Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

quarta-feira, 5 de março de 2014

Autoestima e sofrimento - buscando razões para continuar


O que fazer durante o enfrentamento de um grande trauma ou um acidente ou incidente que deixou a vida completamente desfigurada? O que fazer para retomar a vida e continuar vivendo quando não se encontra mais motivo?
Conversando com um amigo, ele relatou que depois de anos e anos trabalhando em uma empresa, foi demitido e não conseguiu se recolocar no mercado de trabalho, suas finanças começaram a ruir e sua esposa foi embora com outra pessoa logo após o diagnóstico de uma doença grave. Após um período de tentativas e fracassos, não conseguiu se reestabelecer e as coisas foram de mal a pior. Isto parece enredo de um filme ou novela, mas, é fato real, acontece todos os dias, e não escolhe endereço.
O caso deste meu amigo que está tentando superar o turbilhão de crises que despencou sobre ele me faz lembrar o personagem bíblico chamado Jó, se você já leu sua história, sabe o quanto ele sofreu, ele perdeu todos os bens, os filhos e a própria saúde, e pra piorar a situação sua mulher o amaldiçoa e fala pra ele dar um jeito de morrer e os seus melhores amigos que vieram consolá-lo não param de acusá-lo.
Não é nada fácil para quem está passando um enorme temporal ou está no 'olho do furacão'
conseguir enxergar uma luz no fim do túnel, a impressão que dá é que não há saída, todas as possíveis soluções já não existem, é o fim. Moisés quando estava cercado pelo exército de faraó deve ter pensado assim. Quando se esta nesta condição sente-se vulnerável, quebrado, sem forças e sem perspectivas. É natural que um sentimento depressivo invada a mente e o coração. É nesta fase que muitos pensam que a melhor solução seria a morte. Será?
Jeremias um grande profeta do Antigo Testamento também passou por situação semelhante onde amaldiçoa seu próprio nascimento. O personagem Jó, o Profeta Jeremias e tantos outros homens de Deus me fazem pensar que calamidades não escolhem lugar, condição social, religião, sexo, etnia e nem qualquer outra característica para acontecer, elas simplesmente acontecem. Alguns tentam consolar aos outros ou a si mesmo dizendo: "foi da vontade de Deus...". Sabemos que tudo o que acontece é da vontade de Deus, é um conhecimento popular, mas, há quem divida a vontade de Deus em: permissiva e soberana. A primeira Deus apenas sabe o que vai acontecer sem se interferir, na segunda Ele decide. Mas, teria Deus vontade de que nós sofrêssemos? Penso que não. O sofrimento faz parte da vida, e é portanto natural que soframos. É senso comum acharmos que não estamos prontos para enfrentá-lo, mas, todos nós teremos que, em algum momento, encará-lo, com maior ou menor intensidade.
O homem sofre desde a sua criação: "Viu Deus que o homem estava só..". Há quem diga que Adão era feliz e não sabia. Fato é que o Genesis narra a criação por que Deus viu o sofrimento do homem e partiu para uma solução, formou a mulher para que estivesse junto com o homem. Deus não criou o
sofrimento, criou o homem, mas o fato, é que ao ver-se só, ele sofreu. Desta forma, penso que Deus criou todas as coisas, e por vezes sofremos dependendo da situação em que nos encontramos. Sofremos quando alguém morre, esta morte pode ser acidental, doença, idade, má formação, provocada, em fim.. Não nos contentamos com a morte de um ente querido, não queremos perdê-los. Mas, a vida não foi feita pra durar pra sempre, há um começo, meio e fim. Uns vivem mais, outros menos, mas, todos morrem. Não é Deus quem decide matar alguém, Deus criou a vida e nos deu de presente, só não sabemos o que irá acontecer no meio da caminhada. Penso na vida como uma árvore frutífera, alguns nem chegam a desabrochar a flor, outros caem ainda verdinhos, outros são derrubados por eventos naturais, já outros caem de maduro. Se aceitamos a vida como Deus a criou, sofremos menos com as perdas. Sofremos com a dor, separações afetivas, desemprego, fome, incompreensão, brigas desentendimentos, desilusões...
Considerando a vida como um dom de Deus, um presente celestial, penso que deveríamos vivê-la intensamente, não desperdiçar um só minuto deste presente maravilhoso. Como podemos desfrutar o melhor da vida? pergunto, se alguém te dá um presente o que você faz? em geral, nós nos sentimos honrados e agradecemos. Penso que se Deus nos deu a vida, a melhor forma de vivemos é agradecendo a Ele por esta tão grande dádiva.
Viver intensamente a vida não é fácil, precisamos achar o caminho certo para fazê-lo. Há pessoas que acham que aproveitar a vida é desperdiça-la com drogas, álcool, banalizando o sexo, perdendo noites de sono, sendo pródigo, vivendo perigosamente, arriscando a vida a toa... desta forma, muitos desperdiçam o precioso presente que Deus te deu. A melhor forma de usufruir deste tempo que temos aqui nesta terra é vivendo cheio do amor de Deus.Quando nosso coração está transbordando deste amor somos capazes de enfrentar qualquer coisa e vencer. O amor de Deus enche nossa alma de tal forma que nos completa e nos aproxima da semelhança do criador.
Desta forma, quando você pensar que perdeu todas as coisas e a vida não faz mais sentido, lembre-se de que em Deus ela faz todo o sentido, e com o seu amor manifesto através de sua graça por intermédio de JESUS, Ele te dá todo o poder para continuar. JESUS renova as forças para continuar, renova as esperanças, e nos dá um grande motivo para vencer. Através de uma vida genuinamente em Cristo novas perspectivas aparecem e uma nova visão ontológica distorcida toma conta do indivíduo.


Pr. Sergio Rosa.