Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Conquistando o impossível


Josué 6.1-5.
Quero iniciar esta palavra com uma pergunta: Você sabe qual é o ambiente propício para a realização do milagre? É em meio à necessidade. Todas as pessoas que foram curadas por Jesus, só experimentaram o milagre porque elas tinham alguma séria necessidade. Então, se você está em meio a uma tribulação, você está no lugar certo para que o milagre aconteça. O que não quer dizer necessariamente que irá acontecer. Mas o lugar onde o milagre acontece é onde há grande carência da atuação divina, as forças humanas se esgotaram e os recursos já não mais suprem as necessidades.

Josué é um livro que fala a respeito da atuação direta de Deus em meio a uma grande conquista. Josué, líder do povo de Israel, estava frente a um grande desafio, eles precisavam conquistar Jericó para poder continuar a sua jornada. Mas como fazer isto se a cidade toda era protegida por um grande muro? Eu aprendo um princípio espiritual muito importante com isto: "sempre que uma conquista parecer improvável, creia que seguimos ao Deus dos impossíveis".

Se você quer alcançar grandes conquistas, então vai precisar da manifestação do poder de Deus sobre sua vida. As coisas de Deus são extraordinárias, quando Deus olha para a nossa vida e deseja nos abençoar, você vai dormir como prisioneiro e acorda como o segundo homem mais importante do império egípcio, como aconteceu com José; Em um dia comum, como os demais, você simplesmente é tirado de traz dos currais, para se tornar rei de Israel, como aconteceu com Davi; Você é tirado da servidão do exílio para torna-se um dos principais presidentes do império persa, como foi com Daniel.

Fico maravilhado com o que Deus fez na vida de Josué, como Deus o capacitou e o preparou para grande conquistas. Podemos aprender com Josué alguns princípios que podem nos ajudar a conquistar o que nos parece impossível.

1. Coisas fáceis não necessitam serem conquistas (v.1) – Jericó era um grande desafio, uma cidade totalmente fechada com altos muros que a cercava, protegida por um forte exército. Aquela cidade parecia intransponível. Entretanto, o povo hebreu precisava passar por aquele lugar, e portanto, teria que enfrentar aquele desafio que parecia impossível.

Dias antes, o povo estava diante de um grande desafio, transpor as águas do Jordão. Josué havia dito: “santificai-vos por que amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós”(3.5). O povo creu na palavra de Josué, então, viram as águas do Jordão se abrir e o povo passar a seco. A partir daquele evento eles creram que o Senhor iria com eles na frente de batalha.

 2. É preciso ousadia diante do desafio a ser conquistado (v.2) – Deus disse que havia entregado Jericó nas mãos de Josué. Temos a péssima mania de achar que só porque Deus prometeu algo, será fácil de se alcançar, aí, quando as coisas se apertam, tememos. Veja, Deus havia escolhido Josué para coisas grandes, isto quer dizer que os seus desafios seriam enormes. Se ele se deixasse levar pelo medo, simplesmente congelaria diante dos problemas a serem enfrentados.

3. É preciso estratégia para conquistar (v.3) – A estratégia dada por Deus era rodear a cidade uma vez por seis dias e no sétimo dia rodear sete vezes. No sétimo dia, sete sacerdotes iriam na frente da arca, e após a sétima volta iriam tocar o shofar. O Shofar era uma espécie de trombeta utilizada pelo atalaia de um exército e pelos sacerdotes para convocar o povo. O som do instrumento era um comando para uma ação. Eles deveriam gritar e a força daquele grito derrubaria as muralhas.

Pensando hoje naquela estratégia, parecia algo meio estranho, mas, a cada dia fico mais convencido de que o Senhor faz como ele quer. Quem diria que uma cidade fortificada cairia ao som de gritos?

Se você quer conquistar grandes coisas peça a Deus a estratégia Dele. Você pode ser um excelente estrategista, isto é bom, mas confie nos planos de Deus, por mais absurdo que lhe pareça. Quando Ele começa a agir, já está tudo consumado, nada pode resistir à vontade do Senhor.

4. É preciso crer no agir do Deus dos impossíveis (v.5) – Veja que o que parecia tão difícil, se torna tão simples diante do agir de Deus. Fico muito impressionado com o poder de Deus. Quando o Senhor age as coisas simplesmente acontecem, não há quem possa resistir à vontade de Deus.

Não foi a força do grito que derrubou as muralhas, foi o poder manifesto de Deus. Se o Senhor tem uma promessa a cumprir, nada pode impedir a sua realização, a não ser a nossa desobediência às suas condições. A benção do Senhor é condicional. A condição é permanecer fiel na presença Dele, obedecendo aos seus princípios e mandamentos.

Conclusão

Aquele foi o tempo de conquista para o povo Hebreu, que conseguiu destruir as muralhas de Jericó com grito de jubilo e toque de trombeta.

O Senhor tem preparado coisas impossíveis para serem alcançadas. Aquilo que parece impossível aos seus olhos, é possível para Deus. Eu quero convidar você a crer. Crer significa confiar plenamente em Deus, acreditar que ele te fortalecerá para vencer a todos os grandes desafios pela frente. Quero te desafiar a transformar qualquer atitude pessimista que possa ter, na visão de que o Senhor é contigo seja qual for a situação. É ele quem te fortalecerá e te dará a grande vitória que você necessita.

Um alerta: Em meio às vitórias alcançadas tome cuidado para não se perder. É muito fácil se perder em meio ao egocentrismo, arrogância e prepotência, quando começamos a conquistar coisas grandiosas que nunca havíamos sonhado. É comum se ver maior do que se é, se achar mais especial que os outros, e enxergar os demais como meros objetos a serem usados. Lembre-se que nenhuma conquista vale a pena se o preço for pisar em vidas, perder a dignidade ou vender o caráter. Os tiranos pensam desta forma e suas conquistas são fantasiosas. Suas vidas são vazias e sem valor.

Deus tem coisas maiores para você, e sobretudo, o reino dos céus, que é a maior de todas as conquistas que o homem pode alcançar.

Pr Sergio Rosa