Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

sexta-feira, 25 de março de 2016

Bem aventurados os limpos de coração - Mt. 5.8

"Bem-aventurados os limpos de coração", (Mt. 5.8)

É nisto que consiste a grande mensagem do cristianismo, tornar-se limpo de coração. Vamos examinar por parte esta bem-aventurança, para tentar entendê-la melhor e mais profundamente.


1. Qual o significado bíblico para a palavra coração?
O evangelho de Jesus se interessa pelo estado do coração, toda sua ênfase recai sobre o coração. Jesus acentuou esta verdade várias vezes para os fariseus. A grande acusação de Cristo contra eles é que eles estavam interessados  no exterior dos copos e do vaso, mas ignoravam o interior. Quando vistos externamente, os fariseus pareciam limpos e perfeitos. Mas o interior deles estava repleto de cobiça e de iniquidade. A preocupação primária deles era a aparência religiosa externa, O amor a Deus e ao próximo sequer era notado.

No uso bíblico o coração é tido como a sede dos afetos e das emoções. Esta bem-aventurança não é uma declaração que vise dizer que a fé cristã é algo primariamente emocional, e não intelectual ou pertencente ao terreno da vontade. Nas escrituras, a palavra coração envolve estes três conceitos. O coração é o centro do ser e da personalidade do indivíduo; é igualmente a fonte de onde brota tudo quanto daí se segue. Inclui a mente. Inclui a vontade. Inclui as emoções. Bem aventurados são os puros, não meramente na superfície, mas no próprio âmago de seu ser, na fonte de onde manam todas as suas atividades.

Todas as nossas dificuldades se originam do coração humano: "Por que do coração procede os maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmia" (Mt 15.19).

2. O que é ser limpo de coração?

Ser limpo de coração é lavar as suas vestes no sangue do cordeiro conforme afirma Ap. 22.14-15.

Ser limpo de coração é ser semelhante ao Senhor Jesus.

I Pe 2.22 diz que ele não cometeu pecado.

Ser limpo de coração quer dizer que vivemos para a glória de Deus em todos os aspectos da vida. I co 10.31.
Por esta razão somente aquele que tem esta característica verá a Deus, por que tem um coração adorador, ou seja, um coração limpo desejoso de encontrar-se com Deus e fazer sua vontade. Desesperado por servir ao Senhor e amá-lo de todo o seu coração. O coração limpo deve ser portanto o formato de todo crente em Jesus.

3. Como poderão ver a Deus?

"Eles verão a Deus", o que isto quer dizer? Veremos a Deus a olhos nús ou seria uma mera visão espiritual? A visão de Deus é impossível, a Bíblia afirma que ninguém nunca viu a Deus (Jo 1.18). Moises pediu para ver a Deus, mas só foi permitido ver quando Deus passasse e mesmo assim teve que ficar escondido entre as rochas. Os crentes podem ver a Deus espiritualmente. Eu tenho certeza de que você nunca viu a Deus, mas se você tem uma experiência real com Deus, você sabe que a impressão é que nós o vemos a todo o instante. Aquele que não tem uma experiência com Deus não entende como isto pode ser. Acham que estamos inventando. Há uma visão que só é possível aos olhos da fé, que é desconhecida aos não crentes. O apóstolo Paulo quando escreve a Epístola de I Co 13.12 diz que agora o veremos como um espelho, obscuramente, mas chegará o tempo em que o veremos face a face.

4. Como podemos ser limpos de coração?

No passado, nos primeiros séculos do cristianismo houve uma corrida muito grande para tornar-se
monge, muitos mosteiros foram erguidos. Havia um desejo das pessoas se tornarem puras. Mas o grande erro é que elas queriam se auto-purificar, mas isto não é possível totalmente. Você pode até alcançar um certo nível de moralidade, mas chegar o ponto de ser totalmente limpo de coração somente é possível com uma total entrega ao Senhor Jesus. Somente Deus pode fazer uma limpeza total e completa em nossa alma. O nosso papel será sempre nos quebrantarmos e implorarmos ao Senhor que nos limpe.


Conclusão

Para concluir, Lloyd-jones nos faz refletir que as bem-aventurança foram colocadas em uma ordem lógica, portanto, somente quem passou pela prova das bem-aventuranças anteriores é que consegue chegar a superar esta. Desta maneira, para ser limpo de coração é necessário ter passado pelo crivo do quebrantamento de espírito, é ali que tudo começa. Uma pessoa limpa de coração é aquela que se rendeu completamente ao Senhor. E este é o convite do Senhor Jesus para todos os seus discípulos, que todos, sem exceção devem entregar-se a ele de uma forma tão quebrantada, que nada além Dele seja suficiente para refazer o vaso quebrantado e torná-lo um vaso novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário