Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

quinta-feira, 21 de março de 2019

Encare as adversidades com o poder de Deus


II Crônicas 32.1-8
O texto começa com a frase: “depois destas coisas...”. Que coisas eram estas?
O rei Ezequias era filho de Acaz, rei de Judá. Acaz foi um péssimo rei, sofreu derrota causada pelos edomitas e pelos filisteus. Acaz abandonou ao Senhor e ofereceu sacrifícios aos deuses da Assíria (II Crônicas 28.23). Ele pensou o seguinte: porque eu vou continuar seguindo a Deus, se ele não me ajuda a vencer uma batalha? Eu vou seguir aos deuses da Assíria, que tem dado a eles grandes vitórias. Porém, esta foi a pior atitude que Acaz poderia tomar. Ele achou que aquelas entidades eram mais poderosas do que Deus. E este foi o motivo de sua derrota.
O profeta Azarias já havia profetizado nos dias do rei Asa: “O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará” (2 Crônicas 15:2). Não há possibilidade de nós abandonarmos ao Senhor e imaginar que assim mesmo ele irá nos abençoar e nos conceder vitórias. Este foi o grande erro de Acaz.
Ao ser empossado como rei de Judá Ezequias tomou algumas atitudes que o levaram a cair na graça de Deus, Deus começou a abençoá-lo e engrandecê-lo. Não demorou e o inimigo levantou-se contra ele. Senaqueribe, rei da Assíria, marchou com um grande exército contra Judá. Ezequias reuniu o seu exército bem menor e disse aos seus oficiais o que está nos versos 7 e 8.
O que nos leva a perceber, que o simples fato de seguirmos a Jesus não nos livrará das adversidades da vida. Mas, a nossa confiança no poder de Deus é que nos livra das mãos dos nossos inimigos.
Três atitudes de Ezequias que lhe deram autoridade espiritual para vencer as adversidades:
I – Ezequias buscou a santificação (29.4-6)
Enquanto Acaz, pai do rei Ezequias, buscou afastar-se de Deus e cometer todo o tipo de pecado, Ezequias buscou aproximação com Deus. Acaz abandonou o culto a Deus, buscou aproximação com os deuses da Assíria. Acaz abandonou a santidade e abraçou todo o tipo de pecado detestável a Deus. Ezequias buscou levar o povo a uma santificação total.
A primeira coisa que devemos fazer quando buscamos uma aproximação com Deus é nos santificarmos. Deus se agrada disto. Hoje existe uma onda de crentes que se comportam como Acaz diante de Deus e assim mesmo querem que Deus os abençoe, não vai acontecer.
Santifique a sua vida. Faça como Ezequias, faça uma limpa de tudo o que não presta em sua vida e sinta como isto agrada ao Senhor.
II – Ezequias restaurou a aliança com o Senhor (29.10)
Ezequias levou o povo ao abandono do pecado e refez a aliança com Deus. Diferente de seu pai, Ezequias queria andar com Deus. Ele diz: “Estou resolvido a fazer aliança com o Senhor”. Ele desejou do fundo do seu coração a presença do Senhor em sua vida. A proximidade de Deus.
Para andar com o Senhor, é preciso tomar uma decisão, é preciso falar como Ezequias: estou resolvido, é isto que eu quero. Eu quero fazer uma aliança com Deus. Eu quero Deus todos os dias em minha vida. Quero me parecer com ele, ser abençoado por ele. Eu quero que sua mão de poder esteja sobre a minha vida. Eu quero andar em aliança plena com meu Deus.
III – Ezequias confiou plenamente no Senhor (32. 7-8)
Tudo o que Ezequias fez, deu a ele autoridade para chegar diante do povo e dizer para que eles confiassem plenamente em Deus. Todo o povo viu o que ele fez e confiou que ele de fato confiava no Senhor de todo o seu coração. Ele declara em alto e bom som: “um há conosco maior do que o que está com ele”. Ezequias não olhou para as circunstâncias contrárias, ele não olhou para o tamanho do exército assírio, assim como Davi não se impressionou com o tamanho do gigante filisteu. Ezequias olhou para o tamanho do seu Deus e simplesmente confiou.
Conclusão
Para encarar as adversidades com o poder de Deus, é preciso que você siga o exemplo do rei Ezequias. Ele demonstrou grande respeito e cuidado para com as coisas de Deus. Ele levou a sério a santificação, o abandono do pecado, a restauração do culto, do louvor e da adoração. Quer ter autoridade diante de Deus? Leve a sério a sua aliança com Ele.
Diante daquela grande adversidade Ezequias juntou-se com o seu pastor, o profeta Isaias, e oraram para Deus. Eles clamaram por socorro e Deus enviou apenas um anjo que destruiu todo o exercito da Assíria.
Deus também vai te dar a vitória sobre as adversidades, mas é preciso que você o busque com seriedade e convicção. É preciso que você renove diariamente a sua aliança com ele. É preciso santificar a sua vida, abandonar a vida de pecado e abraçar uma vida de santidade diante de Deus.
O desejo do inimigo é minar a sua vida e te destruir por completo, mas o desejo de Deus é te levantar, fortalecer e de dar poder o suficiente para você encarar as adversidades da vida e vencer todo o mal. Entregue-se completamente a Deus, confie plenamente nele, e ele te abençoará plenamente.
Pr. Sergio

Nenhum comentário:

Postar um comentário