Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Eleito Marcos Lopes - Presidente da OPBB Fluminense

O dia 29 de julho de 2015 foi marcante para quem esteve presente na Assembleia da OPBB Fluminense realizada na Igreja Batista em Leandro, Itaguaí/RJ. Tivemos a honra de participar da eleição da Diretoria da OPBB onde foi eleito o Pr. Marcos Lopes para Presidente. Ele que até então é o atual presidente da sub seção Meritiense. Bom pai, família excelente e exemplar, um pastor confiável entre os pastores, homem bastante conhecido em nosso meio por seu empenho e colaboração denominacional. Bons adjetivos não faltam para descrever a este homem de Deus.
Estávamos sentados ao lado do Pr. Marcos durante toda a eleição,
havia alguns pastores da Meritiense e Caxienses. Verificamos a sua apreensão e preocupação, em nenhum momento ostentou a possibilidade de vencer, na realidade expressou que não acreditava que passaria do primeiro turno. Mas, após a votação e a confirmação da comissão escrutinadora de que ele havia vencido por muitos votos de diferença, vieram várias palavras de afeto, carinho e amizade. Então ele pode perceber o quanto é querido por tantos, e quanto valeu ser a pessoa simples e valorosa que é.
Na segunda-feira que antecedeu à eleição, havíamos realizado a reunião da OPBB sub seção Meritiense, onde  ele trouxe a palavra de que não é bom ficar se auto promovendo, deixe que o reconhecimento aconteça naturalmente, apenas faça o que tem que ser feito. Disse isto como reflexão após assistirmos ao filme a respeito do Sr. Nicholas Wilton, o homem que salvou 669 crianças do extermínio nazista. Este homem estava no anonimato, nunca se vangloriou ou vendeu sua imagem, além de não se permitir ser chamado de herói. Em semelhança a este detalhe atentamos que o Pr. Marcos nunca cogitou ser presidente da OPBB fluminense, não fez campanha e não solicitou que alguém o indicasse. Como homem simples que sempre foi, apenas aceitou a indicação e concorreu humilde conforme seu costume.
Cremos que o Pr. Marcos exercerá com galhardia e competência a grande tarefa que lhe é confiada e sabemos que poderá contar com o apoio e ajuda dos muitos pastores que não somente o admiram, mas que certamente marcarão presença junto com ele.
Nossa oração é para que o Senhor o abençoe e o guarde, dando sabedoria e ânimo para esta nova etapa de sua vida.
Nossos Parabéns.

Pr. Sergio Rosa

domingo, 12 de julho de 2015

Eu não estou neste mundo a passeio

"a fim de sermos para o louvor da sua glória, nós, os que antes havíamos esperado em Cristo" (Ef. 1,12)
Alguém já teve férias frustradas? ou um passeio em que tudo deu errado? como é chato você trabalha durante todo um período e quando em fim pode relaxar tudo acontece de errado. Graças e Deus não tenho experiências trágicas a este respeito. Ao contrário, minhas férias e passeios sempre foram bastante agradáveis. Mas lembro de uma experiência que um amigo nos contou sobre uma lua de mel frustrada de um conhecido. Eles queriam um casamento diferente. Então planejaram tudo diferente, desde a cerimônia até a lua de mel. Mas, tudo já começou 'dar ruim' antes mesmo da cerimônia. Eles planejaram se casar em um jardim. Alugaram um lugar legal e fizeram um ambiente cinematográfico.
Porém, não contaram com o desagradável fator surpresa. Pra começar o carro que o noivo estava quebrou em uma rua deserta. E ele todo arrumado teve que concertar. Se sujou todo de graxa, ficou todo suado e chegou atrasado. Quando ele chegou todos já estavam esperando e ele teve uma entrada triunfal. Se não bastasse, começou a chover e ventar e desfez toda a arrumação e a cerimônia teve que seguir em uma pequena varanda com todo mundo molhado e a noiva toda desfeita. Acabando a cerimônia e a "festa", seguiram cansados para a lua de mel. Quando chegaram no local, havia acabado a luz, era uma casa de campo, estava cheio de mosquito, e quente. Tiveram que dormir com as janelas abertas. No dia seguinte quando acordaram, segundo depoimento da noiva, eles estavam com os traseiros todo marcado de picadas de mosquito. Para quem queria algo diferente, eles conseguiram.
Talvez você também já tenha tido um tempo de férias ou passeio frustrado, se já passou pela experiência então tem uma bela estória pra contar. Depois você pode me enviar para eu usar como ilustração de sermão.

