Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Antes que as finanças nos separem

 Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir” Lc 14:28

Finanças é um assunto bastante sensível, é atualmente o principal motivo de separação entre os casais. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística revelou que 57% dos divórcios realizados no Brasil são motivados por problemas financeiros. A falta de planejamento financeiro e de diálogo aos gastos é o principal problema dos casais. A perda de emprego, a falência, a falta de equilíbrio nos gastos, podem se transformar em motivo para brigas e culminar no fim do relacionamento.

Uma pesquisa apresentada pelo jornal britânico Daily Mail, que acompanhou 4.500 casais por vários anos aponta que o estresse causado pelas finanças lidera o topo da lista dos motivos de separação.

Outra pesquisa, esta realizada pela Universidade Estadual do Cansas mostra que as brigas sobre o dinheiro são bem mais intensas e demoram mais a se resolver do que qualquer outro motivo.

Tratar do assunto então é uma urgência, por isto, o tema é muito propício para este tempo. A pergunta a ser feita é: O que posso fazer para proteger o meu casamento. Há duas formas que você pode agir diante de uma situação: punitiva ou preventiva. A punitiva espera acontecer e reage; já a preventiva reage antes de acontecer.

Nesta parábola Jesus faz uma pergunta retórica: “Qual de vós..”. Ele estava dizendo que é natural que todos ajam de maneira preventiva, não é prudente esperar a torre cair para perceber que deveria ter feito um planejamento.

Cuidar das finanças familiar é como construir uma torre. Nesta imagem vemos algumas torres famosas: Burj Khalifa em Dubai, a torre mais alta do mundo. Para construí-la foi necessário muito planejamento e investimento, não surgiu da noite para o dia. Precisamos aprender estes dois princípios para construir a nossa vida e a nossa família. Sem planejar e investir, pode ser que não se consiga terminar.

Gostaria de trazer três conselhos de como construir uma torre com segurança:

1. Para se construir uma torre é preciso estabelecer uma meta

Específica – O que? 

Mensurável – Quanto custa?

Atingível – É possível?

Relevante – Vale a pena?

Com prazo definido – Qual o prazo?


2. Para construir uma bela torre é preciso preparar um orçamento

Através de um bom orçamento você poderá atingir os objetivos de uma maneira mais eficaz.

 

3. Para se construir uma torre é preciso pensar no futuro

Quanto mais cedo nos preocupamos com a nossa velhice hoje, menos vamos nos preocupar amanhã.


Conclusão

Manter as finanças sobre controle evita problemas e ajuda a manter a tranquilidade familiar. Que você tenha sabedoria e disposição para organizar bem as suas finanças. Faça isto para que o seu relacionamento familiar não seja abalado por qualquer vento, chuva ou inundação de problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário