Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Em 2014 jorrará água no deserto. II Reis 3.15-17 e 20

Este tema me fez lembrar uma historieta, na verdade uma anedota:
“Um argentino está andando no deserto, desesperado por um pouco de água.
De repente, ele vê algo ao longe que parece um oásis. Na esperança de encontrar água, se arrasta até lá, mas só encontra um camelô brasileiro sentado perto de uma mesa cheia de gravatas. O argentino implora:
- Puer favor, estoy muerto de sede, puedes me dar um pouquito de sulágua?
O brasileiro responde:
- Eu não tenho água, mas por que você não compra uma gravata? Tenho uma aqui que combina muito bem com sua roupa!
O argentino exclama, furioso:
- Jô não quiero una gravata! Jô quiero água!
- Tá certo, não compre a minha gravata - diz o brasileiro - Mas sou um sujeito gente boa. Vou te dizer onde tem água assim mesmo: depois daquela colina ali, a cerca de 10 quilômetros, existe um ótimo restaurante. Vá até lá e você poderá tomar quanta água quiser.
O argentino sai em direção à colina e desaparece. Cinco horas depois, ele volta se arrastando até a mesa do brasileiro, que pergunta:
- Eu disse 10 quilômetros depois da colina. Você não encontrou?
E o argentino:
- Encontrei, só que és uno restaurante e no és permitido entrar sem la gravata!”.
Em meio ao deserto, areia escaldante, temperatura altíssima, nenhuma sombrinha, vento que parece mais a boca do forno assando... as pessoas fariam qualquer coisa para obter água.
O rei de Israel, Jorão, filho de Acabe, era o novo rei de Israel. Ele havia feito uma aliança com Josafá rei de Judá e com o rei de Edom para guerrearem contra os moabitas. Então eles traçam uma estratégia de guerra e decidem ir pelo caminho do deserto, entretanto, após caminharem sete dias, parece que a estratégia foi mal planejada e faltou água em meio ao deserto.
Quem prepara mal o seu planejamento e sobretudo não consulta a Deus, está sujeito a estas coisas. Começa bem, com todo o gás, mas no meio do caminho começa a faltar recursos, então percebe que faltou planejamento e aprovação do Senhor.
Basicamente é o que acontece com os três reis, somente após perceberem que não conseguiriam ter sucesso em sua empreita sem a provisão divina, é que eles vão consultar ao profeta Eliseu para saber da vontade do Senhor. No verso 14 lemos as duras palavras do profeta Eliseu para o rei Jorão. Por que o profeta dirige ao rei palavras tão duras? Porquê o verso 2 diz que o rei “fez o que era mal aos olhos do Senhor”. Jorão era um rei idolatra assim como seu pai Acabe e ainda cometia uma série de outros pecados. O profeta Eliseu, utilizou sua autoridade profética para confrontar o rei Jorão e disse que somente iria atender ao seu pedido por causa de Josafá, que era rei de Judá.
O profeta pede para trazer um tangedor, um músico que pudesse tocar um instrumento, e quando as notas começam a ecoar como forma de louvor, vem o poder de Deus sobre o profeta e ele anuncia a mensagem profética. Deus habita no meio dos louvores. Creio que no meio dos louvores há curas, libertação, transformação, renovo e palavra profética. A hora cúltica é mais que um simples momento cerimonial litúrgico, é um momento onde nos desligamos de tudo para ligar a nossa alma diretamente a Deus e adorá-lo.
O instrumentista toca a melodia e então Eliseu então recebe a instrução do Senhor, que alias foi bastante estranha, ele manda construir covas e valas em meio ao deserto, e anuncia que ali mesmo iria jorrar água suficiente para todos, inclusive os animais.
F.t.: A partir deste texto, gostaria de compartilhar alguns passos que podem te ajudar a fazer jorrar água em meio ao deserto. Para fazer jorrar água em meio ao deserto é preciso...

