Quem sou eu

Minha foto
Um homem de Deus, buscando aproximar-se do seu ser essencial através de uma vida devocional meditativa, pesquisa, leitura de grandes autores, prática de uma vida piedosa, obras de amor ao próximo, oração e muito trabalho. Apaixonado por Jesus, por sua esposa, filho e nora. Siga no Instagran: sergiorosa50

sábado, 7 de janeiro de 2012

Meu projeto financeiro nas mãos de Deus

Lucas 19:11-27
O texto da parábola das minas nos fala a respeito de um homem que possuía muitos bens e que distribuiu os seus bens para três categorias diferentes de gestores:
1. Primeiro tipo - Gestor de grande sucesso - Este camarada é muito bom no que faz e foi muito dedicado, e por esta razão consegue a façanha de alcançar um resultado brilhante. Este cara foi louvado e recompensado por seu patrão.
2. Segundo tipo - Gestor de médio sucesso- O retorno alcançado não foi tão expressivo quanto ao do primeiro, mas conseguiu uma boa margem de retorno.
3. Terceiro tipo - Gestor de insucesso - Ele enterra a mina devido ao medo de perder ou ser roubado, e por isto não ganha nada. Este servo é rejeitado por seu senhor que toma a sua única mina e entrega para quem havia recebido dez.
Estes tipos apresentados na parábola configuram três modelos diferentes de gestão. O primeiro demonstra um administrador arrojado, que não tem medo de arriscar; o segundo demonstra um gestor moderado, do tipo pé no chão, que investe com cuidado. O terceiro é do tipo cauteloso em excesso, que não investe em nada com medo de perder. Este é paralizado pelo medo.
A partir desta parábola, fazendo uma analogia com a nossa maneira de administrar os nossos bens, podemos compreender que Deus deu a cada um de nós uma determinada quantidade de minas, e o seu desejo é que venhamos a multiplicá-las. É natural que Deus espere que venhamos a fazer estas minas multiplicarem, por que Ele é o dono de tudo, e tudo o que fazemos volta para Ele. Portanto, quanto mais prósperos somos, mais abundante se torna o Reino, com mais recursos para investir nas mais diversas áreas: missões, programas evangelísticos, ação social, etc..
Esta prosperidade que estou me referindo nada tem a ver com a teologia da prosperidade que advoga que você precisa comprar a benção celestial. Não estamos aqui falando sobre barganhar com Deus, ou que Deus esteja obrigado a nos abençoar quando ofertamos. Estou afirmando que tudo o que temos vem do Senhor, seja pouco ou seja muito, e somos apenas mordomos. Desta forma seremos consideramos ótimos administradores diante dele quando multiplicamos aquilo que ele nos deu.
Exemplo disto são os excelentes ministros que temos na igreja que buscam o seu crescimento pessoal na área musical, teológica, didática, administrativa.. e abençoam tanto o reino de Deus com a multiplicação de seus dons. Da mesma maneira no mundo corporativo, empresarial estudantil, governamental, pessoas que se estudam, se especializam, crescem, e naturalmente contribui para o cuidado de outras pessoas. 
Quando não buscamos o nosso crescimento e desenvolvimento pessoal, estamos enterrando a mina que recebemos do Senhor. Há pessoas que pensam que aquilo que receberam é muito pouco e não vale a pena nem tentar, acham que o mundo é injusto por que outros receberam mais. Esta parábola nos faz perceber que no pouco ou no muito o Senhor é quem fará com que a semente cresça e produza. Importante frizar que é necessário apenas uma semente para produzir uma grande árvore que dará muitos frutos.
Dentro desta perspectiva eu gostaria de falar sobre os Princípios básicos de crescimento pessoal para você multiplicar a sua mina.

I. Integridade - Este importante item do caráter precisa ser aprendida e repassada às gerações. Estamos vivendo um momento no Brasil de grande avanço e crescimento da igreja evangélica, mas, a qualidade dos crentes tem deixado muito a desejar. Tem sobrado fé e faltado integridade. Fé sem integridade é uma fé defeituosa. É preciso que os líderes ensinem aos seus fiéis a relevância da integridade em grandes e pequenas ações.
Eu estava conversando com um amigo que me contou orgulhoso que estava sem dinheiro naquela semana para por gasolina em seu carro e achou um cheque ao portador, então ele agradeceu a Deus pela benção e encheu o seu tanque. Será que ele não pensou que quem perdeu o cheque também poderia ser um servo do Senhor. Ele poderia ter anulado o cheque e devolvido ao banco para que informasse ao cliente que o cheque foi achado.
Ouvi de um crente uma determinada vez, que veio todo orgulhoso me dizer que havia conseguido um emprego no estado, um deputado amigo dele havia conseguido pra ele, e ele nem precisava ir lá, então poderia trabalhar mais na obra de Deus. Ora, a obra de Deus precisa ser financiada por um trabalho ilegal? um funcionário fantasma? será que Deus aprova isto? Creio que Deus não estava neste negócio.
Quero tirar um fardo de sua cabeça, por que ser integro não é fácil, portanto você não vai conseguir ser 100% integro, somente Jesus conseguiu isto, e por isto foi morto na cruz. Integridade é buscar ter o caráter de Cristo impresso em sua vida, é não dever nada a ninguém que possa te envergonhar, é ser uma pessoa confiável.
Entretanto, integridade é apenas a base para a prosperidade, ela sozinha não é suficiente para te fazer vencer e torná-lo alguém próspero, é preciso bem mais que isto. Uma pessoa pode ser íntegra e ser desorganizado, indolente. 

