Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

EM 2016 JORRARÁ ÁGUA NO MEU DESERTO

II Reis 3.15-17 e 20.

“Um argentino está andando no deserto, desesperado por um pouco de água.
De repente, ele vê algo ao longe que parece um oásis. Na esperança de encontrar água, se arrasta até lá, mas só encontra um camelô brasileiro sentado perto de uma mesa cheia de gravatas. O argentino implora:
- Puer favor, estoy muerto de sede, puedes me dar um pouquito de sulágua?
O brasileiro responde:
- Eu não tenho água, mas por que você não compra uma gravata? Tenho uma aqui que combina muito bem com sua roupa!
O argentino exclama, furioso:
- Jô não quiero una gravata! Jô quiero água!
- Tá certo, não compre a minha gravata - diz o brasileiro - Mas sou um sujeito gente boa. Vou te dizer onde tem água assim mesmo: depois daquela colina ali, a cerca de 10 quilômetros, existe um ótimo restaurante. Vá até lá e você poderá tomar quanta água quiser.
O argentino sai em direção à colina e desaparece. Cinco horas depois, ele volta se arrastando até a mesa do brasileiro, que pergunta:
- Eu disse 10 quilômetros depois da colina. Você não encontrou?
E o argentino:
- Encontrei, só que és uno restaurante que no és permitido entrar sem la gravata!”.
Em meio ao deserto, areia escaldante, temperatura altíssima, nenhuma sombrinha, vento que parece mais a boca do forno assando... as pessoas fariam qualquer coisa para obter água.
O rei de Israel, Jorão, filho de Acabe, era o novo rei de Israel. Ele havia feito uma aliança com Josafá rei de Judá e com o rei de Edom para guerrearem contra os moabitas. Então eles traçam uma estratégia de guerra e decidem ir pelo caminho do deserto, entretanto, após caminharem sete dias, parece que a estratégia foi mal planejada e faltou água em meio ao deserto.
Quem planeja mal e sobretudo não consulta a Deus, está sujeito a estas coisas. Começa bem, com todo o gás, mas no meio do caminho começa a faltar recursos, então percebe que faltou duas coisas básicas: 1.Planejamento; 2. Aprovação do Senhor.
Basicamente é o que acontece com os três reis trapalhões, somente após perceberem que não conseguiriam ter sucesso em sua empreita é que se lembram da provisão divina, então eles decidem
consultar ao profeta Eliseu para saber da vontade do Senhor. Na hora de adorar Jorão servia aos deuses de seus pais, mas na hora de achar um culpado ele apontava para Deus. Estávamos assistindo na TV um programa sobre a seca do Ceará e algumas pessoas estavam se perguntando por que Deus permitiu tamanha seca. A coisa está tão feia que muitas famílias abandonaram o lugar em busca de uma vida melhor. Há cerca de uma semana antes de assistir a esta reportagem, havia passado na Globo sobre a decisão do Vaticano em perdoar o Padre Cícero, personagm muito adorado no Ceará. Mostrou as grandes romarias que se faz para pedir ao santo uma benção. Então ficamos meio que sem entender. O problema da seca é de Deus, mas quem dá a benção é o santo Padim Ciço?
No verso 14 lemos as duras palavras do profeta Eliseu para o rei Jorão. Por que o profeta dirige ao rei palavras tão duras? Porquê o verso 2 diz que o rei “fez o que era mal aos olhos do Senhor”. Jorão era um rei idolatra assim como seu pai Acabe e ainda cometia uma série de outros pecados. O profeta Eliseu, utilizou sua autoridade profética para confrontar o rei Jorão e disse que somente iria atender ao seu pedido por causa de Josafá, que era rei de Judá.
O profeta pede para trazer um tangedor, um músico que pudesse tocar um instrumento, e quando as notas começam a ecoar como forma de louvor, vem o poder de Deus sobre o profeta e ele anuncia a mensagem profética. Deus habita no meio dos louvores. Creio que no meio dos louvores há curas, libertação, transformação, renovo e palavra profética. O nosso momento de culto a Deus é mais que um simples momento cerimonial litúrgico, é um momento onde nos desligamos de tudo para ligar a nossa alma diretamente a Deus e adorá-lo.
O instrumentista toca a melodia e então Eliseu então recebe a instrução do Senhor, que aliás foi bastante estranha, ele manda construir covas e valas em meio ao deserto, e anuncia que ali mesmo iria jorrar água suficiente para todos, inclusive os animais.
F.t.: A partir deste texto, gostaria de compartilhar alguns passos que podem te ajudar a fazer jorrar água em meio ao deserto. Para fazer jorrar água em meio ao deserto é preciso...