1. Consultar ao Senhor (v.11) – Josafá rei de Israel quando se vê pressionado pela terrível situação vai consultar a Deus através do profeta. Quando você estiver enfrentando uma difícil situação, ainda que tenha sido conseqüência de uma decisão equivocada, consulte ao Senhor. O melhor é consultar sempre ao Senhor antes de tomar uma decisão, para que ele possa te orientar pelo melhor caminho e você nã
o tenha que padecer pela decisão errada.
Há anos atrás, trabalhei em uma empresa como analista de planejamento financeiro, nossa função era avaliar o negócio da empresa e dar o parecer sobre o retorno do capital investido. Em fim, se era um negócio viável ou não. Alguns dos diretores da área comercial achava que não precisam fazer nenhum tipo de consulta, mas, volta e meia deparávamos com situações em que se o diretor de um área investisse naquele negócio iria ter prejuízo. Éramos técnicos habilitados para dar aquele tipo de parecer, não consultar era a pior escolha que um diretor poderia fazer, por que iria se arriscar sem necessidade, correndo o risco do negócio não dar certo e ser demitido.
Consultar ao Senhor é ter certeza de que você terá uma boa orientação para começar o seu projeto. 2014 está começando, e você precisa de bons projetos para encerrar bem o ano. Quais cursos irá fazer, qual faculdade, quem vai namorar, noivar, casar, ter filhos, comprar casa, projeto de aposentadoria, compra de imóvel, compra de carro, abertura de negócios... em fim, são uma infinidade de projetos.
Você já consultou ao Senhor para verificar se os seus projetos estão em conformidade com a sua vontade??

2. Seguir as orientações do Senhor (v. 16) – Josafá consultou ao profeta Eliseu após cometer o erro de iniciar o seu empreendimento sem consultar ao Senhor. Deus, então através do profeta enviou o direcionamento do que fazer: "Fazei covas no deserto". O rei poderia dizer para Eliseu: Oh Eliseu, você está delirando? O exército já está fadigado, com sede, estamos todos muito cansados e você ainda manda cavar buracos neste deserto? Não vamos fazer nada disto. Esta poderia ter sido a decisão do rei. Se tivesse feito isto, teria errado pela segunda vez, e ele não veria a água jorrar. Os caminhos do Senhor as vezes parecem difíceis, e até mesmo impossíveis, mas Ele sabe qual é o melhor pra você.

Certa vez os discípulos passaram uma noite inteira pescando, e não pegaram absolutamente nada. Jesus disse para eles, joguem a rede do outro lado. Aqueles homens eram pescadores experiente, Jesus era carpinteiro, aparentemente ele não entendia nada de pesca, mas, os  discípulos entendiam que podiam confiar em sua palavra profética, então disseram: sobre a tua palavra lançaremos a rede, e lançaram, e as redes vieram cheias.
Seguir as orientações do Senhor é seguir a sua Revelação, na Bíblia encontramos a orientação de Deus necessária para nos levar até a sua presença. Encontramos a vontade de Deus para as nossas vidas, o caminho que e a forma que ele quer que sigamos.
Você tem seguindo as orientações de Jesus para elaborar seus projetos para 2014?

