Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

O sentido do Natal

Lucas 2.1-20 e Apocalipse 3.20

É interessante observar alguns programas de TV onde os personagens estão buscando o sentido do natal, como se o natal fosse uma data de significado aleatório onde as pessoas tivessem que encontrar um significado para atribuir a este tão maravilhoso e importante evento. Nesta busca alguns dizem que natal é paz, natal é esperança, natal é festa,natal é reflexão, natal é amor... em fim há um monte de significados apresentados.

Mas afinal de contas qual é o real significado do natal? Natal é o nascimento de Jesus. Simples assim! É uma festa estritamente cristã, de todos os segmentos: protestantes, católicos e ortodoxos. É uma data em que todos param para celebrar o nascimento do messias, daquele que veio ao mundo para implantar o reino de Deus e servir como caminho para encontrarmos a Deus.

A data de 25 de dezembro é apenas comemorativa. Jesus provavelmente não
nasceu em dezembro, não há uma data certa. O mês de dezembro é inverno naquela região e no inverno não há pastores e nem animais na manga. Esta data foi implantada como dia oficial somente no século IV, antes disto os cristãos davam pouca ou nenhuma atenção para esta data. Eles preferiam reunir-se e celebrar no domingo que havia sido o dia da ressurreição de nosso Senhor. Especula-se que provavelmente Jesus tenha nascido no mês de março.

           Devido a este detalhes há pessoas que deixaram de comemorar o natal em dezembro atribuindo ao natal uma qualidade de festa pagã. Realmente será pagã para aqueles que nesta data comemorem a outras coisas que não seja Jesus. Não há como ser pagã se a sua dedicação for de culto ao Senhor Jesus. Há ainda alguns que aboliram ao uso de árvore de natal e enfeites por que seriam símbolos pagãos. Entretanto, se abolirmos todos os símbolos pagãos de nossa vida não faremos mais nada: não comeremos certas marcas por que os donos são pagãos, não compraremos certos produtos, não iremos a determinados lugares, e até ficaria difícil morar em determinado lugar.

Falando em símbolos, em muitas casas o papai Noel é bastante lembrado. Mas vamos fazer algumas considerações sobre o bom velhinho:

1. Ele aparece muito mais na casa dos ricos, levando para eles os melhores presentes. Para os pobres, ficam sempre os piores ou nenhum presente;

2. Ele leva as crianças pobres à desilusão e a perca da esperança;

3. Ele rouba a cena que não lhe pertence, pois natal é nascimento de Jesus;

4. Ele alega ter atributos que somente Deus possui: Onipresença, onisciência e onipotência;

5. Aquela roupa vermelha é muito suspeita e própria para o inverno. Aqui no Brasil dezembro é verão. Portanto sua roupa deveria ser mais leve;

6. Papai Noel na verdade é  um simbolo para sufocar o sentido do natal, Jesus. É interessante como muitas pessoas, até mesmo entre os cristãos, preferem dar maior importância a uma ficção, uma estória para alegrar crianças, do que a história do nascimento do Messias.

Nesta data há muitas festas e celebrações, mas Jesus, que deveria ser o principal participante não pode entrar na maioria dos banquetes. Ele está do lado de fora, batendo, querendo entrar, por que do lado de dentro não há lugar para ele. Não há lugar para Jesus em grande parte das festas natalinas. Da mesma forma que aconteceu há cerca dois mil anos atrás, quando Maria estava procurando um lugar para dar a luz a Jesus e não achou, hoje Jesus ainda está procurando um lugar para entrar, mas há poucos lugares. Será que Ele pode entrar em sua vida? Se puder, então convide-o para entrar. Diga para ele, Jesus eu atendo o seu chamado, pode entrar em minha casa, pode entrar em minha vida e ficar para sempre. 

A melhor forma de convidar a Jesus para entrar em sua casa é convidar uma pessoa pobre, que não tem condições, desprovida de recursos, carente, para uma boa ceia. Há muitas pessoas pobres precisando de algo para simplesmente comer neste natal. Fazendo a um destes pequeninos, você estará fazendo para o próprio Jesus.

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário