Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Esperança em meio ao caos


I Tim 1.1
Vocês devem ter acompanhado pela TV a reportagem acerca do Maluf e do Picciani, dois políticos que foram liberados para cumprir prisão domiciliar em suas mansões. É lamentável, que juízes do STF façam o desserviço, de conceder este privilégio a criminosos condenados. Esta ação só estimula aos corruptos a continuarem praticando crimes. Situações como estas nos fazem pensar que não há mais esperança. Porém, diante das mais duras crises, devemos aprender com a Palavra de Deus, que Jesus é a nossa esperança.
Neste texto, Paulo, o velho e experiente apóstolo, escreve para o jovem pastor Timóteo, para dar uma série de conselhos. A igreja de Éfeso estava enfrentando vários problemas, havia falsas doutrinas, pessoas perversas infiltradas e muito pecado entre o povo. Eles estavam, sem dúvida alguma, experimentando uma situação muito complicada. Problemas sempre trazem desgastes espirituais e emocionais, que minam a nossa esperança.
Somente Jesus poderia consertar tal situação. Somente a esperança em Cristo Jesus, faria com que um jovem pastor fosse para uma igreja tão atribulada, conforme diz em I Tm 1.8-10. O apóstolo Paulo, com toda a sua experiência, sabia que, diante de toda e qualquer situação, Cristo poderia trazer a solução. Desta forma, ele orienta a Timóteo sobre o que deveria fazer para cuidar daquela igreja. Ele inicia já no primeiro verso, apresentando a Jesus como a nossa esperança.

1. O que é esperança?
Segundo o dicionário, esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos; ato de esperar com confiança; boa expectativa; Fé em conseguir. Portanto, esperança real somente pode ser possível em Cristo. Aquele que espera em Cristo com confiança, exercita a fé, e a fé nos leva a grandes feitos. Hebreus 10.23Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura”. Note bem, que uma vida sem esperança perde o rumo, fica a deriva, não consegue equilíbrio. Entretanto, quando conhecemos a Jesus, então temos a nossa esperança renovada. Por que de uma forma toda especial, ele nos preenche e nos dá uma nova visão da nossa própria vida.
Esperança tem muito a ver com otimismo, em ver as coisas segundo a perspectiva de que tudo vai dar certo. Afinal, cremos que Deus está no controle de tudo. Ainda que as coisas não aconteçam como nós gostaríamos. O otimismo é a chave para a fé, que renova a esperança, por intermédio de Jesus.

2. O que faz uma pessoa perder as esperanças?
Geralmente as calamidades da vida corroboram para que as pessoas entrem em desespero e percam a esperança. Quando os problemas se multiplicam, e todos os ventos parecem ser contrários, temos a tendência de parar de crer e acreditar. Se este é o teu caso, Jesus pode renovar a sua esperança. Pode ser que você ainda tenha que enfrentar muitos problemas, e as preocupações te faça duvidar, neste momento, entregue suas desesperanças nas mãos daquele que pode trazer um renovo sobre sua alma, Jesus. 

3. O que faz uma pessoa sem esperança?
Ela perde a motivação de continuar lutando. Ela deseja parar e simplesmente se entregar ao destino. Se isto
está acontecendo com você, não faça isto, não pare de crer, não pare de lutar. Peça a Jesus para renovar a sua visão do que Deus é: Ele é o todo poderoso, criador dos céus e da terra; Ele é o sustentador e o nosso provedor; Ele é o grande Eu Sou; Ele é poderoso o suficiente para mudar toda e qualquer situação. O melhor de tudo, é que ele é o nosso Pai amado, que está conosco em todos os momentos.
Uma pessoa sem esperança, é uma pessoa sem vida, sem expectativa, sem fé. É como um navio sem leme, que não sabe para onde vai. Jesus pode renovar o seu prazer de viver. Ele disse “eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (Jo 10.10).
Quando estamos seguros em Jesus, pode vir o vento que for, teremos sempre a certeza, de que durante a tempestade, ele estará conosco, nos ajudando a vencer o dia mal.

Conclusão
Jesus sempre nos convida a ir a sua presença, levar todos os nossos problemas, ansiedades, cargas emocionais excessivas, e lançar sobre ele. Isto quer dizer que quando vamos à presença de Jesus, sentimos o alivio interior, uma paz real que envolve a nossa alma, e que nada e nem ninguém pode nos dar.
Todos os dias somos atacados por diversos problemas da vida, que querem nos fazer parar. São doenças, problemas financeiros, desentendimento familiar, traição, criminalidade, desemprego.. e tantas coisas mais que atormentam a nossa alma e aos poucos minam a nossa esperança. Porém, Jesus, nos faz um convite: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Eu creio que Jesus pode renovar as suas esperanças, e te fortalecer, para que você não desanime, não pare de lutar, e vença todas as guerras que se apresentarem em sua vida.
Pr. Sergio

sábado, 7 de abril de 2018

Lula: orgulho, queda e prisão


“A soberba precede à ruína; e o orgulho, à queda” – Prov. 16.18

A história do ex Presidente Luiz Inácio Lula da Silva me impressiona. É o relato de um metalúrgico que chegou ao maior cargo público brasileiro. Um homem do povo, que cresceu nos braços do povão e chegou a comandante da nação. É uma história linda, até certo ponto, de pleno sucesso, que mostra uma inteligência surpreendente.