1. Consultar ao Senhor (v.11) – Josafá rei de Israel quando se vê pressionado pela terrível situação vai consultar a Deus através do profeta. Quando você estiver enfrentando uma difícil situação, ainda que tenha sido conseqüência de uma decisão equivocada, consulte ao Senhor. O melhor é consultar sempre ao Senhor antes de tomar uma decisão, para que ele possa te orientar pelo melhor caminho e você não tenha que padecer pela decisão errada.
Há anos atrás, trabalhei em uma empresa como analista de planejamento financeiro, nossa função era avaliar o negócio da empresa e dar o parecer sobre o retorno do capital investido. Em fim, se era um negócio viável ou não. Alguns dos diretores da área comercial achava que não precisam fazer nenhum tipo de consulta, mas volta e meia deparávamos com situações em que se o diretor de um área investisse naquele negócio iria ter prejuízo. Éramos técnicos habilitados para dar aquele tipo de parecer, não consultar era a pior escolha que um diretor poderia fazer, por que iria se arriscar sem necessidade, correndo o risco do negócio não dar certo e ser demitido.
Consultar ao Senhor é ter certeza de que você terá uma boa orientação para começar o seu projeto. 2016 está começando, e você precisa de bons projetos para encerrar bem o ano. Quais cursos irá fazer, qual faculdade, quem vai namorar, noivar, casar, ter filhos, comprar casa, projeto de aposentadoria, compra de imóvel, compra de carro, abertura de negócios... em fim, são uma infinidade de projetos.
Você já consultou ao Senhor para verificar se os seus projetos estão em conformidade com a sua vontade??

2. Seguir as orientações do Senhor (v. 16) – Josafá consultou ao profeta Eliseu após cometer o erro de iniciar o seu projeto sem consultar ao Senhor. Deus, então através do profeta enviou o direcionamento do que fazer: "Fazei covas no deserto". O rei poderia dizer para Eliseu: Oh Eliseu, você está delirando? O exército já está fadigado, com sede, estamos todos muito cansados e você ainda manda cavar buracos neste deserto? Não vamos fazer nada disto. Esta poderia ter sido a decisão do rei. Se tivesse feito isto, teria errado pela segunda vez, e ele não veria a água jorrar. Os caminhos do Senhor as vezes parecem difíceis, e até mesmo impossíveis, mas Ele sabe qual é o melhor pra você.
Certa vez os discípulos passaram uma noite inteira pescando, e não pegaram absolutamente nada. Jesus disse para eles, joguem a rede do outro lado. Aqueles homens eram pescadores experiente, Jesus era carpinteiro, aparentemente ele não entendia nada de pesca, mas, os  discípulos entendiam que podiam confiar em sua palavra profética, então disseram: sobre a tua palavra lançaremos a rede, e lançaram, e as redes vieram cheias.
Seguir as orientações do Senhor é seguir a sua Revelação. Na Bíblia encontramos a orientação de Deus necessária para nos levar até a sua presença. Através de sua Palavra conseguimos achar o caminho para os céus, Jesus.
Procure saber pela Palavra de Deus e pela oração qual é a vontade de Deus para a sua vida no ano de 2016.

