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quarta-feira, 24 de maio de 2023

Jesus e a mulher samaritana - A origem dos samaritanos

João 4.3-30: 

Na Bíblia, há uma narrativa que conta como o rei Salomão teve um sonho em que Deus lhe falou que iria rasgar seu reino em duas partes (1 Reis 11:29-39). Esse episódio ocorreu no final do reinado de Salomão, quando ele já havia se desviado da Lei de Deus e se envolvido com mulheres estrangeiras e com a adoração a outros deuses.

De acordo com a história, Deus apareceu a Jeroboão, um dos servos de Salomão, e lhe disse que ele seria o novo rei das dez tribos do norte de Israel. Deus lhe disse que isso aconteceria porque Salomão havia se afastado dos seus mandamentos e se voltado para outros deuses. No entanto, Deus prometeu a Jeroboão que, se ele obedecesse aos seus mandamentos, seu reinado seria tão próspero quanto o de Salomão.

Posteriormente, Jeroboão liderou uma revolta contra Salomão e proclamou-se rei das dez tribos do norte, formando assim o Reino de Israel. As tribos do sul, incluindo Judá e Benjamim, permaneceram sob o domínio da dinastia de Davi e formaram o Reino de Judá.

Assim, o sonho de Salomão foi uma profecia divina que se cumpriu com a divisão do Reino de Israel em dois, após sua morte. Esse evento teve consequências significativas na história de Israel, já que a separação entre as tribos do norte e as tribos do sul gerou tensões e conflitos que persistiram por séculos.

A separação entre judeus e samaritanos teve origem na divisão do Reino de Israel após a morte do rei Salomão, no século X a.C. Segundo a Bíblia, Salomão havia governado um reino unificado que incluía tanto as tribos do norte quanto as tribos do sul de Israel. No entanto, após a morte de Salomão, seu filho Roboão se tornou rei e adotou políticas que desagradaram as tribos do norte. Como resultado, as dez tribos do norte se separaram e formaram o Reino de Israel, enquanto as tribos do sul, que incluíam Judá e Benjamim, formaram o Reino de Judá.

A região da Samaria, onde viviam os samaritanos, ficava no centro do Reino de Israel. Durante os séculos seguintes, os samaritanos desenvolveram sua própria forma de religião e cultura, que diferia daquela dos judeus do Reino de Judá. A tensão entre judeus e samaritanos se intensificou ao longo dos anos, e a divisão entre os dois grupos ficou ainda mais evidente após a destruição do Templo de Jerusalém pelos babilônios em 586 a.C. Enquanto os judeus do Reino de Judá reconstruíram o templo e mantiveram suas práticas religiosas tradicionais, os samaritanos continuaram a adorar a Deus no Monte Gerizim, como mencionado anteriormente.

Assim, a separação entre judeus e samaritanos se deve principalmente à história complexa e às divergências religiosas e culturais que se desenvolveram ao longo dos anos. A referência em 1 Reis 12:20 se relaciona com a divisão do Reino de Israel após a morte de Salomão, que marcou o início desse processo de separação entre as tribos do norte e as tribos do sul.

Fazendo um paralelo entre a história da mulher samaritana em João 4 e a divisão do Reino de Salomão em Judá e Israel.

Segundo a narrativa bíblica, após a morte do rei Salomão, o Reino de Israel se dividiu em dois: o Reino de Israel, ao norte, e o Reino de Judá, ao sul. Israel foi governado por uma série de reis, muitos dos quais foram idólatras e não obedeceram aos mandamentos de Deus. Como resultado, Deus permitiu que Israel fosse invadido por várias nações, incluindo os assírios, os babilônios, os persas, os gregos e os romanos.

A invasão dos assírios em 722 a.C. foi especialmente devastadora para o Reino de Israel, que foi conquistado e seus habitantes foram levados como cativos para a Assíria. Como resultado, muitos judeus de Judá se recusaram a se misturar com os samaritanos que habitavam a região norte, considerando-os impuros e infiéis.

