Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

sábado, 30 de julho de 2022

O poder da influência

Atos 9.36

Influenciar é o efeito que uma pessoa exerce sobre outra, levando-a a assumir novos valores, costumes, práticas e gostos. Todos nós somos influenciados o tempo inteiro. Seja assistindo a um programa na TV, seja na rua, na internet, em casa, na igreja, onde estivermos, sempre estamos influenciando e sendo influenciados por algo ou alguém.

O poder da influência desenvolveu-se de tal forma que virou uma nova profissão, em geral designada pela palavra em inglês, influencer. Os influencers são aqueles que fazem de tudo para alcançar seguidores através da produção de conteúdo. Seja uma simples bobagem, um curso relevante, mensagens bíblicas, etc. A internet tem remunerado muito bem a quem consegue promover conteúdos capazes de arregimentar milhões de seguidores. Por isto virou moda, todo mundo quer ser um influencer.

Esta coisa de influencer não é novidade, sempre houve influenciadores e seguidores, a novidade é que isto se tornou algo que pode ser feito de maneira virtual, o que facilita a proliferação do conteúdo muito mais rapidamente. Tanto bons quanto maus conteúdos.

Este texto fala a respeito de Dorcas. Ela foi uma verdadeira influencer em Jope. Jope foi uma antiga cidade portuária de Israel, tida como uma das mais antigas do mundo, atualmente chama-se Jafa. Fica a cerca de 55 Km de Jerusalém. Foi neste lugar que Jonas embarcou para ir para Társis; foi também o local onde Pedro estava quando o centurião Cornélio, orientado por um anjo, mandou buscá-lo.

Tabita, a mulher desta narrativa, morava neste lugar. Tabita era a forma aramaica do nome grego Dorcas. Nesta época, a Judeia falava o hebraico, aramaico e grego. Hebraico era a língua antiga do povo hebreu, no cativeiro eles aprenderam o aramaico; com a dominação romana, a língua grega se tornou dominante em todo o império. Foi nestas três línguas que a Bíblia foi escrita.

Dorcas foi uma mulher excepcional que influenciou toda a sua geração com as suas boas obras. Em geral as mensagens sobre Dorcas enfatizam a sua morte e consequentemente o seu ressuscitamento através da oração do apóstolo Pedro. Eu gostaria de me ater a vida de Dorcas em detrimento à sua morte e o milagre de sua ressurreição.

A influência exercida por Dorcas foi resultado de suas qualidades:

1. Dorcas era caridosa

Caridade é uma forma de assistencialismo. Em geral a palavra assistencialismo é usada de forma pejorativa, diferente da assistência social. Enquanto a assistência social é uma política pública regulamentada, o assistencialismo representa uma forma de ajuda mais imediata que, por vezes, é visto com um viés negativo por parte da sociedade. O assistencialismo em geral está ligado a ações políticas, de curta duração, com intenção única de atrair eleitores. Porém, Dorcas não era ligada a política, ela não fazia estas ações para autopromover-se, mas, por amor ao próximo.

O texto diz que Dorcas dava esmolas. A palavra grega traduzida por esmolas é eleêmosynon, que, na verdade, tem sentido de donativo em dinheiro, caridade. A palavra esmola perdeu, com os anos, o significado. Hoje o seu sentido é bastante pejorativo. Quando pensamos em esmola, pensamos em resto. Quando pensamos em donativo, pensamos em ajudar realmente a alguém com alguma coisa útil. Dorcas demonstra o seu desprendimento dos seus bens materiais e de seu dinheiro, compartilhando com aquele que necessita.

Estes dias uma pessoa me procurou perguntando se eu podia ajudar a uma família a colocar a laje em sua casa. Eles estão tentando construir, mas, a situação está difícil. Eu também não estou bem das finanças, e os meus parceiros que eu convidava para promover estas ações também estão meio quebrados. Então, eu fiz um propósito, toda vez que uma igreja ou grupo me convidasse e me desse uma oferta, eu direcionaria para ela. Assim, esta semana eu consegui enviar uma boa contribuição para ajudá-la.

Lembro de uma jovem, na Bahia, que eu ajudei a pagar um curso de cabelereira, e, graças a este curso, ela tem um belo salão de beleza em Eunápolis.

Eu sei o quanto é complicado ajudar as pessoas, ainda mais, quando temos poucos recursos, mas, deixa Deus te usar. Jamais haja com a emoção. Ação Social se faz com a razão. É preciso ter certeza de que a pessoa que você vai ajudar merece ser ajudada.

Faça como Talita, seja um assistencialista, ajude a quem realmente necessita. Faça com prudência. Nunca empreste aquilo que você não pode pagar, e jamais empreste o seu nome.

2. Dorcas era notável por suas boas obras

Além das doações em dinheiro, Dorcas também realizava boa obras. Ela fazia roupas e distribuía para as pessoas necessitadas. Na maioria das vezes vemos Dorcas como uma pessoa pobre que fazia tudo isto sem recursos, mas, eu tenho outra visão desta mulher. Acredito ser uma mulher que possuía algum recurso, talvez de classe média alta, e usava isto muito bem para ajudar aos outros.