3. Crer no Senhor apesar das evidências contrárias (v. 17) – Todas as evidências mostravam-se contrarias a Jorão e Jeosafá . Eles estavam em meio ao deserto, não haviam rios, ou qualquer possibilidade de chuva, só havia areia escaldante e sol. Como crer em meio ao deserto, como acreditar que Deus fará algo surgir do nada? O rei Josafá crêu na palavra do profeta, e viu a ação sobrenatural de Deus. Naquele dia a água jorrou em meio ao árido deserto.
Quando chegamos na Bahia para pastorear, encaramos ali uma dura realidade: 60% da membresia já tinha mais de 60 anos, quase não havia casais casados na igreja, os recursos eram muito poucos. A missão que recebi do Senhor foi levantar líderes, criar um projeto social, e levantar um novo templo. Se olhássemos para as evidências, diríamos que era impossível, mas, hoje é real, água jorrou em meio naquele deserto. Graças à direção do Senhor foram treinados e capacitados novos líderes para os mais diversos ministérios, dois templos foram construídos, um projeto social iniciado e a igreja passou a ter uma nova dimensão diante da sociedade.
Não é fácil crer apesar das evidências, as vezes parece que tudo está perdido, o desespero tenta nos abater, as forças parecem chegar ao fim... se este é o seu caso, continue crendo, não pare de crer. Não se entregue a uma depressão por que as coisas não saíram da forma que você queria. Pare um pouquinho, reflita, peça ao Senhor que lhe dê um novo caminho e uma nova oportunidade. Jeosafá fez isto, e naquele dia, pela manhã, depois do momento de adoração, onde foi entregue a oferta de alimentos ao Senhor, Deus trouxe a provisão, e vieram as águas e as covas e valas ficaram cheias em meio ao deserto de sol escaldante.
Eu gostaria de te convidar a parar um pouquinho e perguntar ao Senhor como você pode realizar os projetos que estão no seu coração, se este é realmente um bom projeto, se Ele aprova o que você pretende fazer. Ouça o Senhor falar com você e te direcionar. Siga os princípios do Senhor na realização do seu projeto e confie na direção dada por Ele.
A orientação mais importante que o Senhor nos dá para seguir é: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará". Você já fez isto? Se você ainda não fez, eu te convido a abrir o seu coração e entregar a sua vida a Jesus.


sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Mandela, um adeus a um grande líder


"Ninguém nasce odiando outra pessoa
pela cor de sua pele, 
ou por sua origem, ou sua religião. 
Para odiar, as pessoas precisam aprender, 
e se elas aprendem a odiar, 
podem ser ensinadas a amar, 
pois o amor chega mais naturalmente 
ao coração humano do que o seu oposto. 
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, 
jamais extinta".

(Nelson Mandela)

Dentre os grandes líderes que esta terra já produziu, um nome se destaca pela sua dedicação à luta contra a discriminação racial, Nelson Mandela. Seu nome ficou eternizado na história, seu exemplo ainda há de mexer com muitas gerações. Seu legado estará sempre vivo, desafiando dia a dia a luta por justiça e por um mundo melhor.

Madiba, como era conhecido carinhosamente na África do Sul, despediu-se ontem desta terra morreu nesta quinta (5) em sua residência, em Johannesburgo. Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 no clã Madiba no sudeste da África do Sul. Seu pai, Nkosi Mphakanyiswa Gadla Mandela era chefe do vilarejo e teve quatro mulheres e 13 filhos - Mandela nasceu da terceira mulher, Nosekeni. Seu nome original era Rolihlahla Mandela. Ele foi o primeiro membro da família a frequentar a escola, onde recebeu o nome de 'Nelson'.  Em 1944, criou a Liga Juvenil do partido, com o manifesto "um homem, um voto". Em 1952, já presidente da Liga Jovem do Congresso Nacional Africano, foi escolhido líder da campanha de oposição contra seis leis consideradas injustas. Acusado sob a Lei de Supressão do Comunismo, foi preso e condenado a trabalhos forçados

No julgamento que ficou conhecido como Julgamento Rivonia, ocorrido entre 1963 e 64. Em 1964, Mandela e outros sete colegas foram condenados por sabotagem e sentenciados à prisão perpétua. Em seu julgamento Mandela fechou seu discurso dizendo: ‘Eu lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Eu nutri o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual as pessoas vivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal pelo qual eu espero viver, e que espero alcançar. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual eu estou preparado para morrer’. Este discurso foi lembrado e citado pelo Presidente Barak Obama em seu pronunciamento sobre a morte de Mandela.
A luta contra a discriminação no país o levou a ficar 27 anos preso.  A partir de 1985, ele iniciou o diálogo sobre sua libertação com o Partido Nacional, que exigia que ele não voltasse à luta armada. Em 1993 ganhou o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços para trazer a paz ao país. Foi eleito em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul, nas primeiras eleições multirraciais sul-africanas.. Foi o primeiro líder negro do país e também o mais velho, com 75 anos.  Após o fim da carreira política, Mandela voltou-se para a causa de diversas organizações sociais e de direitos humanos.

