Parabéns ao povo Judeu pelo Ano Novo. Feliz 5782. Shana Tova!
A cultura judaica é impressionante. Conseguiu sobreviver a tantas coisas, por quase seis mil anos. Guerras, exílio, xenofobia, holocausto.. E, continua uma cultura forte até os dias de hoje. Uma cultura espalhada e presente em todo o mundo. Muito de sua cultura se perpetua através da religião judaico-cristã. A comemoração, ainda que deturpada, da festividade da páscoa, como exemplo, é um dos elos de ligação entre cristianismo e judaísmo. Assim como o respeito ao decálogo e todas as leis estabelecidas na antiguidade por Moisés.
Como cristão, eu tenho profunda admiração a muito dos símbolos judaicos e suas festas. Algumas Igrejas evangélicas tentaram e tentam incorporar símbolos antigos do judaísmo ao cristianismo. Mas, fica uma maquiagem estranha e sem sentido. Os símbolos judaíscos foram para o judaísmo e houve uma razão para isto. Pela nossa crença, o povo judeu foi o povo escolhido por Deus para manifestar a sua revelação ao longo da história. Esta revelação ficou registrada para todo o sempre nas páginas da Torah. Jesus era um mestre judeu, nascido na palestina, que ensinou a torah. Aquilo que conhecemos como o Antigo Testamento. Mais tarde, anos após a sua morte, os seus discípulos registraram os seus ensinos. Este registro ficou conhecido como o Novo Testamento. Judeus tem uma Aliança com a Lei de Moises, Cristãos tem uma Aliança com Jesus. Nisto, cristãos e judeus tem uma ligação eterna. Como católicos e protestantes, que, apesar do rompimento em Lutero, continuam ambos a seguirem os ensinamentos de Jesus.
As maiores religiões do mundo tem em si, mais coisas incomuns do que talvez gostariam de ter. Huns King fala a respeito do respeito e da paz entre as religiões como sendo uma condição 'sine qua nom' para a paz mundial. A Paz entre os homens de boa vontade.
Que neste dia de Ano Novo Judaico, o mundo possa celebrar a paz! Que o Brasil político possa celebrar a paz! Que ao invés de se fomentar a guerra, se lute pela paz!
Sergio Rosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário