Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

EU ESCOLHO DEUS!


I Reis 18.21 

Uma emissora de TV passou recentemente uma novela baseada na história da rainha Jezabel. A princesa persa que se casou com um rei hebreu. Deus havia ordenado que o povo hebreu não se casasse com pessoas de outros povos. Deus sabia o problema que isto daria, e por isto proibiu. Mas, o rei Acabe desobedeceu a ordem divina e casou-se com a princesa.

Aquele casamento era uma estratégia para fortalecer reino de Acabe, fazendo aliança com a Fenícia. Porém, quando você faz uma aliança com uma ou mais pessoas, ocorre uma troca de valores entre os envolvidos. Jezabel era idólatra, ela servia ao deus baal. Logo, Acabe acabou corrompendo-se e adorando àquela divindade.

O casamento de Acabe com Jezabel levou Israel a enfrentar uma forte crise espiritual. As pessoas estavam adorando a Baal e a Deus. Nesta ordem. Baal havia se tornado o centro das atenções dos israelitas. Baal era considerado o deus da fertilidade. A rainha Jezabel, esposa do rei Acabe, era devota de Baal, e levou a nação inteira, inclusive ao rei, a adorar a Baal. Ela colocou esta entidade como o principal deus de Israel. Os seus cultos eram promovidos através das chamadas prostitutas cultuais. O que levou a nação a uma licenciosidade jamais vista.

Elias desafiou ao povo a escolher a quem efetivamente eles queriam servir, se a Baal ou a Deus, o que eles não poderiam fazer era ficar coxeando entre os dois. Porém, o povo somente ouviu sua mensagem, mas não disse nada. Eles estavam inclinados a continuarem da mesma maneira. Eles queriam ir aos cultos, ouvir o pastor pregando, participar das programações, praticando todo o pecado, sem tomar nenhuma decisão. Elias mostrou para eles que isto não seria possível, era preciso tomar uma decisão, fazer uma escolha entre Baal e Deus.

Elias queria abrir os olhos daquelas pessoas, para que elas escolhessem a Deus. Mas, o que significa escolher a Deus?

1. Escolher a Deus é abrir mão de outras possibilidades

Imagina se uma pessoa assume um compromisso com você, mas está aberto a outras possibilidades. O que você faria? Você confiaria em alguém que está contigo, mas tem interesse em conhecer outras pessoas? Certamente você daria um fora nesta pessoa.

Elias estava dizendo exatamente isto para aquelas pessoas, eles não poderiam jamais adora a Deus e a baal. Baal simboliza o mundo e tudo o que nele há. Portanto, um relacionamento sincero com Deus existe abrir mão de outras possibilidades.

Outro dia eu li uma estória que na África caçadores põem um punhado de arroz dentro de um buraco apertado de uma árvore. O macaco enfia a mão pra pegar e quando tenta tirar a mão, não consegue. Bastaria ele abrir a mão para se livrar, mas, ele não o faz. Ele prefere perder a vida do que abrir a mão.

Escolher a Deus é escolher a vida. É abrir mão do que está te levando para a morte, para ser conduzido para a vida eterna.

Quando realizamos uma escolha, precisamos abrir mão de outras coisas. Era o que Elias estava desfiando o povo a fazer. Jesus disse: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro...” (Mt 6.24).

Jesus é a melhor possibilidade que você pode escolher. Escolha andar com Jesus.

2. Escolher a Deus é optar pela fidelidade

Fidelidade é a base de todo relacionamento saudável. Quer seja amizade, trabalho, namoro, casamento, até mesmo pastoral. Fidelidade é o que se espera de quem está próximo a você. Fidelidade é o que Deus espera de cada um de nós que escolhemos a Deus.

Acredito que deva ter outras propostas com aparência mais atrativas do que Deus. Porém, nada se compara a Deus. Há coisas mais atrativas do que vir para a Igreja. Há teatros e shows com musica melhor que a nossa. Há palestras motivacionais, melhores do que os sermões de domingo. Assim como há mulheres ou homens mais interessantes que o seu cônjuge. Mas, você fez uma escolha, e uma escolha elimina as outras possibilidades.

Uma escolha envolve fidelidade. Apocalipse 2.10 diz: “.. Sê fiel até a morte e dar-te-ei a cora da vida”. O que o Senhor Jesus te recompensará pela sua fidelidade.

3. Escolher Deus é a coisa mais maravilhosa que pode acontecer em sua vida

Elias levou o povo a uma escolha. Fazer uma escolha nunca foi algo fácil, porque você tem que abrir mão de uma coisa para pegar outra. Porém, quando fazemos a escolha certa, recebemos a recompensa. 

Elias fez uma proposta ao povo: o deus que respondesse com fogo seria o Deus verdadeiro. Era um momento de crise espiritual nacional, e por isto foi preciso algo excepcional. Deus respondeu com fogo e todo o povo creu. Deus continua derramando fogo, mas agora fogo espiritual através do seu Santo Espírito.

Conclusão

Em Atos 2, na descida do Espírito Santo, as pessoas viram pousar sobre suas cabeças, línguas como que de fogo. Deus continua derramando deste fogo maravilhoso para nos libertar e salvar. A única coisa que você precisa fazer é escolher a Deus, por que ele já te escolheu. Talvez você não soubesse disto, mas agora você já sabe. Deus te escolheu e te chamou pelo nome. Deus usou Elias para levar aquele povo a salvação. Hoje, Deus usa um amigo para orar por você, a fim de que você receba Deus em sua vida.

Josué disse ao povo: “escolham a quem vocês querem servir, mas eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15). Josué escolheu a Deus e este foi o segredo de todo o seu sucesso para a conquista da terra prometida.

Eu escolhi a Deus, e ando com Deus desde a minha mais tenra idade. Eu e a minha casa servimos ao Senhor e isto é maravilhoso. Enfrentamos crises e provas como qualquer pessoa, mas, no meio das tormentas, sabemos que Deus está conosco. Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza em todo o tempo.
Aqueles homens escolheram a Deus por que reconheceram que aquele era o Deus verdadeiro. Eles viram o fogo cair do céu, e creram. Jesus nos prometeu o Espírito Santo. Não precisamos mais de fogo caindo do céu, por que temos o Espírito Santo. Apenas sinta ele tocando em você.

Pr. Sergio Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário