Mt. 5.33-37
Como as pessoas podem se tornar
crentes? Uma das maneiras mais comum é observando a vida do crente. Talvez esta
seja a melhor e a mais frágil forma de evangelização. As pessoas gostam de
vigiar a vida do crente, isto nos traz grande responsabilidade. Com as nossas
atitudes podemos levar pessoas a Cristo ou afastá-los completamente de uma
possibilidade de salvação.
Lloyd-jones salienta que neste
bloco do sermão do monte, Jesus mais uma vez levanta um ponto da lei mosaica
que os fariseus desvirtuavam de seu real significado. "Também ouvistes o
que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para
com o Senhor os teus juramentos". Não existem estas palavras em nenhuma
parte do AT, esta era uma interpretação que os fariseus faziam da lei, talvez a
partir de Ex. 20.7 "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão";
Lv. 19.12 "...nem jurareis falso pelo meu nome..". A partir da junção
de versos isolados eles montavam sua sistemática, desviando-se do sentido real
da lei mosaica. Tudo parecia fazer sentido e apoiado na lei, mas Jesus mostra
que não era bem assim.
O principal sentido das afirmações
de Moisés era “por um freio” nas inclinações humanas para a mentira. Moisés
estava enfrentando um problema muito grande, as pessoas estavam mentindo
deliberadamente e já não se podia confiar no que elas estavam dizendo uns aos
outros. O propósito da lei era justamente parar esta tendência maligna.
A dificuldade dos fariseus e
escribas era que a atitude deles era ditada inteiramente pelo legalismo.
Preocupavam-se muito mais com a letra da lei do que com o espírito da lei.
Durante todo o tempo em que pudessem persuadir a si mesmos de que estavam
observando a letra da lei, se sentiam perfeitamente satisfeitos. Eles haviam
torcido de tal maneira o significado dos juramentos, interpretando os trechos
bíblicos segundo os moldes legais que permitiam a si mesmos um amplo espaço
para fazerem muitas coisas que eram abertamente contraditórias com o espírito
da lei. Assim sentiam estar isentos de qualquer culpa, pois, para eles, nunca
haviam quebrado a letra da lei.
A falsa interpretação dos fariseus
e escribas traçava uma linha de distinção entre diversos tipos de juramento,
afirmando que algumas modalidades de juramentos eram obrigatórias e outras não.
Se alguém fizesse um juramento pelo templo, tal juramento não seria considerado
válido; mas, se jurasse pelo ouro do templo, então estava obrigado a cumpri-lo.
Se alguém jurasse pelo altar, não haveria necessidade de observar tal
juramento; todavia, se jurasse pela oferta posta sobre o altar, estava forçado
a cumpri-lo. No trecho de Mateus 23.16-22 o Senhor lançou todas essas noções no
ridículo, salientando a desonestidade envolvida nelas.
Jesus disse: "Eu, porém, vos
digo". Ou seja, não obstante ao que os antigos falaram ou o que vocês
ensinam, eu sou o Legislador e tenho autoridade para esclarecer este assunto
para vocês. Nos versos 37 Jesus fecha a questão sobre a matéria, ele diz: “Vocês
tem que ter palavra! Qualquer coisa a mais é do diabo”.
Não é sobre a questão do
juramento a preocupação de Jesus, mas sobre o homem ter palavra. Isto tem a ver
com o caráter. Mais uma vez aqui voltamos para o aspecto da santidade. Não é
uma questão mera de moral, por que o fariseus e escribas julgavam serem homens
de moral (Mt. 23.28), era um problema de santidade. Pessoas que buscam somente
a moral podem se perder em meio ao legalismo, mas quem busca a santidade
evidencia o caráter de Jesus e de suas palavras. Os fariseus se mostravam
impecáveis em seu exterior, mas o seu interior era sujo.
Há pessoas que dizem que não
mentem. Isto em si já é uma grande mentira. É impossível viver neste mundo e
nunca ter mentido. Então, para trazer conforto e paz aos seus corações eles
maquiam suas próprias mentiras. Vou ilustrar para ficar mais claro. Certa vez
uma pessoa estava dando um
'tristemunho' e contou que o patrão dela havia dito
que se alguém ligasse era para dizer que ele não estava, ela ficou preocupada
por que não podia mentir, então o telefone ligou e ela disse que ele não
poderia atender naquela hora. Ela se sentiu aliviada por que não mentiu. Oras, vamos
analisar isto, o que ela disse era verdade? Obviamente que não. A verdade era
que ele estava, mas não queria atender o telefone. Não existe meia verdade, ou
é sim ou não. É isto o que Jesus estava dizendo. Não podemos arrumar desculpas
para o nosso pecado. Há pessoas que dizem: "há, eu faço isto por que todo
mundo faz". Ok, há coisas erradas que infelizmente somos forçados a fazer,
devido ao risco de danos maiores, mas temos que ter a dignidade de admitir que o
que fizemos não está correto. Não estou afirmando que temos que nos acostumar
com o erro, mas sim para não dissimularmos, por que era isto que os fariseus
faziam e acusavam os pecadores do erro. Eles escondiam seus erros e apontavam
os dos outros. É preciso ter coerência
na sua fala. É preciso ser assim: sim, sim, não, não. Os fariseus desconstruíam
o espírito da lei e reconstruíam em um formato sistemático que não os acusasse,
assim eles podiam mentir e jurar e não se sentirem culpados.
Possuímos um mecanismo de defesa
que nos induz a mentir para sofrermos menos, ou evitar problemas. E isto nos
induz a mentir. Faz parte da nossa psique. Por outro lado existe a cobrança por
sermos crentes e sabermos que não devemos mentir, isto nos leva a um paradoxo.
Satisfazemos o nosso eu e nos sentimos melhor ou agradamos ao Senhor? Este
paradoxo na verdade não existe, é uma mentira de satanás. O ditado que diz “a
mentira tem pernas curtas” é bem verdadeiro. O que precisamos é levar uma vida
de integra de verdade. Apenas tenha o cuidado de como se fala a verdade, por
que há diversas maneiras de se falar a verdade sem ser grosseiro ou indelicado;
há também tempo para tudo, inclusive para se falar a verdade, portanto, seja
sábio. Outra coisa, eu não gostaria que você mentisse, mas se em algum tempo
você precisar mentir, tenha a decência de assumir que mentiu, não dissimule. Vá
a presença de Jesus e diga para ele o por que isto aconteceu e peça a ele para que
você tenha condições de não mais ter que fazer isto. Viva uma viva de verdade,
tenha palavra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário