Mateus 4.23
Embora Mateus seja o primeiro
evangelho a aparecer no Novo Testamento ele não foi o primeiro a ser escrito.
Segundo os estudiosos de bíblia, a data provável do escrito é entre 58 a 68
d.C.. A maioria dos teólogos defendem que Mateus conhecia ou utilizou o
evangelho de Marcos como fonte.
Mateus era um judeu e escreve provavelmente
para uma comunidade judaica. Por esta razão encontramos muitas citações do A.T.
em seu evangelho. Talvez seja esta a razão pela qual ele aparece como o
primeiro evangelho no NT.
Mateus inicia o seu evangelho
trazendo a genealogia de Jesus com a finalidade de provar a linhagem real de
Jesus. Em Mateus Jesus é apresentado como Rei dos Judeus.
O capítulo 2 de Mateus fala
rapidamente sobre o nascimento de Jesus e o 3 sobre o seu batismo. No cap 4
Jesus enfrenta a tentação no deserto e depois vai para a Galileia onde convoca
os seus primeiros discípulos.
No Cap. 4.23 mostra Jesus
percorrendo toda a Galileia, pregando as boas novas do Reino dos Céus, curando
todas as enfermidades e libertando endemoninhados. Logo sua fama percorreu toda
as redondezas e chegou até o exterior, também outros países como a Síria ouviu
sobre Jesus. Devido a sua fama uma multidão começou a segui-lo. Uns por curiosidade,
outros por que queriam achar alguma coisa contra ele e uma grande parte por que
creram nele.
O sermão do Monte apresentado por
Mateus é bem abrangente, envolve três capítulos. Diferentemente de Lucas que
apresenta apenas de uma forma suscita, quase um resumo. Todo o sermão cabe em
parte do capítulo 6.
O evangelho de Lucas
provavelmente foi escrito pouco depois do evangelho de Mateus. Lucas não foi
uma testemunha ocular dos fatos ocorridos com Jesus. Lucas faz uma pesquisa
para catalogar todas as informações que ele estava ouvindo a respeito de Jesus.
Aqui talvez tenhamos um problema, se o sermão do monte é para ser aprendido na
íntegra, por que Lucas não o relatou também na íntegra, uma vez que ele deve
ter entrevistado a muitos cristãos para tomar conhecimento do assunto. Seria a
mensagem de Lucas o supra-sumo do que restou do sermão do monte? ou apenas uma síntese? Nisto está a grande beleza da Bíblia, pois de uma forma ou outra temos a descrição detalhada em Mateus do ensino de Jesus.
O teólogo David J. Bosch afirma que
no sermão do monte está contido a ética de Jesus. Em Mateus 28.19-20, no texto
chamado de a grande comissão, Jesus ordena aos seus discípulos a "enquanto estiverem indo, façam discípulos e
ensinem o evangelho do Reino". Desconfio que Jesus falava sobre o ensino do Sermão do Monte. Creio que durante o passar dos anos a igreja esqueceu-se, ou não deu a devida importância ao que Jesus ensinou naquela ocasião para os seus discípulos. Jesus tinha em mente um padrão espiritual bastante elevado para os seus seguidores. Entretanto, sua mensagem acabou esquecida ou tão fragmentada a ponto de não fazer diferença na vida da Igreja.
Tivemos ao longo dos anos alguns problemas de
interpretações equivocadas que precisamos considerar, desde a formação da Igreja até o dia de hoje, e que contribuiu para desviar a nossa atenção e não atentarmos para o Sermão do Monte como deveríamos:
1. Desde a igreja primitiva até
Tomas de Aquino, acreditava-se que nem todos os cristão precisariam obedecer os
ensinos do sermão do monte contido em Mateus. Estes ensinos eram destinados
somente a uma categoria especial de cristão, sobretudo o clero;
2. A ortodoxia (fundamentalismo)
luterana do século 17 sustentava que era impossível obedecer ás exigências de
Jesus nestes capítulos;
3. No século 19 cria-se que o que
importava não era a obediência concreta a essas exigências, mas a disposição
correta do coração;
4. Sustentava-se ainda que
realizações extraordinárias só fazem sentido em uma expectativa da parúsia
iminente (segunda vinda de Jesus para o momento). Só durante um período de
ínterim muito breve qualquer pessoa poderia corresponder a expectativas tão elevadas. Seria impossível viver toda uma vida desta forma a não ser que se tenha
certeza de que Cristo virá ainda nesta geração.
Hoje muitos estudiosos concordam que a
expectativa de Jesus era que todos os seus discípulos vivessem de acordo com
estes princípios ensinados por ele no Sermão do Monte. Se este fato está correto, então precisamos concordar que ao
longo dos séculos bem poucos discípulos de Jesus corresponderam estas
expectativas. Há uma discrepância muito grande entre o que Jesus ensinou e o
que a igreja cristã pratica.
Se o sermão do monte é a ética de
Jesus para os discípulos de sua época e para os cristãos de hoje, então havemos de
convir que a igreja está com grandes problemas nos dias atuais. A igreja sem exceção, em grande
parte, pratica o oposto do sermão do monte.
O que precisamos de fato é um retorno ao princípio de tudo, devemos voltar imediatamente aos ensinos do Mestre Jesus, que ele pregou originalmente aos seus seguidores, e que chega até nós nos dias de hoje, por intermédio de Mateus. Devemos ouvir as suas palavras e praticá-las. Quem assim o fizer, será considerado um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.
O que precisamos de fato é um retorno ao princípio de tudo, devemos voltar imediatamente aos ensinos do Mestre Jesus, que ele pregou originalmente aos seus seguidores, e que chega até nós nos dias de hoje, por intermédio de Mateus. Devemos ouvir as suas palavras e praticá-las. Quem assim o fizer, será considerado um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.
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