Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

sábado, 26 de novembro de 2011

Conectados, qual é a sua rede?

Quando falamos de jovens o assunto é muito complexo e não dá para jogar todos em um balaio escrito "JOVENS". Há diversos tipos: comprometido, relaxado, sonhador, informado, desinformado, esperto, lento, introvertido, descolado, nerd, maldoso, pegador, comportado,  ... independente do tipo, todos tem pelo menos uma coisa em comum, estão todos conectados em alguma rede social, seja orkut, que já venceu o prazo de validade e anda definhando, o facebook que está bombando, my space, twitter, linkerdin e outros que não disseram pro que vieram.
Para os solteiros existem os sites que auxiliam na procura do par perfeito, sites de chat e bate-papo, em fim, todos, com raríssima exceção estão conectados na rede.
Há pouco tempo atrás deu na TV o caso de uma menina que foi torturada, estuprada e morta, depois de conhecer um individuo na web e sair com ele. Mas, também há casos como de um pastor amigo meu que conheceu uma boa pessoa e casou-se com ela.
A rede em um modo geral veio pescando todos os tipos de pessoas para um mundo virtual, um mundo novo, onde ele pode ser o que e quem ele quiser. Muitos inventam um perfil e passa ser outra pessoa, e então vive uma siber-vida. Fico me perguntando a confusão que isto deve fazer nas cabecinhas, que uma hora pode não saber mais quem realmente é.

Quero falar sobre um outro tipo de rede, que é bem mais antiga e famosa do que todas estas, que nunca fica ultrapassada, cuja a conexão não cai, e a velocidade é ilimitada e que também está interessada em todo o tipo de pessoa. A diferença é que a rede é real, não é virtual, e quer transformar a sua vida em algo bom.

A Rede que verdadeiramente salva



(Daniel 1:1-21)
Conta-se que certa satanás desafiou a Jesus em um concurso de datilografia, Jesus tinha uma olivetti detonada, e satanás um PC Apple dual core, 6 Gb de memória ram, 600 Gb de HD. Iniciou-se a disputa e o rabudo saiu na frente, todo empolgado 4 toques por segundo. Jesus estava meio devagar a máquina não ajudava muito. Quando faltava alguns segundos para terminar, o inimigo já tinha digitado dez folhas, e Jesus mal tinha acabado a primeira. Então de repente quando o inimigo terminou de digitar e iria imprimir deu um pico de luz e o capiroto perdeu todo o trabalho digitado. Jesus, na sua antiga Olivetti, pegou a folha impressa e ganhou. Conclusão da história? Só Jesus salva!
O texto de Daniel nos fala a respeito da experiência de quatro jovens hebreus que haviam sido levados cativos para a Babilônia durante o reinado de Nabucodonozor. A Babilônia nesta época era a maior potência bélica e estava conquistando  tudo em sua volta. Era uma época de muitas guerras e sonhos de grandes conquistas.
Israel também já tinha tido o seu período de glória. Deus havia fortalecido o povo hebreu e os conduziu pelo deserto até entrarem em Canaã e conquistar todo aquele território, estabelecendo ali todo o seu reino. Durante muito tempo houve guerra entre nações vizinhas e Deus abençoou lhes concedendo vitórias em todas as suas lutas.
Entretanto, algo deu errado. Por que Israel depois de toda as suas conquistas se vê conquistada e tem os seus jovens levados para o cativeiro babilônico? Por que a sua conexão caiu?

1. Em primeiro lugar, Deixou entrar Bugs - Na linguagem de informática quer dizer 'virus'. Israel deixou que virus letais invadissem o seu sistema.
Não precisa conhecer muito de informática para saber que a cada momento surge um novo virus que invade o seu sistema operacional e destrói o seu computador ou rouba todas as informações. Este é conhecido como 'cavalo de tróia'. É incontável o número de virus e de pessoas que tiveram os seus dados roubados.
Esta é a mesma forma que satanas faz nas vidas, ele entra com os seus virus, que a bíblia chama de pecado, para detonar com a vida do ser humano.