A nossa proposta hoje não é refletir sobre férias ou passerios, mas exatamente sobre o oposto "eu não estou neste mundo a passeio". Esta frase bastante utilizada pela Missionária Analzira Nacimento, uma das grandes referências de missões no Brasil, foi uma das frases-tema do "SIM, todos somos vocacionados". Congresso realizado em 2012 pela JMM e JMN. A ideia foi Refletir sobre a Missiologia atual, tendo como objetivo contribuir para que cada congressista descobrisse a sua vocação, e vislumbrasse como poderia servir no Reino, glorificar a Deus com suas vidas, no lugar em que foram colocados.
Considerando que nosso assunto é outro, depois desta introdução gostaria de fazer seguinte pergunta: Se eu não estou neste mundo a passeio o que eu estou fazendo aqui? eu estou em uma missão. Então poderíamos completar o tema: Eu não estou no mundo a passeio, eu estou em uma missão. Que missão seria esta? Glorificar a Deus com a minha vida.
Gostaria de destrinchar esta frase: "Eu não estou no mundo a passeio", fazendo três perguntas:
1. Primeira pergunta: Eu quem?
Gostaria de destacar dois tipos de "Eus". O primeiro "Eu" é aquele que se converteu a Jesus, que sabe que não está no mundo a passeio. Este "Eu" se achou com Deus. E agora realiza a obra do Senhor. Ele sabe que foi eleito em Jesus para toda a boa obra. Ele percebe que está no mundo, mas, não pertence a este mundo. Ele tem certeza de que foi criado por Deus para sua glória.
O outro tipo de "Eu", é aquele que está na igreja, mas a igreja não está nele. Na verdade ele tentou sair do mundo, mas o mundo não saiu dele. Havia um programa chamado 'Zorra Total' e neste programa tinha um baiano que tentava sair da Bahia, mas nunca conseguia sair. Então no final do quadro sempre ele dizia. "Eu tento sair da Bahia, mas a Bahia não sai de mim". Este não experimentou ainda uma conversão genuína. O mundo portanto é um pátio de diversão para ele. E ele realmente está convencido de que está no mundo a passeio. Ele acredita que todas as coisas que existem no mundo são para serem realmente desfrutadas ao seu modo.
Estes me fazem lembrar a fábula do lobo que desejou ser ovelha. Conta-se que um lobo olhando a vida das ovelhas teve vontade de tornar-se uma delas. Então ele veste uma pele de ovelha e vai habitar entre elas. No começo ele acha estranho mas se acostuma com a vida pacata e simples das ovelhas. Mas, sempre quando chegava a noite ele ficava lembrando-se de como era prazeroso as noitadas com os outros lobos. Desta forma ele decide viver durante o dia como ovelha e a noite como lobo. Esta situação começou a gerar um conflito interno, de tal forma que ele nem era feliz como lobo e nem se sentia realizado como ovelha. Então ele entendeu que se não fosse uma ovelha, jamais viveria feliz como as ovelhas. Sobre isto Jesus afirma que ninguém pode servir a dois senhores. Você nunca poderá se sentir realizado, pleno, se você ficar, meio na igreja e meio no mundo.
Estes sim, estão no mundo a passeio por que não se converteram e portanto é impossível a eles compreenderem a missão. Precisam primeiramente entregar-se totalmente a Jesus, converter-se de todo o coração. É importante que se compreenda que conversão é quando você abandona completamente o caminho por onde estava indo e passa a trilhar em outra direção. Seu alvo passa a ser Jesus. Tudo na sua vida é Jesus. Você não consegue mais viver sem Jesus. Você é inundado por Jesus. Tudo o que você faz ou fala reflete Jesus. Todo o seu ser exala o bom perfume de Cristo.
Quando isto ocorre você compreende bem que a sua missão é refletir a gloria de Deus. E não tem dúvidas disto.

