Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

segunda-feira, 6 de março de 2017

Em que consiste o evangelho?

Mateus 13.44

A palavra Evangelho quer dizer, boas novas. Eu vejo o evangelho da seguinte forma: É como alguém que está à procura de algo que não sabe bem o que é, mas sabe que necessita, e quando encontra o evangelho (boas novas) verifica que é bem melhor do que aquilo que procurava. Por esta razão as boas novas não podem ser apenas a aquisição de uma nova religião, mas a descoberta do próprio 'ser em si', Deus.

Já aconteceu com você de querer comer algo, mas não sabe bem o quê, e de repente alguém te oferece algo, e aquilo supera a sua expectativa? Minha esposa de vez enquanto me surpreende assim. Lá em casa não jantamos, fazemos um lanche a tarde e antes de dormir comemos uma fruta, um iogurte ou algo leve. Mas às vezes dá uma fome diferente, e eu falo com ela que estou querendo comer algo, mas não sei bem o que, e logo depois ela aparece com alguma coisa que me surpreende. Este é um exemplo bastante simples do que Jesus estava falando nesta parábola a respeito do seu reino. O reino é a descoberta de algo completamente novo, que sabíamos que precisávamos, mas não tínhamos a menor ideia do que poderia ser.

O que é de fato o evangelho?

1. O evangelho é o cumprimento da promessa

Jesus é cumprimento da palavra de vários profetas do Antigo Israel:
Isaias profetizou o nascimento do Cristo: Isaias 9.7 “Por que um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilho Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.

Miqueias profetizou onde ele iria nascer: Miqueias 5.2 “E tu, Belém-Efrata pequena demais para figurar como grupo de milhares para Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”.

Oseias profetizou a fuga de Jesus para o Egito: Oseias 11.1 “Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho”.

Todas estas palavras proféticas foram entendidas pelos escritores do Novo Testamento como cumpridas em Jesus.

2. O evangelho é fascinante

Jesus nesta parábola compara o seu reino a um homem que tendo encontrado um tesouro em um
campo, vai e vende tudo o que possui, junta todos os seus recursos e compra aquele campo. Eu imagino um homem que avista um lindo pomar, cheio de árvores frondosas e tem um desejo enorme de morar naquele lugar. Então, ele faz uma lista de todos os seus bens. Talvez na hora ele hesite um pouco, afinal, a casa que mora pertenceu a seus pais e tem um valor sentimental imenso. Mas, se ele não se desfizer, não poderá comprar aquele novo terreno. Então ele negocia tudo, pega o valor vai e compra aquele lugar onde viu aquele lindo pomar. Para sua surpresa, após comprar, ele descobre que ali tem um rico manancial de água mineral. Sua alegria que antes já era boa, agora se torna ainda mais intensa.

Descobrir o reino de Deus é como descobrir a paixão por algo de valor inestimável. É como quando pensamos em nos casar. Conhecemos uma pessoa, e nos dispomos a mudar toda a sua vida por causa daquela pessoa. Então nos casamos e começamos uma nova vida, agora a dois. Quem não está disposto a compartilhar a sua vida com outro, não é conveniente que se case. Por que um casamente só é saudável quando ambos se doam para o relacionamento. Quando ambos querem compartilhar tudo. Da mesma forma, não há como entrar no Reino de Deus e não assumir um compromisso de fidelidade com Jesus.

Descobrir o evangelho é fascinante por que Jesus é inigualável, não há nada igual. Conhecer a Jesus e fazer parte do seu reino é extraordinário, trata-se de uma experiência única, é passar a ter contato com o próprio Deus. É fazer parte de Deus. É passar a ser íntimo de Jesus.

3. O evangelho é desafiador

Ninguém pediu para aquele homem comprar aquele campo e nem vender nada do que ele tinha, foi uma decisão dele, ele sabia que para ter uma coisa ele teria que abrir mão de outra. Jesus estava mostrando nesta parábola que não se pode continuar com os seus valores e bagagens do passado e ainda assim querer ter o reino de Deus.

O evangelho é desafiador por que nos convida a mudar de vida. Nos desafia a nos tornarmos novas criaturas. É desafiador por que você necessariamente precisa abrir mão de algumas coisas para abraçar a Jesus. É desafiador por que em geral gostamos daquelas coisas, estamos apegados a ela e não queremos abrir mão, mas se você não abrir mão de uma coisa, não pode pegar outra.

Conta-se que uma determinada tribo africana caça macacos apenas colocando um punhado de arroz em um buraco pequeno de árvore. O macaco enfia a mão no apertado buraco e pega o arroz, mas não consegue puxar a mão de volta por que está cheia. Como ele não quer perder o arroz, ele não abre a mão e fica aprisionado por si mesmo.

Eu vejo a aquisição do reino dos céus como aquele atleta que almeja o pódio: Ele abre mão de um monte de coisas para alcançar o seu objetivo; Ele tem uma dieta rica, deixa de comer determinados alimentos, para alcançar o seu objetivo; Ele dorme cedo, procura descansar bem, para ter o seu corpo preparado para a vitória. Ele sabe que se não abrir mão de algumas coisas que gosta, não conseguirá jamais alcançar a vitória.

Pode ser visto também como aquele estudante que deseja ser aprovado em uma prova ou concurso, ele abre mão de horas de prazer para concentrar-se nos estudos para buscar a aprovação.

4. O evangelho é transformador

Aquele homem citado pela parábola de Jesus jamais seria o mesmo homem após comprar aquele campo. Ele olha para o seu tesouro e contempla e se alegra dia após dia pela aquisição realizada.  Acredito não haver nada comparado ao evangelho neste sentido, a proposta do evangelho é que haja uma transformação radical em sua vida. Mas ao mesmo tempo é fascinante por que é uma metamorfose que o Espírito de Cristo vai promovendo na medida em que você permite que ele o faça.

O reino de Deus é transformador, a proposta de Jesus é mudar toda a nossa vida. Hoje, devido a multiplicação de igrejas, algumas pessoas começaram a achar que podem viver no reino e fazer de tudo. Temos pessoas que estão nas igrejas que se embriagam, se drogam, transam com namorados, mentem, fofocam, roubam, praticam corrupção, são maldosas, se entregam a licenciosidade, são promíscuos, planejam o mal dos outros, não ajudam ao próximo. Em fim, comportam-se desta forma, mas  participam normalmente de uma igreja. O fato de uma pessoa participar de uma igreja não faz dela um participante do Reino de Deus. Ela pode levantar as mãos na igreja em adoração, entrar em êxtase na hora do louvor, chorar, gritar, mas ainda assim não ter a vida modificada.

Conclusão

A parábola de Jesus nos mostra claramente que é preciso desfazer de tudo do passado para adquirir este tesouro que o reino dos céus. Gostaria de convidá-lo a conhecer este reino, que não é deste mundo, trata-se de um reino espiritual, cujo o qual, o rei chama-se Jesus. Deixa Jesus te conduzir a partir deste ponto, se entregue a ele e permita ele dirigir a sua vida. Tome uma decisão de deixar tudo para traz e abraçar a Jesus. Venha e viva com ele no seu reino.

Pr. Sergio Rosa - IBAP