2. Em segundo lugar - não tinha um Antivirus - Daniel, Hananias, Misael e Azarias fizeram uma opção em suas vidas. O que eles decidiram? (v. 8) "Não se contaminar". Para que um PC não seja contaminado ele precisa ter um forte anti-virus. Assim como surgem virus, surgem também os anti-virus para proteger o seu PC. No caso dos meninos, eles tinham o mais poderoso anti-virus deste planeta, eles tinham a Deus em seus corações. Assim, quando um virus bate querendo entrar, é automaticamente rechaçado pela presença de Jesus.
Para se ter um poderoso antivirus, é preciso baixar, fazer um download do programa e de período em período fazer a atualização para não ficar obsoleto.
Para se proteger contra o virus do pecado, é necessário um download diário da presença de Jesus.

3. Em terceiro lugar - Perdeu o Interface - O interface são equipamentos ou programas que conecta o um sistema a outro. Um interface é o que liga um computador à rede.
Certa vez eu estava usando a internet e o cabo deu um pequeno problema, um pequenino fio de transmissão danificou-se sem que eu percebesse, perdi o dia tentando achar o problema, até que descobri que era o cabo. Logo que comprei outro cabo, o problema acabou.
Quando Jesus estava para ser assunto aos céus ele fez uma promessa de salvação, e para isto ele morreu na cruz, para que através de seu sangue fossemos salvos. Quando aceitamos a Jesus em nossas vidas fazemos a conexão perfeita co com o sistema celestial. Nos plugamos a Deus através de Jesus.

4. Em quarto lugar - Deixaram de limpar o HD - Volta e meia o HD do computador fica muito cheio e temos que fazer uma limpeza, então deletamos tudo o que é inútil, tudo o que está pesando, tudo o que é desnecessário. Nesta noite, o Senhor Jesus quer fazer uma limpeza das coisas inúteis, bugs, virus, experiências ruins que marcaram negativamente a sua alma e tudo o mais que está te afastando de Sua presença. Ele quer deletar os seus pecados e deles não se lembrar mais. Ele diz: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar..."
Daniel, Ananias, Misael e Azarias não conheciam nada de informática, mas, de uma coisa eu tenho certeza, eles estavam completamente plugados em Deus, a sua conexão era perfeita com os céus, e por isto eles tiveram autoridade para recusar a comida do rei, o que certamente seria considerado uma afronta e seriam punidos com a condenação á morte. Mas, eles foram fortes e enfrentaram aquela terrível crise.

Conclusão:
O que Deus quer para sua vida jovem, está descrito em I João 1.14b. "Jovens, eu vos escrevi, por que sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno".
Quero te convidar a uma conexão perfeita com Jesus, você precisa renunciar tudo o que tem te afastado de Deus, não preciso enumerar aqui, você mesmo sabe. Quero orar por você, que nesta noite quer uma nova vida, quer fazer um compromisso de aproximar-se mais de Deus. Você que quer rejeitar os manjares de Nabucodonozor para simplesmente receber a presença de Deus.
Quando aqueles meninos hebreus decidiram fazer a vontade de Deus eles passaram um grande aperto, prisão e perseguição, mas, ele permaneceram firmes e foram recompensados pela fidelidade a Deus. Deus quer te honrar, te abençoar, andar contigo, te fazer grande, e fazer grandes coisas em sua vida e através de sua vida, você precisa tão somente andar com ele.

sábado, 12 de novembro de 2011

Lutando contra a depressão com todas as armas

Depressão é uma palavra freqüentemente usada para descrever nossos sentimentos de profunda tristeza causada por grandes sofrimentos. A depressão não é uma tristeza passageira, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer e exige tratamento.
No individualismo contemporâneo, a impessoalidade converteu-se em indiferença e os elos efetivos da intimidade foram cercados de medo, reserva, reticência e desejo de autoproteção. Pouco a pouco, desaprendemos a gostar de ‘gente’. Entre quatro paredes ou no anonimato das ruas, o semelhante não é mais o próximo-solidário; é o inimigo que traz intranqüilidade, dor ou sofrimento.
Esta é uma pequena faceta do comportamento pós-moderno que tem produzido bastante sofrimento ao ser humano, sobretudo o aumento exarcebado da depressão.
Historicamente, a noção de depressão começou a aparecer a partir da metade do século XIX como forma de definir importantes peculiaridades da melancolia, antes não colocadas em pauta pelos principais pesquisadores desse século, como Pinel e Esquirol.
A melancolia é uma forma muito comum da face da depressão, e por estar razão, muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas.
A depressão é um distúrbio ou desordem de nossa disposição ou estado emocional. Ela se caracteriza por persistente tristeza, opressão, ou sentimento de vazio. É uma dor que necessita ser escutada. Por esta razão os seus sintomas são tão visíveis no rosto, nas atitudes e no comportamento das pessoas que sofrem deste mal.
Cerca de 15% da população em geral irão apresentar depressão maior em algum período da vida. Infelizmente esse transtorno só é diagnosticado e tratado de forma adequada em menos de um terço dos casos