2. Segunda pergunta: O que é o mundo?
A expressão mundo no contexto bíblico quer dizer tudo o que não é de Deus. Chamamos mundano o que na verdade é profano. Desta maneira entendemos que o Senhor nos salvou deste mundo mediante a nossa redenção em Jesus o Cristo. Ele nos tirou das trevas e nos conduziu por seu amor para sua luz. Mas este ponto não é tão fácil de definir, embora na teoria o seja. Temos um problema muito sério neste ponto para resolver. É o problema cultural. O teólogo Paul Tillich em sua Teologia da Cultura mostra a correlação entre a preocupação pelo supremo e as diferentes facetas da cultura. Tillich descreve a cultura como expressão da alma.
Sobre a discussão cultural na igreja, a coisa quase não acontece, somente é absorvida. Alguns não discute por medo outros por despreocupação, e deixa-se a definição em geral por conta do que todos estão fazendo.  Nesta questão somos conduzidos pelo pragmatismo. Aceita-se o que é geralmente aceito. Quem sai na frente é criticado, mas depois passa o momento da crítica e da proibição e entra no momento da aceitação. Se deu certo aceitamos e se deu errado rejeitamos.
Penso que toda expressão cultural carrega em si a expressão da alma de quem a produziu. Não existe cultura desligada da religiosidade. Cultura e religião andam juntas, por que uma é expressão da outra e o ser humano não se divide. O mesmo homem religioso é o ser cultural. Por esta razão toda religião, por mais fechada que seja, é sincrética, por que são formadas por pessoas carregadas de sua cultura, que se convertem mas levam consigo sua bagagem cultural.
Toda expressão cultural carrega em si uma expressão religiosa proveniente da alma do artista. E aí está talvez o grande problema para ser observado, por que há musicas, shows, espetáculos, obras de arte, literatura, filmes, novelas, administração, engenharia, arquitetura, marketing, artes, moda, filosofia e etc. e uma infinidade de programas culturais que absorvermos e que não são produzidas por crentes.
Vivemos em um país plural e multicultural. Por esta razão, teremos imensa dificuldade em definir o que é certo e o que é errado. Não podemos afirmar que tudo é certo e que toda expressão cultural é boa, este foi o erro o irmão mais novo da parábola dos dois irmãos (conhecida como filho pródigo), é o erro do ultraliberalismo; por outro lado não se pode afirmar que tudo o que há fora da igreja seja ruim. Este foi o problema do irmão mais velho. É o erro do fundamentalismo.
A falta de uma boa discussão a respeito do assunto tem levado aos nossos jovens a frequentar lugares tipo o Rock in Rio, Boates, Shows, etc... Tem levado nossos jovens a se tatuarem, usar brincos, consumir bebidas alcoólicas, usar todo o tipo de roupas e absorvido toda a multiculturalidade sem nenhuma reflexão a respeito do assunto. Só sendo levando pela onda do pragmatismo. Tem uma musica baiana que diz, "olha a onda, olha a onda".
A nossa juventude tem sido apenas levada pela onda. Estamos em um verdadeiro passeio neste mundo. Sexo hoje é a coisa mais comum entre os jovens. Namorados já nem escondem mais que fazem. Já falam com orgulho sobre sua vida sexual ativa. Afinal, é culturalmente aceito, portanto normal. É coisa do momento moderno, sexualidade livre. É mesmo? e quem paga a conta disto? A adolescente grávida. O jovem com AIDS e outras DSTs. Os viciados. Os compulsivos. Em fim.. resultados de uma vida sem reflexão sobre o que é realmente o mundo.
É preciso uma parada para reflexão no que a Palavra de Deus diz que fomos criados para o louvor de sua glória. Fomos formados para realizarmos uma missão neste mundo, glorificar a Deus.
3. Terceira e ultima pergunta: Por que eu não estou a passeio?
Porque eu estou em missão! A minha missão é expressar a glória de Deus através da minha vida. Eu fui chamado para ser pastor. Mas ser pastor não é minha missão, a minha missão é refletir a glória de Deus através do que eu faço. O apóstolo Paulo afirma o seguinte: "Portanto quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus". (I Co 10: 31).
Pastoreei oito anos no sul da Bahia. O lugar é um encanto. Um paraíso. Uma pequena cidade no estilo portuguesa com seus 22 mil habitantes, litoral nordestino, cidade turística. A cidade mais próxima, Porto Seguro, ficava a 75KM, depois vinha Eunápolis, 140KM e Itabuna a 300KM. Das três a menor era Porto, depois Eunápolis e a maior era Itabuna. Então, quando não se achava alguma coisa em uma cidade e tinha que ir para a outra, tinha que andar bastante.
Mas, a cidade em si era muito calma, sossegada e tranquila. Aproveitei muito para correr na praia, jogar bola no estádio municipal e nadar nos rios. Mas, mesmo fazendo tudo isto, eu não podia esquecer de uma coisa. Eu não estava ali a passeio, eu tinha uma missão, proclamar as virtudes do Senhor. Eu estava ali para levar o evangelho de salvação aquelas pessoas.
Fico muito feliz por que o balanço que faço da minha vida ali foi muito positivo. Quando cheguei naquela igreja ela era formada por mais de 60% de pessoas que haviam passado de 60 anos de idade. Tinha dois membros que já tinha mais de 90 anos. Começamos a pregar o evangelho, jovens começaram a converter-se, discipulamos, doutrinamos e treinamos novos líderes. O prédio da Igreja era pequeno e tosco, sem nenhuma expressão. As telhas de barros eram todas caquinhos, creio que estavam lá desde a fundação. Esta igreja vai comemorar 100 anos em 2016. Uma das congregações não tinha templo, se reunia em uma lojinha alugada. Construímos um prédio para a congregação para 100 pessoas e a sede para 600 pessoas. O templo da Igreja virou cartão postal.
No lugar onde se reunia a antiga igreja iniciamos um Projeto Social, que ganhou notoriedade e funciona lá até hoje. Este projeto ganhou o título de utilidade pública municipal e através dele recebemos uma cadeira no CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente).
A Igreja que até então era sem graça ganhou notoriedade e respeito na cidade a tal ponto de a posse do Prefeito em 2006 foi em nossa igreja. E neste evento ele entregou a chave da cidade para a igreja, que está lá pendurada até hoje.
A cidade de Belmonte é uma pequena cidade turística, muitos dos que vão até ali vão tão somente para passear. Mas, eu não fui até lá para passear, fui com uma missão. Fazer conhecido o nome de Jesus através da minha vida.  
Onde você estiver ali está o seu campo missionário. Nem todos foram chamados para ser pastores ou missionários, mas todos os salvos foram chamados para refletirem a glória de Deus. Seja você um advogado, médico, professor, cientista, político, militar, engenheiro, técnico, contador, faxineiro, pedreiro... em fim seja qual for a sua profissão, esta não é a sua missão, esta deve ser apenas a forma através da qual você vai refletir a glória de Deus. O profeta Isaias afirma que "A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória: eu os formei, e também eu os fiz" (Is 43:7).