Fica aqui o nosso adeus ao querido líder Nelson Mandela, que dedicou a sua vida em favor da implantação de uma justiça que contemplasse o direito democrático do individuo independente de cor, credo, nação ou qualquer outra forma de discriminação social opressora. Termino como uma citação do celebre Pr. Dr. Martin Luther King:  “Sabemos, através de experiência dolorosa, que a liberdade jamais é dada voluntariamente pelos opressores; ela deve ser exigida pelo oprimido”.

Pr. Sergio Rosa


quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Paul Walker e o Propósito da Vida


O trágico acidente do ator Paul Walker nos faz refletir sobre um tema pouco discutido, a morte. O ator Paul Walker, de 40 anos, um dos principais protagonistas do filme Velozes e Furiosos, morreu na Califórnia na noite desse sábado (30), vítima de um acidente que aconteceu por volta das 15h30 no horário local, na comunidade de Valência. Jovem de carreira promissora no mundo artístico, Walker nos leva a pensar sobre qual é o propósito da vida? Para que e por que existimos?
Para muitos o propósito da vida é simplesmente divertir-se, alegrar-se, aproveitar o máximo da juventude. Entretanto, percebemos que deve ter algo errado com este propósito, por que na tentativa de tirar o máximo de prazer da vida, perde-se o prazer em se ter prazer. Na busca da satisfação pessoal muitas pessoas mergulham em práticas estranhas a fim de satisfazer-se e acabam escravos de drogas e luxúria.
Não sendo este o propósito maior da vida, qual seria? A Bíblia diz que o ser humano foi criado para o louvor da Glória de Deus, e portanto, só se tornará realmente feliz e pleno quando encontrar-se com a divindade.

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1Co 10.31).

Assim como o jovem Walker, temos uma única oportunidade de cumprir nossa missão, e uma só forma de encontrar o nosso propósito. Parece injusto, gostaríamos de ter várias vidas para ir experimentado. Talvez por isto exista doutrinas religiosas que creem que vivemos várias vidas, sem querer criticá-los, vale ressaltar que quem acredita nesta vertente não consegue lembrar-se de nada de suas vidas passadas, tem apenas um sentimento natural de que "eu acho que já estive neste lugar antes" e então parte em busca de uma solução de seu enigma buscando achá-la em focos de um transe de terceiro. Isto não faz sentido, por que se não lembramos de nada seria, da mesma forma, como se fosse a primeira vez. Uma oportunidade só pode ser assim considerada se o indivíduo se lembra de fato o que ele fez e está realmente disposto a arrepender-se e viver e outra forma.
Jesus nos dá o propósito maior para viver: viver para glorificar e engrandecê-lo. É um grande desafio, sobretudo fazer isto superando as mazelas da religiosidade. Encontrar a religião é fácil, há milhares delas por aí, mas, encontrar-se com Deus em meio a religião não é uma tarefa fácil. É preciso buscar Deus nos céus através do Deus que veio à terra, e permitir que o Espírito do Cristo purifique de tudo o que você se tornou. Uma segunda chance, é o que ele nos oferece. Um lembrar-se de tudo, mas em uma tratativa de tudo ser refeito.
Durante o tempo que morei na Bahia aprendi a comer guaiamum, um crustáceo da região. É realmente uma iguaria rara de sabor indescritível. Há todo um ritual de preparo: primeiro eles vão ao manguezal e captura, depois eles cevam o bicho dando limão, dentre outras coisas, para ele comer. O limão se encarrega de limpar o interior do guaiamum. Desta mesma forma é que Jesus faz, quando o aceitamos em nosso interior, ele nos limpa e purifica de toda a impureza.
O interessante de uma vida transformada por Jesus, é que ele nos enche de paz e alegria sobrenatural, algo que nenhum alucinógeno ou luxuria pode oferecer. Quanto mais nos enchemos de Jesus, mas, ele nos limpa, diferentemente das drogas e prostituição, que depois de um tempo de utilização, deprime, oprime e escraviza e tira completamente a paz interior.
Walker se foi, e vai deixar lembrança de suas grandes atuações artísticas, mas, de alguma forma ele nos convida a pensar e repensar o propósito de nossas vidas.