3. Crer no Senhor apesar das evidências contrárias (v. 17) – Todas as evidências mostravam-se contrarias a Jorão e Jeosafá . Eles estavam em meio ao deserto, não haviam rios, ou qualquer possibilidade de chuva, só havia areia escaldante e sol. Como crer em meio ao deserto, como acreditar que Deus fará algo surgir do nada? O rei Josafá crêu na palavra do profeta, e viu a ação sobrenatural de Deus. Naquele dia a água jorrou em meio ao árido deserto.
Estamos acompanhando os noticiários e a previsão para o ano de 2016 não é boa. Tudo indica que haverá muito desemprego, recessão, inflação, desaceleração da economia, em fim, a melhor das expectativas não é nada agradável.
Romanos 4.18 diz que Abraão creu contra a esperança. Ele e sua mulher já eram de idade avançadíssima. Ele um jovem senhor de cem anos e ela, Sara, uma jovem senhora de apenas 90 anos. Genesis 18.11 diz que já havia até mesmo cessado o costume das mulheres. Mas Abrão creu e viu o impossível tornar-se possível.
Não é fácil crer quando as evidências mostram que não há mais esperança. Quando parece que tudo está perdido, o desespero tenta nos abater, as forças parecem chegar ao fim... lembre-se que nós que somos do Senhor e não andamos por vista e sim pela fé em nosso Senhor.
Jeosafá lembrou-se disto naquele fatídico dia e pela manhã, depois do momento de adoração, onde foi entregue a oferta de alimentos ao Senhor, Deus trouxe a provisão, e vieram as águas e as covas e valas ficaram cheias em meio ao deserto de sol escaldante.

Conclusão
Faça isto em 2016, consulte ao Senhor para saber se os seus projetos estão sendo aprovados por Ele; Siga as orientações do Senhor a partir de sua palavra e na intimidade da oração; creia que o Senhor estará contigo, ainda que tenha que passar pelo vale da sombra da morte, ainda que as evidências mostrem o contrário.

O ano que está por vir não será fácil, precisaremos de muita ajuda do Senhor para vencê-lo. o cenário político aponta para desaceleração na econômia, crescimento negativo, recessão, inflação, desemprego, falência, juros alto, falta de investimento em todas as áras e aperto, muito aperto. O seu desafio será fazer da crise sua grande oportunidade de crescer, prosperar, vencer. Se por um lado será o ano do desemprego, por outro lado será o ano do empreendedorismo. Não pare de lutar, creia que é o Senhor quem concede a sua vitória. Creia que o Senhor fará jorrar água em meio ao seu deserto, ainda que esteja completamente seco, árido e sem vida. 

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

FAZENDO DO MUNDO UM LUGAR MELHOR

Pura utopia. O mundo nunca será um lugar melhor, para quem quer fazer dele um lugar pior. Creio como disse o Dr. Martin Luther Kung Jr que o inimigo número um não são aqueles que praticam atos discriminatórios ou criminosos por que eles já disseram para o que vieram. O pior inimigo são as pessoas que não fazem nada. Eu creio que piores mesmos são aquelas que além de não fazer nada ainda são egocêntricas. Não importa onde elas estejam sempre serão pessoas incapazes de pensar no outro. Não importa quem vai morrer, quem está desfalecendo, quem será prejudicado, o necessitado ou o próximo, o que importa é o seu prazer e sua satisfação pessoal.