Causa
Especialistas que buscam a causa da depressão afirmam que esta enfermidade não tem causa única. Basicamente dá-se pela deficiência de duas importantes substâncias químicas: a serotonina e a noradrenalina, conhecidas como neurotransmissores, produzidas pelas células do sistema nervoso, os neurônios. conhecida como a molécula da felicidade
As depressões podem ser afetadas pelas estações climáticas do ano, sendo mais freqüentes no inverno e em países de clima frio. Podem ainda ser influenciadas por: privação de sono; intensidade de luz e luminosidade; traumas precoces de vida (orgânicos ou psíquicos); lesões estruturais do cérebro; infecções e viroses; situações de stress e estilos de vida; condições profissionais específicas; agentes químicos e físicos; outras doenças clínicas e psíquicas (depressões secundárias); uso de medicamentos; tensão pré-mestrual; disfunção hormonal; menopausa, dentre outros.
A depressão pode ser um efeito colateral de outros medicamentos. Porém, deve-se saber que esse efeito não é comum e geralmente ocorre alguns dias ou semanas após o início do tratamento.

Sintomas
Profunda tristeza, desânimo, déficit de atenção, cansaço, distúrbio do sono e do apetite, são algumas das principais. Uma importante diminuição do desejo sexual, a libido, pode constituir um dos primeiros sintomas da depressão. Como na nossa cultura ainda há uma dificuldade em aceitar qualquer tipo de doença da mente, a perda do interesse sexual é, muitas vezes, interpretada estritamente como um problema no relacionamento.
O sintoma que requer mais atenção na depressão é, sem dúvida, a iminência de uma tentativa de suicídio. Entre os deprimidos, o índice de suicídio é bem superior ao da população como um todo.

Depressão entre crianças e adolescentes
Um dado preocupante, no entanto, é o alto crescimento de diagnósticos de depressão em crianças e adolescentes. O índice de depressão infanto-juvenil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cresceu de 4,5% para 8% na última década na faixa etária entre 6 e 16 anos. A criança ou o jovem apresenta quadros de irritabilidade e agressividade injustificáveis e mudanças bruscas de comportamento e de conduta.

Tratamento
Quer se utilize medicamento, psicoterapia ou a combinação de ambos, avalie a resposta do paciente ao tratamento. Muitos pacientes respondem a um tratamento adequado com o primeiro medicamento. Se ocorrer a resposta inadequada, reavalie o diagnóstico, avalie os efeitos colaterais, certifique-se de que está havendo adesão ao tratamento, verifique a necessidade de aumentar a dose, substitua o medicamento, associe ou substitua por psicoterapia.

Exercício físico
A pesquisa moderna indica que o exercício aeróbico pode ser um dos melhores antidepressivos já descoberto. Além do conhecido efeito positivo sobre o sistema cardiovascular, os exercícios aeróbicos aumentam a produção das endorfinas, que são as moléculas do próprio cérebro associadas ao “bem-estar” natural.

Oração
A oração foi reconhecida cientificamente pelo seu poder curativo. Pessoas que se dedicam à oração desenvolvem melhores condições de vida do que aquelas que vivem sem Deus. A oração diminui a possibilidade de doenças físicas e psíquicas.

Louvor
O louvor e a oração são armas exponenciais no combate à depressão. O louvor alegra ao coração, atrai a presença de Deus, espanta a tristeza. Quando louvamos sentimos que o Senhor aproxima-se para ouvir o que estamos cantando. Esta aproximação gera paz e tranqüilidade.

Aconselhamento pastoral
O Pastor pode contribuir muito para a cura de pessoas depressivas. A partir do aconselhamento pastoral ele poderá ouvir a pessoa e a partir daí orar. O pastor também dará uma palavra de ânimo e fortalecimento espiritual apontando para Jesus como aquele que nos cura de todas as enfermidades.