Através de Jeremias,
podemos entender um pouco sobre o Profetismo no Antigo Israel. Precisamos fugir um pouco da
visão romântica a respeito do profeta. A vida do profeta era bastante
conflituosa com o governo. Os reis sempre esperavam que os profetas
profetizassem coisas boas para eles. Nada mudou até hoje, o desejo é o mesmo. Mas, os profetas de
Javé, diziam somente aquilo que Deus mandava, e isto os colocava em risco até de vida.
Haviam pelo menos duas categorias deste oficio, os chamados profetas da corte, aqueles que faziam parte da elite
religiosa; havia também os chamados profetas marginais, que não fazia parte
desta elite. Amós é um exemplo de profeta marginal, ele diz: “Eu não sou profeta e nem filho de profeta”
(Amos 7.14-15). Ou seja, ele não era da escola e linhagem profética.
Isaias, que vimos semana passada e Jeremias, eram profetas da corte. Ele
profetizou em Jerusalém cerca de 40 anos antes do cativeiro. Ele iniciou o seu
ministério do dia da morte do rei Uzias; esteve presente reinado do rei Josias,
que reinou 31 anos, a partir do seu décimo terceiro ano de reinado; Jeoaquim,
que reinou 11 anos; e Zedequias, que reinou 11 anos.
Em Jeremias 38.17-18 há o alerta a Judá de que aconteceria o cativeiro
e que eles precisariam se render e se entregar para o rei da Babilônia, porque
este era o plano de Deus para a salvação do povo. O castigo estava vindo do
Senhor, e também o escape. Porém, os governantes não ouviram a Jeremias, e
achou que ele estava errado, por isto o prenderam.
Para se ter uma ideia do que era isto, é basicamente dizer que a China
ou Cuba entrou em guerra conosco e teríamos que nos render pra eles. Imagina
bolsonaristas ouvindo um negócio deste. A ira que ficariam. Foi este o
sentimento do povo em relação a Jeremias. Eles odiaram cada palavra. Alguns sacerdotes,
como Pasur, chegou a agredi-lo até mesmo fisicamente: Jr. 20.1-2. Tamanha era a
raiva que o povo ficou do profeta.
O ministério de Jeremias não foi nada fácil, ele teve que pregar para
um povo que não queria ouvi-lo, e não queria mudança. Queriam apenas que Deus
os livrasse, os abençoa-se, mas, não queriam seguir as suas orientações.
A partir desta introdução, vamos compreender melhor o chamado de
Jeremias:
1. A Palavra que veio a Jeremias (1.4)
“A mim me veio, pois, a palavra
do Senhor, dizendo”
Esta expressão nos é muito estranha. Nós não falamos assim. Em geral
dizemos que ouvimos algo. Nunca dizemos que veio a nós uma palavra. É como se o
oráculo de Deus viesse e encaixasse na mente ou na alma de Jeremias. Foi muito
mais do que uma simples palavra ouvida, essa palavra impregnou o ser de
Jeremias.
2. A Revelação de sua predestinação (1.5)
“Antes que eu te formasse no
ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e
te constituí profeta às nações”.
Há uma invasão de Deus na intimidade da existência do profeta. Deus o
escolheu antes mesmo de seu nascimento. O fato de Jeremias ter sido escolhido,
não quer dizer nós somos escolhidos para a salvação. Nós somos escolhidos para
uma missão. Algumas pessoas são escolhidas por Deus para tarefas bastante específicas.
Neste caso, não há como falar não para Deus.
3. A sua objeção ao seu chamado (1.6)
“Então, lhe disse eu: ah! Senhor
Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança”.
O profeta se vê incapaz de cumprir o seu chamado devido a sua idade.
Jeremias era ainda um menino, quando de seu chamado. Ele vê nisto um problema,
devido a sua falta de autoridade social.
Durante praticamente todo o ministério de Jeremias ele irá reclamar
muito com Deus sobre a sua missão, e se fosse possível, ele gostaria de ser
liberado dela. Mas, não pode. O que nos leva a pensar que o chamado de Deus é
inegociável.
4. A ordem para ir (1.7)
“Mas o Senhor me disse: Não
digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e
tudo quanto eu te mandar falarás”.
O Senhor não dá nenhuma importância à preocupação de Jeremias. Deus lhe
daria autoridade para que ele cumprisse a missão.
5. A promessa de livramento (1.8)
“Não temas diante deles, porque
eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor”.
A missão seria muito difícil. Jeremias iria correr risco de vida. Porém,
o Senhor diz para ele não temer, porque ele estaria seguro para cumprir a
missão.
6. A grandeza de sua missão (1.9-10)
“Depois, estendeu o Senhor a mão,
tocou-me na boca e o Senhor me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas
palavras. Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para
arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares
e para plantares”.
A missão de Jeremias seria revolucionária. Não se tratava simplesmente
de chamar o povo a um arrependimento. Deus estava irado com a nação e iria
destruí-la, para depois de setenta anos, reconstruí-la.
Como cumprir uma missão desta? Onde a única saída seria se entregar
para o seu principal inimigo?
Conclusão
Através de Jeremias podemos compreender claramente a importância do
profetismo e como ele acontecia. Como era complicada a vida de um profeta
autêntico que fazia a vontade do Senhor.
O que podemos tirar de lição é que por mais difícil que seja a missão
que o Senhor estabeleceu para nós, Ele estará conosco e dará a provisão, a
proteção, e tudo o que for necessário para o seu cumprimento. Cabe a nós,
apenas obedecer ao chamamento do Senhor.
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