O teógolo católico Hunz Kung escrevendo sobre ethos mundial diz que é preciso haver diálogo e tolerância para haver paz. Penso em como pode haver este diálogo se vivemos em um mundo plural e cada região do planeta possui uma cosmovisão diferenciada de vida. O que é consenso de todos os lugares? O desamor e o descuido com as classes mais baixas, aquelas que nunca saíram do gueto se não houver uma mão para ajudá-los, como as meninas prostitutas da índia que não conseguem nem emprego ou vaga nas escolas por que moram na zona de prostituição. Elas já nascem com o destino traçado, são filhas de prostitutas e pais desconhecidos, o destino é tornarem-se prostitutas desde a tenra idade. São sub-seres-humanos, marginalizados, explorados, esquecidos. O que falar daquele que nasce na favela no Brasil, tem o destino traçado, muitos são aliciados pelo tráfico, alguns poucos tem pequenas oportunidades para sair de lá. Os mais inteligentes, espertos, desprendidos
conseguem aproveitar as pequeníssimas oportunidades. Apenas um em hum milhão. Mesmo assim necessitam de apoio para vencerem o preconceito e muita inteligência para mudarem sua cosmovisão de mundo. Os menos favorecidos de QI servem mesmo de soldados ao tráfico. Afinal, quem pagaria o que eles recebem lá, quem daria uma 'moral' para que eles se sentissem alguém nesta sociedade? a única mão que ele conhece é a do traficante que paga bem para ele servir de olheiro, fogueteiro. Ali ele cresce e tem uma carreira meteórica no mundo do tráfico, ele sabe que certamente acabará no cemitério ainda bem jovem, mas com sua cosmovisão não consegue ver outra direção ou caminho. Estes são os realmente desfavorecidos, que precisam de uma mão para caminharem em outra direção.

Penso que o problema está realmente no hedonismo, desde as pequenas camadas sociais até às mais altas, seja qual for a cultura. A necessidade de prazer, não por que a vida é bela e maravilhosa e ótima para ser vivida, mas o prazer acima de qualquer coisa. Este tipo de posicionamento leva o eu-individual a querer viver só pra ele utilizando o outro somente para saciar seu desejo de prazer, seja ele qual for. Pensar no outro é rever o princípio da alteridade. O outro como já dizia Charles Chaplin não é uma coisa: "Necessitamos mais de humildade do que de máquinas. Mas de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá". Karl Marx afirma o outro não pode ser simplesmente uma peça de engrenagem desta máquina. Eu digo que precisamos mais de Ágape do que de tecnologia. De que tem servido tantas descobertas se o mundo fica cada vez pior? Para que precisamos de facebook se nem sequer comprimentamos o nosso vizinho, ou a pessoa que pega ônibus, metrô, barca ou mesmo o elevador junto conosco; se nem sabemos o nome do funcionário da padaria que nos atende todos os dias; ou do manobrista que estaciona o nosso carro? Para que tantos sites de relacionamentos se nossos relacionamentos ficam cada vez mais plásticos, frios e sem vida?

Estamos vivendo em uma neura tão grande, que estamos nos isolando cada vez mais, aumentamos os nossos muros, colocamos grades em tudo, cercas eletrificadas, câmeras que nos dão uma falsa sensação de segurança. Nossos condomínios parecem penitenciárias de presos de alta periculosidade. Enquanto nos prendemos dentro de nossas pequenas cadeias os bandidos andam livremente e milícias armadas vendem 'segurança'. Agentes do estado, que são pagos para fazer assegurar a ordem, agora vendem sua mão de obra especializada. Na verdade o que precisaríamos é tomar novamente as ruas que pertencem ao cidadão de bem, diminuir nossos muros para protegermos uns aos outros. Mas estamos ficando refém de nós mesmos, das nossas neuras, temores e pavores. Não sou contra tecnologia e nem contra a segurança, mas se estas forem as nossas prioridades então não há esperança.
Queremos armar cada vez mais a polícia, colocar mais policiais, gastar cada vez mais dinheiro com a segurança e penitenciarias. Queremos mais contratação de policiais, mas não se consegue fazer o controle dos que se tem hoje, segundo o ex delegado Helio Luz. Mas, vamos pensar quem é o bandido que ocupam as penitenciarias e quem mais ganha dinheiro com o bandido preso? Quem é mais bandido, aquele que nos roubam e nos matam com armas nas ruas, ou aqueles que exploram a estes? Qual seria a solução? Queremos que o governo pense sozinho nestas questões, por que queremos viver bem e tranquilamente sem nos ocuparmos com estas coisas. Então, penso no meu filho, ele tem 21 anos, ele trabalha o dia todo o quando chega em casa quer esticar as pernas e tudo na mão. Muitos pais tem dado tudo nas mãos do filho e o criam mal. Em um casa, uma família, cada um tem que colaborar para o bem estar da família, mas é quase natural querer viver de sombra e água fresca. Afinal, eu já trabalho. Certo? e quem faz o restante? ah, a mamãe e o papai. Este é o pensamento, trabalhamos e pagamos impostos, agora a responsabilidade é do governo. Não temos responsabilidade, queremos chegar do trabalho, abrir o portão automático, em nossos carros com vidros escuros, fechar o portão e ficar feliz em meu mundinho pessoal. A culpa da violência é do governo. Em grande parte realmente o é, é papel do estado promover a segurança. Mas, o Estado não é formado apenas pelo poder público. Eles não são e nem devem ser os senhores feudais. Cada um de nós temos responsabilidade com o próximo. Quem tem muito poder tem muita responsabilidade, quem temos menos poder menos responsabilidade. A quem muito é dado, muito é cobrado.

