Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Entre a prudência e a insensatez

Mateus 7.24-27 e Lucas 6.46-49

Jesus está no fim do seu sermão, ele chega agora na parte da conclusão onde apresenta dois caminhos, duas portas, duas casas e duas possibilidades; eles teriam que escolher entre uma ou outra. Não há opção de ficar em cima do muro. Quem está em cima do muro na realidade escolheu a porta larga. Jesus expõe a questão da escolha que devemos fazer de maneira surpreendente, de forma que não restam dúvidas a respeito do que fazer. Uma escolha conduz ao caminho mais fácil, mais barato, um verdadeiro atalho. O outro é mais dispendioso, mais distante e difícil de chegar, uma estrada muito comprida. Jesus mostra de maneira surpreende que a opção mais difícil é a melhor e mais segura.

Nesta parábola contada por Jesus existem dois homens e duas casas. Eles tinham o mesmo desejo, construir uma casa. E foi o que eles fizeram. Aparentemente elas pareciam idênticas: a mesma estrutura, o mesmo acabamento e parece que foram construídas bem próximas uma da outra. Jesus diz que ambas foram submetidas ao mesmo teste, enfrentaram a mesma tensão da natureza: Enfrentaram as tempestades, o transbordar dos rios e os fortes ventos. A diferença apareceu nesta hora, uma permaneceu firme, por que recebeu alicerces fortes e a outra ruiu por que não possuía alicerces. Jesus compara aquele que ouve e pratica as suas palavras com o homem prudente, que construiu a sua casa com alicerces fortes sobre uma rocha. Neste caso a casa é a vida que estamos construindo e a rocha são os ensinamentos que Jesus acabara de ministrar.

Para quem Jesus estava pregando?

O verso 28 diz que havia multidões ouvindo a Jesus e elas ficaram maravilhadas. Jesus estava pregando para seus seguidores, para aqueles que pararam para ouvi-lo. Perceba que apenas ouvir a mensagem de Jesus não faz de nós pessoas diferentes. Precisamos ouvir a mensagem de Jesus e tomar uma decisão de obedecê-la. “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será considerado um homem prudente...”. Ao contrário aquele que ouve e não as pratica será considerado insensato. Diante da exposição feita por Jesus as multidões precisavam tomar uma decisão. Jesus deixou bem claro qual era a melhor opção: “ouvir e praticar”.

Quem eram os dois homens?

O homem sensato – construiu sua casa sobre bases seguras. Este homem planeja, é paciente, tem uma boa visão de futuro, visa a segurança, busca sempre saber a forma certa de se fazer as coisas.

Quando fomos erguer o prédio da PIB em Belmonte/BA, lembro das enormes sapatas que foram cavadas até encontrar solo seguro para lançar os alicerces, por que aquele lugar era região de praia e um cálculo mal feito poderia levar todo o prédio a cair mais tarde.

O homem insensato – é um tolo, apressado, não mede consequências de seus atos, é impaciente, vive interessado em atalhos e em se dar bem. Em geral é descuidado.

Lembro-me de um caso que me contaram a respeito de uma laje que foram colocar no templo da IBAP há anos atrás, parece que os cálculos não foram bem feitos, e assim que terminaram de colocar, ela caiu por inteiro. Por sorte não havia ninguém em baixo. Parece que os cálculos não foram bem feitos.


Quais eram as duas casas e o que aconteceu?

A primeira casa era uma casa segura, por que tinha boa base, bons alicerces. Vieram as fatalidades e a casa permaneceu de pé.

A segunda casa era uma casa aparentemente boa, mas não havia alicerce, portanto era uma casa insegura. Esta segunda casa mostra que a aparência pode enganar. Vieram as tormentas da vida e ela ruiu.

O que Jesus quis concluir com este texto?

Todo aquele, que ouve as minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente..”.

A que palavras Jesus se referiu?

Jesus está se referindo a toda sua mensagem que acabara de pregar em seu sermão. Todas as questões por ele levantadas ali. Tudo o que está em Mateus 5 a 7. Aquelas foram as palavras de Jesus.

Jesus utiliza a figura das duas casas e compara aquele que ouve e pratica as suas palavras com o homem prudente, que construiu a sua casa com alicerces fortes sobre uma rocha. A casa é a vida que estamos construindo e a rocha são os ensinamentos que Jesus acabara de Ministrar. 

Conclusão

Em sua conclusão, Jesus leva os seus seguidores a tomarem uma importante decisão entre dois caminhos: a porta estreita e a larga. a porta estreita é a casa com alicerces, ela é mais difícil de ser construída, dá mais trabalho e os gastos são maiores. A porta larga é a casa sem alicerces, muito mais fácil de ser feita, e gasta-se bem menos, mas é uma economia não muito inteligente, por que ao final quem a construiu terá enorme prejuízo. Jesus não diz para seus ouvintes qual o caminho deveriam seguir, mas ele deixa claro que o homem prudente fará a melhor escolha, que é praticar as palavras ouvidas.

A coisa mais segura, mais sensata e mais prudente a fazer é ouvir as suas palavras e por em prática tudo o que ele ensinou no sermão do monte. Leia e releia todo sermão do monte bem devagar; deguste cada palavra. Releia as trinta e duas reflexões que foram feitas sobre os três capítulos de Mateus (5 a 7) e que estão gravadas neste blog, veja o que você ainda não consegue praticar, tome a decisão orientada por Jesus de praticá-las e ore pedindo ao Espírito Santo para te ajudar a cumprir todo o ensino de Jesus exposto em seu sermão.




Um comentário:

  1. Muito bom esse sermão.
    Durante o período do sermão, quando ministrado na igreja, pude fazer um paralelo de todas as palavras ditas por Jesus.
    As casas, coloquei como se fossem nossa vida espiritual, e todas as bem aventuranças, seriam os materiais para a construção da casa.
    Sabemos que devemos comprar os materiais de primeira para nossa construção, mas na maioria das vezes, queremos economizar e compramos materiais de baixa qualidade e ou, qualidade nenhuma.
    Isso quando em muitos dos casos, numa pressa irracional, ao invés de ajuntarmos valores, que levariam tempo, para edificar nossa casa, acabamos por procurar um pedreiro barato, que seja rápido, para edificar a casa que iremos morar.
    O Evangelho hj, tem sido barateado, por muitas instituições que se dizem "igrejas", criando assim muitas casas populares "barata", sem ou com pouco fundamento, que acabam desmoronando, com um simples alagamento.
    Parabéns meu Pr. Por ser este pedreiro que custa "caro", e que só trabalha com o melhor material, criando assim muitas edificações, alicerçada em Cristo, que não desmorona com as intempéries da vida.
    (L. F. G. S.)

    ResponderExcluir