A história da mulher samaritana em João 4 mostra a tensão entre judeus e samaritanos, e como Jesus quebrou as barreiras entre os dois grupos ao se envolver em um diálogo respeitoso com a mulher samaritana. Portanto, a história da mulher samaritana pode ser vista como um exemplo de como Jesus transcendeu as divisões entre os povos, oferecendo a todos a salvação e o amor de Deus.

Os samaritanos eram um grupo étnico e religioso que habitava a região da Samaria, situada entre a Galileia, ao norte, e a Judeia, ao sul, na época de Jesus. Eles seguiam uma forma modificada da Lei de Moisés e acreditavam que o local correto de adoração a Deus era no Monte Gerizim, em vez de Jerusalém, onde o templo judaico estava localizado.

A diferença na crença entre os judeus e os samaritanos em relação ao local de adoração criou uma tensão entre os dois grupos. Os judeus consideravam os samaritanos como hereges e não se relacionavam com eles. Na verdade, a hostilidade entre judeus e samaritanos era tão forte que os judeus evitavam viajar pela Samaria e optavam por fazer uma rota mais longa quando precisavam se deslocar de uma região para outra.

No entanto, Jesus desafiou essas barreiras culturais e religiosas ao falar com a mulher samaritana e reconhecer a validade da sua fé. Ao mesmo tempo, Ele também enfatizou que a verdadeira adoração a Deus não está ligada a um lugar físico, mas é uma questão de espírito e verdade. Com isso, Jesus rompeu as barreiras entre os judeus e samaritanos, mostrando que a salvação de Deus está disponível para todos, independentemente de sua origem ou religião.

Os samaritanos seguiam uma forma modificada da Lei de Moisés que diferia da tradição judaica em alguns pontos. Por exemplo, eles possuíam um texto sagrado próprio, conhecido como o Pentateuco Samaritano, que consistia nas mesmas cinco primeiras escrituras da Bíblia Hebraica ou do Antigo Testamento, mas com algumas diferenças de redação e ênfase em relação à versão judaica. Além disso, os samaritanos praticavam alguns rituais e cerimônias religiosas que eram diferentes dos praticados pelos judeus, como a observância do sábado em outro dia da semana e a realização de sacrifícios no Monte Gerizim, em vez de no Templo de Jerusalém.

Essas diferenças foram o resultado de uma história complicada entre judeus e samaritanos que se estendia por séculos. Após a divisão do Reino de Israel em dois, no século X a.C., a região da Samaria foi governada por uma série de reis que introduziram novas práticas religiosas e culturais na região. Os judeus do Reino de Judá consideraram essas práticas como heréticas e, assim, surgiram as diferenças religiosas entre judeus e samaritanos.

Apesar dessas diferenças, é importante lembrar que, assim como Jesus reconheceu a validade da fé da mulher samaritana, os samaritanos também consideravam a figura de Moisés e a Lei de Deus como fundamentais para sua religião. De fato, os samaritanos eram uma comunidade religiosa que acreditava na unicidade de Deus e que, em muitos aspectos, se assemelhava aos judeus de sua época.

Resumo técnico em ordem cronológica:

1.      Em um sonho, Deus fala com Salomão e diz que irá rasgar seu reino em dois, deixando seu filho com apenas uma tribo, enquanto as outras dez tribos formariam um novo reino.

2.      Em 930 a.C., após a morte do rei Salomão, o reino de Israel foi dividido em dois: o Reino de Israel (também conhecido como Reino do Norte) e o Reino de Judá (ou Reino do Sul).

3.      Em 722 a.C., o Reino de Israel foi conquistado pelos assírios, que exilaram grande parte de sua população, e outras tribos foram trazidas de outras regiões para habitarem a região de Samaria. Com o passar do tempo, essas tribos se misturaram com a população remanescente de Israelitas, bem como com outras tribos não-judaicas que já habitavam a região.