Conclusão:

Em seu último sermão, na igreja Batista Ebenezer, Atlanta, na qual era pastor, Martin Luther King Jr. encerrou o seu sermão dizendo:
E isto é tudo o que eu tenho a dizer:
Se eu puder ajudar alguém a seguir adiante; Se eu puder animar alguém com uma canção; Se eu puder mostrar a alguém o caminho certo; Se eu puder cumprir meu dever cristão; Se eu puder levar a salvação para alguém; Se eu puder divulgar a mensagem que o Senhor deixou...então, minha vida não terá sido em vão.
Creio que podemos resumir a sua mensagem desta forma: Se eu for usado para o louvor de sua glória, a minha vida não terá sido um passeio.
Para concluir, gostaria de desafiar você a cumprir a sua missão. Fazer diferença no meio desta geração refletindo a glória de Deus. Não estou te chamando para ser missionário, pastor, ministro ou qualquer outra coisa. Por que talvez você até já seja. O chamado é para você fazer diferença onde você estiver. Alguém que inspire confiança. Alguém que exala o bom perfume de Cristo. Alguém que consegue influenciar a sua geração. Que consegue pregar a Cristo mesmo sem palavras, apenas com atitude. Que revele ao mundo a glória de Deus através de sua vida.
Minha oração é para que você experimente um despertamento, a tal ponto que esta experiência mude completamente sua vida e te leve a ser uma poderosa testemunha de Jesus onde você for.