Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Como alcançar paz interior

O maior bem que o ser humano pode encontrar é a paz interior. Pessoas em todo o planeta procuram por isto por diferentes formas. Uns procuram na riqueza, outros no prazer, outros no poder. Há inclusive aqueles que acreditam que sem a guerra não existe paz. Então procuram através do conflito e enfrentamento o estabelecimento da paz.
O sentimento de paz é aquele sentimento de tranquilidade e harmonia plena interior, onde a agonia e o tormento da alma não fazem sentido. A pessoa se sente tão bem que quase é capaz de flutuar enquanto caminha. Dorme leve e acorda esplendoroso, com um leva sorriso ao lado da boca mesmo em meio às crises. Diferente de outros sentimentos, ele é profundo, não desaparece com pequenos infortúnios.
Muitas pessoas buscam este sentimento, mas não se dão conta de que realmente é a paz que estão buscando, por esta razão erram ao procurar. Há um ditado popular atribuído a Sêneca que diz que "para quem não sabe para onde vai, nenhum vento lhe será favorável". Por não saber o que procuram, acabam procurando em lugares que somente irão produzir um certo estupor. Será somente alguns momentos de entorpecimento produzido pelos neurotransmissores dopamina e noradrenalina responsáveis pela sensação de bem estar, ou por substâncias químicas ingeridas.
Há um perigo muito grande em procurar a paz em lugares onde não se pode achar. A talentosa cantora note americana Whitney Houston, uma das mais belas vozes do mundo e de todos os tempos,
morreu em uma tentativa desesperada de encontrar a paz. Ela buscou nas bebidas e nas drogas. Os poucos momentos de paz que ela sentia eram nos momentos de suas apresentações. Ela amava o que fazia e se realizava nos palcos. Mas aos poucos aquela alegria inicial foi passando e ela precisou de substâncias entorpecentes que a fizessem sentir-se alegre e realizada novamente. Mas quanto mais drogas ela experimentava, mas vazia ficava. E isto aconteceu até levá-la a óbito.
O ser humano busca realização pessoal, riqueza e prazer. Mas quando alcança a tudo o que estava buscando ele vê que não é suficiente, tudo aquilo não o completa. Bill Gates o famoso bilionário norte americano conseguiu conquistar tudo o que um ser humano é capaz de sonhar para esta vida. Mas depois de conseguir tudo o que sempre quis, voltou-se para a filantropia. Doou grande parte de sua fortuna para caridade. Por que fez isto? por que uma pessoa faz tudo para conseguir ficar rico e depois doa parte de sua riqueza? por que ele é bonzinho. Pode ser, mas penso que é por que ele procura por algo que ainda não encontrou. Ele procura por paz. E a caridade é uma boa pista de onde podemos encontrá-la.
Monges em todo o mundo, religiosos de todos os credos fazem orações, rezas e praticam mantras em busca de uma maior espiritualidade. Outros praticam a caridade e esmolas. Mas muitos não conseguem chegar perto da paz procurada. Por que a paz não tem a ver com a religião que se segue ou o tipo de ritualismo utilizado ou a forma cultica expressada. A paz não pode ser alcançada através de manifestações ou ações do exterior. A paz é algo que só pode ser encontrada no mais profundo da alma.
A caridade nos dá uma pista de como alcançar a paz por que ela tem a ver com o amor incondicional. Aquele amor que nos faz enxergar o outro, que nos faz ver o outro e amá-lo, mesmo sem que ele nos ame primeiro ou sequer retribua. Este amor só é possível através da mais profunda revelação divina. Não há condições do ser humano conseguir esta virtude sozinho. Somente Deus pode conceber este amor. E é exatamente neste amor divino que reside a verdadeira paz.
Jesus disse: "Deixo-vos a minha paz, a minha paz vos dou" (Jo 14.27)
Jesus é a expressão da verdadeira paz. Podemos experimentar paz momentâneas de outras formas. Mas, a verdadeira e eterna paz, somente através dele. Outro tipos de paz pode se tornar um pesadelo quando acaba. Mas a paz real em Jesus não desaparece por que dura por toda a eternidade.
Jesus não é só um nome a ser repetido ou uma cruz para ser carregada, ele é o próprio Deus manifesto em carne. Ele é a expressão humana da glória de Deus. Embora não exista uma forma específica de encontrá-lo, há entretanto algumas direções que são antagônicas ao caminho. O caminho do ódio, da perversidade, da mentira e do egocentrismo por exemplo são lugares que levam o ser humano para longe de Deus.
Outra forma de se distanciar de Deus é o caminho da idolatria. Você gostaria de estar casado com alguém que te trai? não? nem Deus. Nosso relacionamento com Deus precisa ser único. Somente através de uma ligação verdadeira com Deus é possível experimentar esta paz. A idolatria é uma forma de dizer para o outro que eu não estou satisfeito com ele, ele não me satisfaz, ele não é suficiente. Por isto o principal mandamento bíblico é: "Não terás outros deuses diante de mim". Deus é único e precisa ser recebido como único.
O profeta Jeremias nos dá outra pista de como encontrar a paz que reside em Deus: "Vocês me buscarão e me encontrarão, quando me buscarem com todo o seu coração". (Jr 29.13).
Nem religião, nem qualquer outra coisa que fizermos é capaz de suprir esta paz que somente há no encontro com Deus. A religião pode até nos ajudar, se ela apontar para Deus. Mas a grande maioria das religiões só querem prender as pessoas em seus ritos e dogmas. A religião tem a chave para a paz, mas ela não pode transmitir a paz.
Somente quando o ser humano descobre verdadeiramente a Deus é que ele pode experimentar a verdadeira paz. Por que Deus é plenitude em amor e quando o experimentamos, nos enchemos de sua essência. Nossos atos de contemplação em oração nos levam ao mais profundo estado de gozo que um ser humano pode experienciar. Nesta experimentação somos agraciados com a sua gloriosa e perfeita paz.