 

Dentre esses povos que formaram a mistura encontrada na região de Samaria, podemos citar:

 

1.      Cutas, que eram originários da Babilônia e haviam sido levados à Samaria pelo rei da Assíria como parte do processo de colonização;

2.      Avitas, que eram originários de Hamate, ao norte de Damasco;

3.      Sefarvitas, que eram originários de Sefarvaim, uma cidade próxima a Hamate;

4.      Hamatitas, que eram originários de Hamate;

5.      Elamitas, que eram originários de Elão, uma região ao leste da Babilônia.

 

4.      Após a conquista assíria, a região de Samaria foi habitada por uma mistura de povos de diferentes origens e culturas, incluindo alguns judeus que permaneceram na região e se casaram com não-judeus.

5.      Os samaritanos adotaram uma forma modificada da Lei de Moisés e acreditavam que o local correto de adoração a Deus era no Monte Gerizim, em vez de em Jerusalém.

6.      586 a.C.: O Reino de Judá é conquistado pelos babilônios e os judeus são exilados.

7.      516 a.C.: Os judeus exilados na Babilônia retornam e reconstruem o Templo de Jerusalém.

8.      445 a.C.: Os judeus reconstróem os muros de Jerusalém.

9.      332 a.C.: Alexandre, o Grande, conquista Jerusalém e incorpora a região à Grécia.

10.  63 a.C.: O Reino de Judá é conquistado pelos romanos e torna-se uma província romana.

11.  30 d.C.: Judeus e samaritanos ainda mantinham uma tensão religiosa e cultural.

Jesus tem um encontro com a mulher samaritana no poço de Jacó em Samaria, ensinando a ela sobre a verdadeira adoração e se revelando como o Messias esperado pelos judeus e samaritanos.

Embora a Bíblia não forneça uma explicação detalhada sobre a conexão entre os cinco maridos da mulher samaritana e os cinco povos que formaram a mistura na região da Samaria, é possível fazer uma conexão simbólica entre esses eventos.

Ao mencionar os cinco maridos da mulher, Jesus pode ter buscado fazer uma analogia com a mistura de povos que ocorreu na região da Samaria. A presença de povos como os cutas, avitas, sefarditas, hamatitas e elamitas na região, e sua mistura com os samaritanos, criou uma sociedade híbrida, com características próprias e distintas da cultura judaica.

No entanto, a fala de Jesus pode ter buscado despertar o inconsciente da mulher samaritana para suas raízes no judaísmo, e a conexão entre sua história e a história do povo de Israel. Ao mencionar seus cinco maridos, Jesus pode ter querido trazer à tona as cinco tribos que se misturaram na região da Samaria, e a sua conexão com a história e a tradição judaicas.

A mensagem que Jesus pode ter buscado transmitir para a mulher samaritana é que, apesar de sua sociedade ter se misturado com outros povos, suas raízes e sua identidade ainda estavam enraizados na história e na tradição judaica. A fala de Jesus poderia ter tido um significado profundo para a mulher samaritana, que poderia ter se sentido conectada novamente com suas raízes, bem como para o povo samaritano como um todo.

Ao se encontrar com Jesus, a mulher samaritana pode ter tido a oportunidade de refletir sobre sua própria identidade e sobre o papel do seu povo na história da redenção. Essa reflexão poderia ter despertado nela um senso de conexão com as tradições judaicas e com o povo escolhido por Deus, permitindo que ela encontrasse um novo sentido em sua vida.

Assim, embora a conexão entre os cinco maridos da mulher samaritana e os cinco povos que formaram a mistura na região da Samaria possa parecer simbólica, ela pode ter um significado profundo e poderoso para aqueles que se conectam com a mensagem de Jesus e com a história do povo de Israel.

Marcos Domingos

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