Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Amor é o que o amor faz!

 

Lucas 10.25-37

Quando a Bíblia fala sobre amor, não está se referindo apenas a um sentimento, mas sim a uma ação. James Hunter em sua obra o Monge e o Executivo define amor da seguinte forma: amor é o que o amor faz. Amor portanto não é apenas sentir algo por alguém, está mais para fazer algo bom para outrem. Logo amor é uma expressão da bondade, do cuidado, da ajuda.   

Amar na Bíblia é uma ordem para os cristãos, não é algo opcional. Não é algo para esperar sentir, é para decidir e fazer. A palavra no grego traduzida por amor é o Ágape, que é uma ação de bondade incondicional, que nada espera de retorno. É o amor de Deus para conosco.

Quando penso neste amor, me vem a mente a figura de uma boa mãe. Ela gesta o seu filho por nove meses, carregando-o carinhosamente em seu próprio ventre. O seu corpo se deforma, os seu seios incham, ela ganha peso, passa mal e sente fortes dores no parto. Mas, quando aquela criaturinha vem ao seu colo, seus olhos brilham de paixão. Ela o alimenta, o veste, cuida e protege, sem esperar nada em troca. Isto é Ágape.

Talvez não consigamos amar com toda esta força, mas, este é o modelo, é este o alvo. Amar é portanto expressar tudo isto para com o nosso semelhante, que Jesus chamou de próximo.

Uma das maiores expressões bíblicas a respeito do amor está na passagem do bom samaritano. Ele viu alguém que necessitava ajuda, parou, cuidou das feridas daquela pessoa mesmo sem conhecê-la. Jesus ensina claramente nesta parábola que para nada serve ser um religioso praticante, se não demonstrar o amor para o seu próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário