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quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Diálogo teológico a partir do Sermão do Monte

Mateus 4.23

Embora Mateus seja o primeiro evangelho a aparecer no Novo Testamento ele não foi o primeiro a ser escrito. Segundo os estudiosos de bíblia, a data provável do escrito é entre 58 a 68 d.C.. A maioria dos teólogos defendem que Mateus conhecia ou utilizou o evangelho de Marcos como fonte.

Mateus era um judeu e escreve provavelmente para uma comunidade judaica. Por esta razão encontramos muitas citações do A.T. em seu evangelho. Talvez seja esta a razão pela qual ele aparece como o primeiro evangelho no NT.

Mateus inicia o seu evangelho trazendo a genealogia de Jesus com a finalidade de provar a linhagem real de Jesus. Em Mateus Jesus é apresentado como Rei dos Judeus.

O capítulo 2 de Mateus fala rapidamente sobre o nascimento de Jesus e o 3 sobre o seu batismo. No cap 4 Jesus enfrenta a tentação no deserto e depois vai para a Galileia onde convoca os seus primeiros discípulos.

No Cap. 4.23 mostra Jesus percorrendo toda a Galileia, pregando as boas novas do Reino dos Céus, curando todas as enfermidades e libertando endemoninhados. Logo sua fama percorreu toda as redondezas e chegou até o exterior, também outros países como a Síria ouviu sobre Jesus. Devido a sua fama uma multidão começou a segui-lo. Uns por curiosidade, outros por que queriam achar alguma coisa contra ele e uma grande parte por que creram nele.

O sermão do Monte apresentado por Mateus é bem abrangente, envolve três capítulos. Diferentemente de Lucas que apresenta apenas de uma forma suscita, quase um resumo. Todo o sermão cabe em parte do capítulo 6.

O evangelho de Lucas provavelmente foi escrito pouco depois do evangelho de Mateus. Lucas não foi uma testemunha ocular dos fatos ocorridos com Jesus. Lucas faz uma pesquisa para catalogar todas as informações que ele estava ouvindo a respeito de Jesus. Aqui talvez tenhamos um problema, se o sermão do monte é para ser aprendido na íntegra, por que Lucas não o relatou também na íntegra, uma vez que ele deve ter entrevistado a muitos cristãos para tomar conhecimento do assunto. Seria a mensagem de Lucas o supra-sumo do que restou do sermão do monte? ou apenas uma síntese? Nisto está a grande beleza da Bíblia, pois de uma forma ou outra temos a descrição detalhada em Mateus do ensino de Jesus.

O teólogo David J. Bosch afirma que no sermão do monte está contido a ética de Jesus. Em Mateus 28.19-20, no texto chamado de a grande comissão, Jesus ordena aos seus discípulos a "enquanto estiverem indo, façam discípulos e ensinem o evangelho do Reino". Desconfio que Jesus falava sobre o ensino do Sermão do Monte. Creio que durante o passar dos anos a igreja esqueceu-se, ou não deu a devida importância ao que Jesus ensinou naquela ocasião para os seus discípulos. Jesus tinha em mente um padrão espiritual bastante elevado para os seus seguidores. Entretanto, sua mensagem acabou esquecida ou tão fragmentada a ponto de não fazer diferença na vida da Igreja.

Tivemos ao longo dos anos alguns problemas de interpretações equivocadas que precisamos considerar, desde a formação da Igreja até o dia de hoje, e que contribuiu para desviar a nossa atenção e não atentarmos para o Sermão do Monte como deveríamos:

1. Desde a igreja primitiva até Tomas de Aquino, acreditava-se que nem todos os cristão precisariam obedecer os ensinos do sermão do monte contido em Mateus. Estes ensinos eram destinados somente a uma categoria especial de cristão, sobretudo o clero;

2. A ortodoxia (fundamentalismo) luterana do século 17 sustentava que era impossível obedecer ás exigências de Jesus nestes capítulos;

3. No século 19 cria-se que o que importava não era a obediência concreta a essas exigências, mas a disposição correta do coração;

4. Sustentava-se ainda que realizações extraordinárias só fazem sentido em uma expectativa da parúsia iminente (segunda vinda de Jesus para o momento). Só durante um período de ínterim muito breve qualquer pessoa poderia corresponder a expectativas tão elevadas. Seria impossível viver toda uma vida desta forma a não ser que se tenha certeza de que Cristo virá ainda nesta geração.

Hoje muitos estudiosos concordam que a expectativa de Jesus era que todos os seus discípulos vivessem de acordo com estes princípios ensinados por ele no Sermão do Monte. Se este fato está correto, então precisamos concordar que ao longo dos séculos bem poucos discípulos de Jesus corresponderam estas expectativas. Há uma discrepância muito grande entre o que Jesus ensinou e o que a igreja cristã pratica.

Se o sermão do monte é a ética de Jesus para os discípulos de sua época e para os cristãos de hoje, então havemos de convir que a igreja está com grandes problemas nos dias atuais. A igreja sem exceção, em grande parte, pratica o oposto do sermão do monte.

O que precisamos de fato é um retorno ao princípio de tudo, devemos voltar imediatamente aos ensinos do Mestre Jesus, que ele pregou originalmente aos seus seguidores, e que chega até nós nos dias de hoje, por intermédio de Mateus. Devemos ouvir as suas palavras e praticá-las. Quem assim o fizer, será considerado um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.


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