A grande maioria dos criminosos que ocupam as penitenciarias são negros, pardos, pobres, favelados
. Também fazem parte da estatística os que são mortos violentamente com armas de fogo. A sociedade os explora em seus sub-empregos, os empurram para condições sub-humanas, os colocam amontoados em favelas, eles crescem sem a educação adequada, em um ambiente inadequado e querem cobrar que eles se comportem adequadamente, querem que eles fiquem no morro, não desçam para o asfalto. O delegado Hélio Luz em uma entrevista disse: falaram que eu era violento como delegado, mas como cumprir a missão que me foi dada de impedir que o morro desça e invada o asfalto? Só com violência.

Enquanto tivermos o egocentrismo, cada um querendo andar com o carro mais luxuoso que o outro, querendo morar em mansões maiores que o outro, querendo ter mais poder a qualquer custo, querendo que o mundo se dobre aos seus pés, sem enxergar o outro como um ser humano criado a imagem e semelhança de Deus, então teremos que viver em um mundo cada vez pior, sem graça, apavorante, e nenhum bem que se puder juntar, nem uma riqueza que se puder ter, nem todo o poder do mundo servirá para causar verdadeira alegria e real prazer de viver.

Nem toquei aqui no assunto político dos desvios do dinheiro público, das fraudes de milhões. Políticos riquíssimos a custa de muita impunidade. Ladrões, anti-patriotas, destruídores da nação. Quando vejo uma propagando política hoje penso, será este o próximo político a ser preso? Uma vergonha.

Mas quem são esta gente? quem são os políticos? eles não são extra-terrestres, são gente que saiu de nós com o pensamento hedonista, o egocentrismo é sua lei, sua cartilha e bíblia de cabeceira é Maquiavel e por isto não vê problemas nos desvios públicos, é tudo para um fim. O seu próprio prazer.

Este mundo que esta gente quer construir é um mundo sem coração, sem bondade, sem cor, é só sujeira, traição, prostituição, lascívia, roubo, mentira. É um mundo cão. É uma vida que não vale a pena ser vivida. É uma vida sem Deus, sem amor, sem o próximo, sem graça.

Podemos construir, ainda que seja somente ao nosso redor, um mundo melhor. Comece com
pequenas atitudes, com um sorriso, um cumprimento, talvez um abraço, quem sabe uma ajuda a quem você sabe que pode ajudar, estender a mão. Quem sabe o filho de um empregado, um amigo falido, funcionário... a soma de pequenas ações podem se transformar em grandes ações e transformar o mundo em um lugar melhor.


quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

O sentido do Natal

Lucas 2.1-20 e Apocalipse 3.20

É interessante observar alguns programas de TV onde os personagens estão buscando o sentido do natal, como se o natal fosse uma data de significado aleatório onde as pessoas tivessem que encontrar um significado para atribuir a este tão maravilhoso e importante evento. Nesta busca alguns dizem que natal é paz, natal é esperança, natal é festa,natal é reflexão, natal é amor... em fim há um monte de significados apresentados.