O verso 39 mostra o testemunho de muitas viúvas que receberam doações de roupas feitas por Dorcas. As viúvas eram mulheres bastante carentes, elas, em tudo necessitavam de um homem da família que as representasse. E, se não tivesse, elas passavam um aperto bem grande. Sabedora disto, Dorcas as ajudava como podia.

Há algum tempo eu vi um documentário do Bill Gates, ele estava em uma cidade da África, muito pobre, esgoto correndo a céu aberto, e para piorar, sem abastecimento de água. Aquilo estava causando muitas doenças e mortes. Ele foi pra lá, pesquisou, montou uma equipe, e desenvolveu um projeto que resolveu aquele problema. Bill é bilionário, poderia estar curtindo a sua aposentadoria, mas, está investindo tempo em promover ações sociais. O mundo necessita de mais pessoas dispostas a investir tempo em boas obras.

Eu acredito que o amor de Deus é mais facilmente percebido através de ações de bondade. Tiago diz que a fé sem obras é morta. As boas obras são necessárias para demonstrar o amor de Deus.

3. Dorcas era uma discipula de Jesus

A palavra grega para discípulo é Mathetes, a mesma palavra utilizada para os demais discípulos. Dorcas nasceu dentro da tradição judaica, mas, em algum dado momento ela decidiu tornar-se uma discipula de Jesus. No judaísmo haviam os mestres judaicos, estes mestres tinham os seus discípulos, que os seguiam para aprender tudo o que o seu mestre ensinava, eram copos vazios, que seriam cheios do conteúdo do seu mestre. Era uma honra para o menino judeu ser escolhido para ser um discípulo, somente os melhores eram chamados. Portanto, quando Jesus escolheu os seus primeiros discípulos, eles se sentiam honrados com este chamado. Tanto, que imediatamente eles largam tudo para seguir a Jesus.

Dorcas foi uma discipula bastante diferenciada, enquanto os demais discípulos, em sua maioria foram conhecidos por sua mensagem, Dorcas foi conhecida por suas obras. Talvez ela nem soubesse falar muito bem, não arregimentava multidões conforme Pedro, mas, as suas ações eram extraordinárias boas.

Ser um discípulo de Jesus é influenciar o mundo com a sua mensagem e ação. Ainda que não se utilize palavras para pregar.

Conclusão

Dorcas influenciou a sua geração e continua influenciando gerações até o dia de hoje. Eu sou influenciado por ela quando eu leio a sua história de vida. Eu me espelho nela para também fazer boas obras. Certamente, com isto, eu acabo sendo influência positiva na vida de muita gente. Entendo que é desta forma que iremos transformar o mundo, pelo poder da influência do bem, demonstrado através das boas obras.

Vivemos em um tempo onde o evangelho está bastante desgastado, mas, isto não é devido a verdadeira mensagem do evangelho, e muito menos por causa de Jesus, mas, por causa de influência negativa de pessoas que se apresentam como líderes evangélicos, mas, as suas ações não condizem com o evangelho. Pessoas que usam o seu poder de influência somente para beneficiar a si mesmos. Isto vai de encontro com o evangelho, onde as ações praticadas são sempre desenvolvidas em benefícios ao próximo.

Precisamos influenciar a nossa geração com ações positivas, há muita influência negativa no mundo. Há muita gente querendo usar o seu poder de influência somente para se dar bem, para adquirir poder, ganhar fama, ficar rico. O nosso chamado é para utilizarmos o nosso poder de influência para transformar o mundo. Que o Senhor te abençoe grandemente nesta missão.

Pr. Sergio Rosa

 

terça-feira, 5 de julho de 2022

Como retribuir um grande amor?


"As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor, seria de todo desprezado". (Cantares 8.7)

O livro dos Cânticos é um livro de poesia romântica. Então se você tem o seu cônjuge é um ótimo livro de meditação sobre o tema, pois fala do amor de um homem por sua esposa e da sua esposa por seu marido. É provável que Salomão tenha escrito este poema para celebrar o seu casamento com a Sulamita, aparentemente sua esposa favorita. 

Cantares é um poema que fala sobre as alegrias do amor conjugal. Judeus e cristãos veem neste livro uma correlação entre o amor que ocorre entre os cônjuges no casamento e o amor de Deus por seu povo. Os judeus leem este livro na festa da Páscoa, como referência ao Êxodo, quando Deus tomou Israel como esposa. Cristãos leem como uma ilustração do amor de Deus pelos salvos e remidos.

Sempre houve questionamento do porque o livro dos Cânticos dos Cânticos estar no Cânon, por não falar diretamente sobre Deus ou sobre uma intimidade com Deus. Haviam duas escolas teológicas, que tinham formas divergentes de ler as escrituras: Alexandria, que interpretava os textos de forma alegórica; e Antioquia, que interpretava de forma literal. Porém, não creio que se deva discutir se uma poesia é literal ou alegórica, ela é o que é, uma obra de arte para ser admirada em sua inteireza metafórica. Aqueles que eram seguidores dos entendimentos da escola de Antioquia, afirmavam que o livro era apenas uma poesia, algo que Salomão escreveu para a sua esposa, portanto, a partir desta definição, não deveria mesmo pertencer ao Cânon. Já os defensores do método alegórico, viram nos Cânticos o relacionamento de Deus para com o seu povo, portanto, o livro foi considerado inspirado e pertencente ao Cânon.