Com isto, não estou aqui considerando toda a lama de corrupção que o PT se meteu. Estou apenas afirmando que trata-se de um grande líder. Vindo de uma família pobre, do interior de Pernambuco, cidade de Caetés. Sua incontestável inteligência foi demonstrada durante os seus dois mandatos e reconhecida em grande parte do mundo. Aclamado, inclusive, como Doutor honoris causa por diversas instituições nacionais e internacionais.

Sua luta a favor do pobre foi sua marca principal. Seu poder de articulação política supera em muito aos seus demais pares, tanto favoráveis, quanto contrários. Demonstrou forte competência nas negociações internacionais, quebrando a alta dependência do País aos USA. Se recusou a considerar o Brasil como um tipo de colônia americana. Abriu as portas de negociações com a América Latina, Russia, China e India. O que incomodou tremendamente a poderosa economia Norte Americana.

Considero realmente genial tudo o que foi pensado e realizado pelo Lula. E, nisto tem minha humildíssima admiração. Acredito, porém, que ele deveria ter saído enquanto estava em alta, com reconhecimento nacional e internacional como um grande líder. O sonho de perpetuação de poder corroborou para a sua queda e vergonha. Ele foi surpreendente, magnifico em tudo o que fez, porém, quando começou a pensar e imaginar que sua ascensão não teria fim, foi traído, pelo orgulho e soberba. Este foi o inicio de sua queda.

A queda como resultado de orgulho e soberba não é novidade da era Lula, a história tem uma enormidade de grandes líderes, nas mais diversas áreas, que caíram neste erro. Eles acreditaram tanto em si mesmos, que foram traídos por seus sentimentos de grandeza.

Não cabe aqui julgar a corrupção em que o PT se enfiou, porque isto é matéria para os magistrados. A nós, cabe a análise política e social dos fatos. Não acredito que sua queda foi devido à corrupção, porque se assim o fosse, muitos outros políticos já estariam presos. Alguns destes, inclusive, nem permitiram ser investigados. Estão na mira da PF e Promotores. Porém, blindados pelo Congresso, estão conseguindo safar-se, da Lava Jato, ainda que temporariamente, cremos! Mas, acredito que esta situação mudará em breve. Não esperaremos muito para ver esta gente podre, sanguessugas da nação, presos!

A queda do reverenciado ex Presidente Lula, deu-se pelo orgulho messiânico. Embora seja uma pessoa de hábitos simples, e de uma humildade que lhe é peculiar, sua arrogância deu-se por maximizar sua própria importância. Perdeu o ‘time’ da saída honrosa. Achou que deveria trabalhar na perpetuação do Partido dos Trabalhadores no poder. Grande articulador, não se deu conta que estava sendo vitima da articulação da oposição, que queria ‘estancar a sangria’. Aqueles que uma vez o apoiaram e legitimaram seu poder, agora, volta-se contra ele, para tomá-lo de suas mãos.

Hoje, dá-se a prisão daquele que foi considerado, durante um período, pela grande maioria dos brasileiros, o melhor presidente do Brasil. Acusado, julgado e condenado a 12 anos de prisão, por vários crimes de corrupção. Lamentamos sim e muito, sobretudo a camada mais pobre do País, a prisão do Lula. Porém, quem quer lutar contra as injustiças sociais, sempre terá como inimigo o liberalismo político, as camadas mais altas da sociedade e empresários. Sem contar com a traição dos partidos de filosofia política antagônica ao PT, que só fazem aliança para estarem no poder. Estes, assim que podem, usurpam o poder e atropela a quem estiver em sua frente.

Muita gente fazendo festa pela prisão ex Presidente. Mas é dia de lamento. Minha torcida por ele é para que continuasse sua carreira de forma limpa e terminasse bem. O Brasil precisa de mentes brilhantes, que não treme diante de poderosos, não se encurva em obediência servil aos EUA, mas que também não se deixam enfeitiçar pela riqueza ilícita. Não se utiliza da corrupção como moeda de troca para perpetuar-se no poder. Não usa Maquiavel como bíblia de cabeceira.

Por outro lado, muita gente torcendo e brigando para que ele não fosse preso. Suas vozes ecoaram pelas mídias sociais, passeatas e pequenas aglomerações. Movidos pela paixão, perderam a noção de
justiça. Uma vez condenado, é preciso cumprir a pena prescrita. Se isto não ocorre, a justiça perde sua moral e o País entra em colapso.

É preciso continuar a faxina. A prisão do ex Presidente Lula, festejado pelos partidários de direita, não simboliza o fim da corrupção no Brasil. Representa sim, um abandono das políticas sociais. Enquanto outros poderosos corruptos não forem julgados, condenados e presos, o Brasil ficará a mercê desta gente inescrupulosa, que saqueiam e se apropriam da riqueza pública. Por enquanto, o que podemos afirmar é que corruptos estão sendo presos, e isto é muito benéfico para o Brasil. Infelizmente, Lula é uma destas pessoas.