Mas afinal de contas qual é o real significado do natal? Natal é o nascimento de Jesus. Simples assim! É uma festa estritamente cristã, de todos os segmentos: protestantes, católicos e ortodoxos. É uma data em que todos param para celebrar o nascimento do messias, daquele que veio ao mundo para implantar o reino de Deus e servir como caminho para encontrarmos a Deus.

A data de 25 de dezembro é apenas comemorativa. Jesus provavelmente não
nasceu em dezembro, não há uma data certa. O mês de dezembro é inverno naquela região e no inverno não há pastores e nem animais na manga. Esta data foi implantada como dia oficial somente no século IV, antes disto os cristãos davam pouca ou nenhuma atenção para esta data. Eles preferiam reunir-se e celebrar no domingo que havia sido o dia da ressurreição de nosso Senhor. Especula-se que provavelmente Jesus tenha nascido no mês de março.

           Devido a este detalhes há pessoas que deixaram de comemorar o natal em dezembro atribuindo ao natal uma qualidade de festa pagã. Realmente será pagã para aqueles que nesta data comemorem a outras coisas que não seja Jesus. Não há como ser pagã se a sua dedicação for de culto ao Senhor Jesus. Há ainda alguns que aboliram ao uso de árvore de natal e enfeites por que seriam símbolos pagãos. Entretanto, se abolirmos todos os símbolos pagãos de nossa vida não faremos mais nada: não comeremos certas marcas por que os donos são pagãos, não compraremos certos produtos, não iremos a determinados lugares, e até ficaria difícil morar em determinado lugar.

Falando em símbolos, em muitas casas o papai Noel é bastante lembrado. Mas vamos fazer algumas considerações sobre o bom velhinho:

1. Ele aparece muito mais na casa dos ricos, levando para eles os melhores presentes. Para os pobres, ficam sempre os piores ou nenhum presente;

2. Ele leva as crianças pobres à desilusão e a perca da esperança;

3. Ele rouba a cena que não lhe pertence, pois natal é nascimento de Jesus;

4. Ele alega ter atributos que somente Deus possui: Onipresença, onisciência e onipotência;

5. Aquela roupa vermelha é muito suspeita e própria para o inverno. Aqui no Brasil dezembro é verão. Portanto sua roupa deveria ser mais leve;

6. Papai Noel na verdade é  um simbolo para sufocar o sentido do natal, Jesus. É interessante como muitas pessoas, até mesmo entre os cristãos, preferem dar maior importância a uma ficção, uma estória para alegrar crianças, do que a história do nascimento do Messias.

Nesta data há muitas festas e celebrações, mas Jesus, que deveria ser o principal participante não pode entrar na maioria dos banquetes. Ele está do lado de fora, batendo, querendo entrar, por que do lado de dentro não há lugar para ele. Não há lugar para Jesus em grande parte das festas natalinas. Da mesma forma que aconteceu há cerca dois mil anos atrás, quando Maria estava procurando um lugar para dar a luz a Jesus e não achou, hoje Jesus ainda está procurando um lugar para entrar, mas há poucos lugares. Será que Ele pode entrar em sua vida? Se puder, então convide-o para entrar. Diga para ele, Jesus eu atendo o seu chamado, pode entrar em minha casa, pode entrar em minha vida e ficar para sempre. 

A melhor forma de convidar a Jesus para entrar em sua casa é convidar uma pessoa pobre, que não tem condições, desprovida de recursos, carente, para uma boa ceia. Há muitas pessoas pobres precisando de algo para simplesmente comer neste natal. Fazendo a um destes pequeninos, você estará fazendo para o próprio Jesus.