II. Organização - Ninguém consegue crescer e manter-se grande sem uma boa organização. Organização é fundamental para preparar uma boa estrutura de crescimento.
Conheci algumas pessoas que ficaram ricas mas perderam tudo por serem desorganizados. Há um estudo que afirma que quase todos os ganhadores de loteria esportiva ficaram pobres novamente. Por que razão? eles gastaram todo o dinheiro desordenadamente. Não tem um mínimo de organização financeira. 
Organização é coisa básica: manter toda a documentação em ordem, dividas em dia, orçamento preparado... Organizar é criar estrutura sólida para crescer e ao mesmo tempo conseguir manter o que conquistou.
Estava conversando com minha contadora e ela compartilhou que achava que todo visionário deveria ter um sócio contador ou advogado, por que geralmente empreendedores tem muita visão e feeling para negócios, mas pouco senso de organização, em geral eles acham chato e sem propósito, e por isto constroem impérios sobre bases falsas.
A desorganização é um gafanhoto que consome tudo o que Deus te dá.

III. Planejamento - Planejamento e organização andam de mãos dadas. Em geral as pessoas não tem paciência de planejar, querem fazer suas coisas a moda "vamu simbora", e por esta razão fracassam. O planejamento permite que você trace metas, desenvolva métodos, e visualize onde deseja chegar. Planejar não é garantia total de sucesso, mas, é garantia de não se perder durante a caminhada.
Planejamento envolve visão. Visão é o que define o que você quer ser, ou o que a organização que você dirige pretende ser no futuro.
Nós somos dirigidos pelo poder da visão. "Assim como homem se vê, assim ele é". Seus projetos determinam as suas metas, e suas metas te dirigem para ser o que você planejou.
Outro dia vi uma entrevista de uma mulher negra e pobre, que sonhou ser uma advogada, lutou, estudou muito, venceu todos os preconceitos de ser mulher, negra e pobre. A sua dedicação foi tamanha que ela não apenas tornou-se uma advogada, mas, uma juíza.
Onde você quer chegar? qual é o seu sonho? o que você tem planejado? Gosto muito de Paulo quando diz: "Não vos conformeis com este mundo, mas, transformai-vos pela renovação da vossa mente".
Após saber onde se quer chegar, você precisa preparar-se para chegar lá. Todo preparo precisa ter foco, concentração, determinação e seriedade.
. Foco - não dá para se preparar para tudo, é preciso estudar muito sobre uma só coisa, isto é foco. Pegue o seu sonho e estude, leia, pesquise tudo sobre ele e como você pode alcançá-lo.
. Determinação - Você vai tentar muitas vezes antes de conseguir, cada vez que tiver um fracasso, aprenda com os erros e continue até conseguir.
. Seriedade - É preciso que você tenha compromisso com o que você faz.

IV. Trabalho - O dinheiro só vem depois do trabalho. Então trabalhe duro, se dedique, aprenda a servir, o dinheiro vem. Ainda não conheci ninguém que trabalhou duro, se dedicou com seriedade e inteligência que não foi bem recompensado. Até mesmo os piores patrões sabem recompensar um bom funcionário que trabalha duro. Até eles preferem ter bons profissionais ao seu lado.
O grande problema de quem trabalha com carteira assinada, é que acha que o simples fato de cumprir uma carga horária de trabalho é suficiente. Se você pensa assim dificilmente deixará de ser um funcionário mediano. Não haverá honra para você em lugar algum.

V. Confiança plena em Deus - Nós somos cristãos, confiamos em Deus para a realização de nossos projetos. Todos os nossos planejamento, ações e atitudes devem ser antes de tudo entregues nas mãos do Senhor.
Na parábola das minas, aquele senhor que deu a mina aos seus servos representa o próprio Deus e os servos somos nós, isto quer dizer que o Senhor nos confiou pelo menos uma mina, e você precisa fazer multiplicá-la, por que este é o seu desejo e Ele vai cobrar o retorno de tudo aquilo  que Ele te deu, quer seja pouco, quer seja muito.
Conheci algumas pessoas que não sabem nada sobre Deus, mas caminham por estes princípios apenas por percepção e visão administrativa. Eles são empreendedores e visionários que prosperam muito. Entretanto falham no principal, que teremos que prestar contas de tudo ao Senhor. Tudo veio dele e teremos que devolver tudo, não levaremos nada deste mundo, a não ser a salvação. Como disse Willian Young em seu livro A Travessia, "do pó ao pó".
A confiança plena em Deus deve ser o princípio de toda a prosperidade, portanto, se você ainda não entregou sua vida, seus negócios, seus bens e tudo o que é, nas mãos do Senhor, faça-o neste momento.
"Louco, esta noite te pedirão a tua alma, o que tens em depósito, e para quem será?"
Para terminar, siga os princípios aqui destacados e entregue todo o seu projeto de vida nas mãos de Deus, peça a Ele para abençoar seus negócios, te dar sabedoria e entendimento como deu a José e Daniel para que você faça a sua mina multiplicar.