Como se deu esta promessa que Jesus fez aos seus discípulos e o que eles deveriam fazer?

1ª "Receberiam poder".

A primeira promessa de Jesus neste verso é que eles seriam revestidos de poder. O que significa que eles teriam autoridade para fazer algo. A missão de Jesus era simples, eles deveriam ser suas testemunhas. Deveriam contar ao mundo tudo o que Jesus fez. Deveriam compartilhar a mensagem do reino de Deus para que outros também tivessem oportunidade de participar.

Eu lembro quando trabalhei em uma grande empresa. Entrei como assistente, depois de uns três ou quatro anos a empresa decidiu me promover e recebi a função de chefia. Neste momento eu fui revestido de autoridade sobre os meus companheiros, que antes eram apenas seus colegas de trabalho. O que mudou? Eu fui revestido de poder para liderá-los. Este poder foi me dado para que eu coordenasse o trabalho de equipe. Caso eu não cumprisse o meu papel, provavelmente eu seria demitido, porque não utilizei com excelência o poder que me foi confiado.

Quando nós nos convertemos, recebemos poder para cumprirmos uma missão. Antes da conversão não temos o poder do Espírito Santo, este poder só nos é dado quando entregamos a ele as nossas vidas. E, neste momento, somos capacitados a testemunhar o seu amor e a sua justiça.

II Reis 9 conta a história de quando Jeú foi ungido rei de Israel. Eliseu manda um dos seus discípulos pegar um vaso de azeite e ungir a Jeú como rei. Jeú era comandante do exercito. O moço vai com muito medo e faz o que o profeta mandou e foge. Logo depois os outros capitães ficam sabendo o que aconteceu, lançam suas capas, tocam o shofar e declaram, Jeú é rei. Veja que, a cinco minutos atrás ele era somente um comandante do exército, mas, depois de um simples ato, ele recebe a investidura de um rei. 

Neste verso, Jesus está informando para os seus discípulos que eles receberiam poder espiritual para realizar uma grande missão, eles seriam suas testemunhas.

2ª "Receberiam o Espírito Santo".

Quem recebe poder ou autoridade, recebe de alguém que tem o poder de conceder tal autoridade, se não ela não serve para nada. Eu posso chegar aqui e dizer, a partir de hoje todos vocês são príncipes e princesas, mas, nada aconteceria. Eu não tenho autoridade para isto, então minha palavra será inútil. Mas, posso levar pessoas aqui a serem consagradas a pastores e líderes da igreja. Para isto eu tenho poder e autoridade. No caso de Jeú, Eliseu tinha poder reconhecido para ungir alguém para ser rei.

No caso dos discípulos, eles receberiam poder que vinha do próprio Deus. Ele os capacitaria para realizar a grande obra para o qual foram comissionados. Este fato acontece primeiramente durante a festa de Pentecostes, quando os discípulos estavam todos reunidos em Jerusalém. Hoje acontece quando cremos em Jesus e entregamos a ele as nossas vidas.

O Espírito Santo seria o poder capacitador, para que os discípulos pudessem realizar a missão. 

3ª "Seriam testemunhas de Jesus"

Quando se recebe um poder ou uma autoridade é para ser utilizado para um fim específico. Jesus declarou para o que eles receberiam todo aquele poder. Os discípulos seriam testemunhas dele. Onde eles fossem compartilhariam a história do que Jesus fez. Simples assim. O poder não era para benefício próprio era para ser utilizado para que outras pessoas tivessem a oportunidade de também conhecer a Jesus.

Quando discipulamos alguém, estamos utilizando o poder que o Espírito Santo nos concede. Quando nos calamos, nós tornamos todo este poder obsoleto. O poder do Espírito não é para realizarmos cultos para nós mesmos nos sentirmos bem, mas, é para que vidas sejam alcançadas.

4. “Testemunhariam em Jerusalém, toda Judéia, em Samaria, e até nos confins do mundo"

Há um sentido lógico no que Jesus disse. É preciso começar por Jerusalém, ou seja, por aqueles que estão mais próximos. Nossos vizinhos, amigos, parentes. Depois, pensar em nosso entorno: Em toda a Judeia. Em nosso caso, Duque de Caxias é a nossa Judeia. Devemos também pensar em alcançar aqueles que consideramos desprezíveis, que para o povo judeu eram os samaritanos. Estes representam aquelas pessoas que não queremos em nossas igrejas, porque as rejeitamos. E, então, por último, pensar nos lugares mais distantes.

O que Jesus propôs não é uma lista para escolhermos qual povo queremos alcançar, mas, mostrar que todos precisam ser alcançados, porém, primeiramente aqueles que estão próximos a nós. O Eu+1 é uma ferramenta que visa viabilizar esta ordem de Jesus. Pensar em discipular aquele que está perto de nós. E para isto o Espírito Santo nos capacita.

Conclusão:

Jesus veio a terra, se fez homem, habitou entre nós, entregou sua vida na cruz do calvário para nos salvar da condenação eterna e nos enviou o seu Santo Espírito. Ele prometeu que por seu intermédio receberíamos poder, através do recebimento do Espírito Santo em nossas vidas, e este poder deverá ser usado para um objetivo específico, ser testemunha do Senhor Jesus. Discipular pessoas pelo poder do Espírito Santo. Contar para as pessoas sobre as boas novas de salvação. Esta é a nossa missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário