Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

quinta-feira, 20 de julho de 2017

A nossa vitória vem do Senhor

Josué 6 1-20

O povo hebreu havia acabado de atravessar o Jordão e agora estava rumando para o seu primeiro enfrentamento, Jericó. Tratava-se de uma cidade totalmente cercada por muros, até então, intransponíveis.

Na busca por alcançar um objetivo enfrentamos muitos obstáculos; alguns menores outros maiores, de qualquer forma, um obstáculo é algo difícil de ser vencido, algo que muitas das vezes nos amedronta, e achamos que não iremos conseguir. Obstáculos são etapas da vida que precisam ser vencidas, e não um empecilho para nos paralisar ou até mesmo nos destruir.

Em sua trajetória, rumo à conquista da terra prometida, o povo hebreu primeiro teve pela frente o rio Jordão, que foi miraculosamente aberto por Deus. Os israelitas atravessaram o rio sem molhar os pés. Agora eles enfrentariam seu primeiro adversário humano, o povo de Jericó.

A conquista da terra de Canaã havia sido prometida por Deus, mas isto não quer dizer que não teriam difíceis enfrentamentos. Pelo contrário, eles teriam que desalojar todo o povo que morava naquela região. Segundo o relato dos doze espias, que Moises havia enviado para observar a terra, tratava-se de homens poderosos e gigantes (Nm 13.25-33). Destarte, eles teriam que lutar como nunca haviam lutado antes.

Para conquistar vitórias é preciso ter coragem e vencer os muitos desafios da vida. Gostaria de ver alguns passos que devemos tomar diante dos enfrentamentos da vida:

1. Adoração – Assim como foi na abertura do Jordão, Josué usou a mesma estratégia, convocou os sacerdotes para que eles fossem à frente da conduzindo a arca da Aliança. Este detalhe nos mostra que Josué se preocupava com a adoração. A arca da aliança representava a presença do Senhor. Os levitas e sacerdotes eram as pessoas responsáveis pelo culto. A adoração precisa ser a coisa primeira em nossas vidas. Antes de qualquer enfrentamento ou decisão importante, adore ao Senhor. A adoração atrai a presença do Senhor. É como disséssemos para Deus: o Senhor é muito bem vindo em minha vida.

2. Disposição – A estratégia que o Senhor deu a Josué era para rodear a cidade por seis vezes, e na sétima vez seriam sete vezes (v. 15). Sete dias, carregando a arca da Aliança, não se sabe o peso dela, mas posso garantir que era bem pesado, era todo coberto de ouro. Um chute é que seja algo próximo aos 200kg. Mas, é apenas um chute.

Para se alcançar a vitória é preciso muita disposição, é preciso suar a camisa, aquele que se acomoda a determinada situação, não consegue alcançar a vitória.

3. Vibração – As seis voltas que antecederam teriam que ser dadas sem falarem nada, nem um pio, nem uma palavra. Fiquei pensando o porquê disto e me ocorreu que deveria ser para que eles não murmurassem em meio à caminhada e viessem a desestimular ao outro. De qualquer forma, aprendo que antes da realização de um grande projeto é bom que você esteja calado, pode ser eu você conte para alguém e este projeto já nasça morto.

No sétimo dia eles teriam que dar sete voltas, e na sétima volta os sacerdotes iriam tocar as trombetas e todos iriam gritar bem forte. Por que eles teriam que gritar? Vocês já foram a um estádio de futebol ver o seu time jogar? O que você sente quando a torcida grita? Ou quando ela canta a musica do seu time. Milhares de pessoas cantando, chega a arrepiar. Isto que você sente é vibração. É importante vibrar diante de um grande projeto. Principalmente vibrar com as coisas de Deus. A apatia faz parecer que tal coisa que fazemos não representa nada profundo, é sem muito valor.

Conclusão

Com a adoração e o grito de vibração do povo as muralhas de Jericó vieram ao chão. O Senhor concedeu ao povo hebreu a vitória sobre aquela batalha.

Nos enfretamentos da vida que vem sobre você, a primeira coisa que você precisa fazer é adorar ao Senhor, portanto, faça com todas as suas forças. Não anuncie os seus projetos antes da sua realização, para que ninguém venha te desanimar. Vibre com todas as suas forças diante de seus enfrentamentos, não seja apático diante da batalha.

Se afirmamos que Deus é a melhor coisa que pode acontecer na vida de um ser humano, temos que admitir que devemos dar a ele o nosso melhor. O melhor da nossa adoração, o melhor dos nossos momentos, o melhor do nosso ser. Vibre muito na presença de Deus! Alegre-se nele de todo os eu coração.

Assim como o Senhor concedeu a vitória ao povo hebreu que estava na liderança de Josué, o Senhor também te dará a vitória sobre suas lutas. Confie em Deus. “uns confiam em carros, outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus” (Sl 20.7).


Nenhum comentário:

Postar um comentário