No hebraico a palavra amor é Ahavah, que pode ser qualquer tipo de expressão de amor, pelo filho, amigo, cônjuge. No grego o verbo é Agapaô, que se refere a um amor incondicional. É o amor que o apóstolo Paulo ordena a todo marido amar a sua esposa. É com este amor que Deus nos ama e que nós devemos amar a Deus.

Em Mateus 22.37 Jesus, quando perguntado sobre qual é o primeiro mandamento da Lei Hebraica, ele disse: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”. Deus nos ama, isto é um fato, independente do que somos ou fazemos. O resultado deste amor é a sua graça ao nosso favor.

O que precisamos fazer para retribuir este tão grande amor de Deus?

1. Conhecendo a Deus

A primeira etapa de um relacionamento conjugal é conhecer o seu cônjuge. Não sabemos como Salomão conheceu a Sulamita, mas, algo nela despertou o seu interesse em conhecê-la. Ele era o todo poderoso rei de Israel, para tornar-se esposa do rei era algo bem difícil. Havia quase um desfile de miss, para que fosse escolhida as mais belas mulheres.

Da mesma forma, o nosso primeiro passo para iniciar um relacionamento com Deus é dando um passo em direção a ele para conhecê-lo.

Esta semana estive com um pastor amigo, que ficou viúvo no ano passado, ele compartilhou comigo que foi a um evento chamado “Congresso Singular”. É um trabalho voltado para o público: solteiros, viúvos e divorciados a partir de 30 anos. Achei bem interessante, é muito bem formatado. A ideia é ter um espaço onde as pessoas possam se encontrar e se conhecerem. Quem sabe não dá um match? No caso dele deu. Ele está planejando para casar-se novamente.

Se o meu amigo não tivesse dado este passo, se não tivesse se dado esta oportunidade, não teria tido a oportunidade de conhecer uma pessoa tão adorável. Da mesma forma, quem não se aproxima de Deus, não se dá a oportunidade de conhecê-lo.

2. Iniciando um relacionamento com Deus

Ir no evento foi o primeiro passo, mas, se o segundo não fosse dado, nada aconteceria, o amor não brotaria. O meu amigo foi ao evento e deixou o seu coração aberto, e após conhecer a moça, gostou, e resolveram iniciar um relacionamento.

Conhecer a Deus é o primeiro passo, e se você está lendo este texto, é porque de alguma forma você tem algum interesse em conhecer a Deus. E, se este é o seu caso, você dê o segundo passo, inicie um relacionamento com Ele. Imagina se uma pessoa vai ao Congresso Singular, conhece pessoas interessantes, mas, não abre o coração para ninguém? Ela irá continuar solteira.

Se você sente a presença de Deus, comece com ele um relacionamento ainda hoje. Ele te ama e aguarda tão somente que você se abra para iniciar este relacionamento.

3. Se entregando a ele sem reservas

Um relacionamento pleno não pode ter reservas, e preciso entregar-se por inteiro. Se você inicia um relacionamento cheio de dúvidas e com um pé atrás, poderá ter muitos problemas. Um relacionamento é algo que requer confiança. Não tem como viver com uma pessoa que você desconfia dela. Se este é o caso, é bem melhor nem iniciar.

Quando olhamos para o livro dos Cânticos percebemos um homem apaixonado por sua esposa. Ele abre completamente o seu coração e compartilha tudo o que está sentindo. Ele descreve tudo o que ela representa. Isto é fruto de quem se entregou sem reservas.

O livro de Cantares é uma ilustração perfeita para o nosso relacionamento com Deus. Um Deus que ama o seu povo, é apaixonado, e tem ótimas expectativas sobre o seu relacionamento.

Conclusão

Portanto, para retribuir este tão grande amor de Deus para conosco, é preciso aproximar-se de Deus para conhecê-lo melhor, quem sabe assim você inicie um relacionamento com ele, uma vez que ele já nos ama incondicionalmente. Mas, entregue-se sem reserva, o convite de Deus é para que você o ame de todo o seu coração e de todo o seu entendimento, só assim você conseguirá sentir o tão grande amor que Deus tem para com você.

A forma que você pode retribuir a este amor, é entregando-se a ele. Salmos 37.5 diz “Entregue o seu caminho ao senhor, confia nele e o mais ele fará”.

Se você quer iniciar um relacionamento com Deus, ore onde você estiver e diga isto para Ele. Este relacionamento se inicia a partir de um ato de entrega voluntária. Faça isto e sinta o inundar de Deus sobre a sua alma.

Pr. Sergio Rosa

-------------

Obs.: Se você fez este ato de entrega e teve uma experiência pessoal com Deus, deixe nos comentários o seu testemunho. E, caso precise de ajuda no inicio da sua fé, deixe o seu e-mail e nós entraremos em contato, seja em que tempo for e onde estiver.