Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Paul Walker e o Propósito da Vida


O trágico acidente do ator Paul Walker nos faz refletir sobre um tema pouco discutido, a morte. O ator Paul Walker, de 40 anos, um dos principais protagonistas do filme Velozes e Furiosos, morreu na Califórnia na noite desse sábado (30), vítima de um acidente que aconteceu por volta das 15h30 no horário local, na comunidade de Valência. Jovem de carreira promissora no mundo artístico, Walker nos leva a pensar sobre qual é o propósito da vida? Para que e por que existimos?
Para muitos o propósito da vida é simplesmente divertir-se, alegrar-se, aproveitar o máximo da juventude. Entretanto, percebemos que deve ter algo errado com este propósito, por que na tentativa de tirar o máximo de prazer da vida, perde-se o prazer em se ter prazer. Na busca da satisfação pessoal muitas pessoas mergulham em práticas estranhas a fim de satisfazer-se e acabam escravos de drogas e luxúria.
Não sendo este o propósito maior da vida, qual seria? A Bíblia diz que o ser humano foi criado para o louvor da Glória de Deus, e portanto, só se tornará realmente feliz e pleno quando encontrar-se com a divindade.

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1Co 10.31).

Assim como o jovem Walker, temos uma única oportunidade de cumprir nossa missão, e uma só forma de encontrar o nosso propósito. Parece injusto, gostaríamos de ter várias vidas para ir experimentado. Talvez por isto exista doutrinas religiosas que creem que vivemos várias vidas, sem querer criticá-los, vale ressaltar que quem acredita nesta vertente não consegue lembrar-se de nada de suas vidas passadas, tem apenas um sentimento natural de que "eu acho que já estive neste lugar antes" e então parte em busca de uma solução de seu enigma buscando achá-la em focos de um transe de terceiro. Isto não faz sentido, por que se não lembramos de nada seria, da mesma forma, como se fosse a primeira vez. Uma oportunidade só pode ser assim considerada se o indivíduo se lembra de fato o que ele fez e está realmente disposto a arrepender-se e viver e outra forma.
Jesus nos dá o propósito maior para viver: viver para glorificar e engrandecê-lo. É um grande desafio, sobretudo fazer isto superando as mazelas da religiosidade. Encontrar a religião é fácil, há milhares delas por aí, mas, encontrar-se com Deus em meio a religião não é uma tarefa fácil. É preciso buscar Deus nos céus através do Deus que veio à terra, e permitir que o Espírito do Cristo purifique de tudo o que você se tornou. Uma segunda chance, é o que ele nos oferece. Um lembrar-se de tudo, mas em uma tratativa de tudo ser refeito.
Durante o tempo que morei na Bahia aprendi a comer guaiamum, um crustáceo da região. É realmente uma iguaria rara de sabor indescritível. Há todo um ritual de preparo: primeiro eles vão ao manguezal e captura, depois eles cevam o bicho dando limão, dentre outras coisas, para ele comer. O limão se encarrega de limpar o interior do guaiamum. Desta mesma forma é que Jesus faz, quando o aceitamos em nosso interior, ele nos limpa e purifica de toda a impureza.
O interessante de uma vida transformada por Jesus, é que ele nos enche de paz e alegria sobrenatural, algo que nenhum alucinógeno ou luxuria pode oferecer. Quanto mais nos enchemos de Jesus, mas, ele nos limpa, diferentemente das drogas e prostituição, que depois de um tempo de utilização, deprime, oprime e escraviza e tira completamente a paz interior.
Walker se foi, e vai deixar lembrança de suas grandes atuações artísticas, mas, de alguma forma ele nos convida a pensar e repensar o propósito de nossas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário