Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Dorcas, razões para ressuscitar

Atos 9.36-43
Muitas pessoas marcaram a história de maneira relevante, dentre as quais, algumas mulheres. Madre Tereza de Calcutá, uma mulher magra, de pequena estatura, de aparência frágil, mas, uma leoa, no que diz respeito a ajuda humanitária, escreveu o seu nome na história por ajudar aos pobres indianos. Dentre os batistas a missionária Analzira se destaca por sua determinação missionária e perseverança em Huambo, Angola.
Durante o período do Novo Testamento houveram muitas pessoas que se destacaram por sua envergadura humanitária e dentre elas Tabita se destaca de maneira contundente. O nome Tabita é a forma Aramaica do vocábulo grego Dorcas. Não se sabe qual a razão pela qual o escritor sacro apresenta o nome nos dois idiomas. 
Pouca coisa se sabe também sobre Jope, sabe-se no entanto que era uma cidade portuária distante cerca de 50KM de Jerusalém, hoje conhecida como Jafa.
Os poucos versículos que falam de Dorcas é de uma profundidade impressionante. Poucos são os personagens bíblicos que receberam tal apreciação e destaque por parte dos escritores sacros.
Quatro qualidades na vida desta grande mulher:
1. Tabita era uma discípula (v. 36) -  A palavra discípulo vem do hebraico talmid, que significa aprender. O vocábulo talmidin ou 'discípulos' veio a ser usado para indicar aqueles que seguiam algum rabino específico e a sua escola de pensamento e é originário da palavra hebraica talmude, que é o conjunto de escritos judaicos utilizados para aclarar as Escrituras. No livro de Atos a palavra discípulo ocorre mais de 250 vezes, nota-se portanto sua devida importância.
Ser escolhido como discípulo por um rabino não era uma coisa qualquer, era um privilégio de poucos. O fato de um rabino selecionar entre tantas pessoas e escolher um especificamente fazia do discípulo uma pessoa especial. Olhando por este lado, conseguimos entender melhor por que os discípulos de Jesus largam imediatamente o que estavam fazendo, redes, coletoria e todos os seus ofícios para se tornarem seus discípulos.
A ordem de Jesus em Mateus 28.19 é para fazer talmidins e não apenas seguidores de uma nova seita. Para tornar-se um discípulo era necessário renunciar a tudo, tornar-se um copo vazio que seria cheio de um novo conhecimento e não simplesmente aceitar uma nova religião.
Como Igreja necessitamos formar discípulos que irão alimentar a próxima geração, é a única chance de ver algo diferente acontecendo.  
2. Gozava de boa reputação (v. 36) - A versão Revista e Atualizada da Sociedade bíblica, 2ª edição diz que Tabita "era notável". Ser notável é ser acima da média. É fazer algo a mais do que todos estão fazendo. Ser notável implica em ser uma pessoa agradável de bom caráter. Tabita era tão notável que o apóstolo Pedro não poderia deixar de atender ao chamado para estar ali em seu sepultamento. O texto não diz o que motivou os outros discípulos chamarem a Pedro, se era pra trazer consolo ou se visavam o milagre da ressuscitação de Tabita. Fato é que Pedro ao defrontar-se com a situação orou, e sentiu-se impulsionado pelo Espírito a ordenar que ela voltasse a vida. Há poucos relatos de ressuscitação na bíblia, portanto, jugo que Tabita era tão notável que sua ótima reputação influenciou até o céu.
3. Praticava boas obras (v. 36) - Tabita agia humanitariamente utilizando-se de seus próprios recursos. Desta forma ela tornou-se notável pelas boas obras e esmolas que fazia. A etimologia da palavra esmola nos mostra que ela vem do grego ἐλεημοσύνη (Elemuosune), que tinha a ver com caridade, ou auxílio prestado em favor do desfavorecido. Este favor era revestido de carinho humanitário e desejo de apoio material. Hoje esta palavra ficou corroída e em geral quer dizer um simples dar o que sobeja ou dar um trocadinho a um pedinte na rua.
Em Belmonte, uma pequena cidade ao sul do litoral baiano, onde tive a honra de pastorear a Primeira Igreja Batista, haviam algumas pessoas muito caridosas, dentre eles eu poderia destacar a Cal, ela era uma jovem senhora muito caridosa, gostava muito de ajudar com seus bens. Ela era proprietária de uma loja de roupas e seu esposo era vereador e dono de uma das pousadas da cidade, ela era membro de nossa igreja.  Lembro que todas as festas que fazíamos em nosso projeto social, onde atendíamos cerca de cinquenta crianças, Cal fazia questão de doar todos os presentes e roupas. Ela era muito conhecida e respeitada na cidade por suas boas obras.
Como cristãos necessitamos ser despertados para a prática das boas obras, por que elas tocam os céus e podem mudar a história das pessoas.
4. Era muito querida (v. 39) - Diz o texto que a colocaram-na no cenáculo, ou sala superior que havia nas casas dos judeus para receber visitas. Muitas pessoas a quem ela havia ajudado estavam ali para velar o seu corpo e chorar a sua morte.
Nas cidades pequenas e interior ainda se realiza o velório nas casas e o cortejo mortuário sai pelas ruas em direção ao cemitério. É um evento bastante interessante, por onde o cortejo vai passando, baixa-se as portas do comercio em respeito. Algo que se pode notar é que se a pessoa morta é muito querida segue-se uma quantidade bem grande de pessoas, no entanto, se fosse alguém sem muita relevância não vai muita gente.
Se fosse em Belmonte Tabita encheria todas as ruas devido a sua grande reputação e o carinho que o texto trata a respeito dela.

Conclusão
O apóstolo Paulo nos diz em Efésios 2.8-9, "não vem pelas obras para que ninguém se glorie". Sabemos que o fazer obras não leva ninguém à salvação. Realmente não somos salvos pelas boas obras, mas creio que somos salvos para praticá-las. Atos 10 diz que Cornélio fazia boas obras, mas, ele precisou de ouvir a exposição do evangelho e ser batizado. Apesar de não ser salvo suas boas obras e ajuda ao próximo subiram ao céu, de tal forma que o apóstolo Pedro foi convocado diretamente por Deus para levar o evangelho a ele e sua família. Aprender a fazer o bem é um desafio do profeta Isaias, percebemos ao ler o Profeta que as deixar de fazer boas obras desagradam ao Senhor, logo, as boas obras o agradam.
Dorcas realizava grandes obras aos olhos de Deus e por isto ela foi notada pelo Senhor ao ponto de ser ressuscitada. Gostaria que você pensasse em algo: se você morresse hoje e tivéssemos entre nós pessoas com tal poder de orar e ordenar que um morto ressuscite, quais seriam as razões pelas quais você deveria ser ressuscitado? quais são as suas boas obras? o que o mundo contaria ao seu respeito depois de sua morte?
O livro de Apocalipse 21.12  diz: "e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras". Se você fosse chamado ainda hoje diante da presença do Senhor para prestação de contas, o que seria lido no livro da vida ao seu respeito?

Gostaria de convidá-lo a construir uma vida de boas obras e de ajuda ao próximo. Que o Senhor te direcione para este propósito. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário